CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amanda Moura de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029
Resumo: A pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social.
id UNICESU-1_9e2496c75f1a822ad6c21d01000f3289
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9029
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULALiteratura de cordelOralidadePedagogia histórico-críticaA pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-26T19:18:24Z2021-11-26T19:18:24Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991EADhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029porOLIVEIRA, Amanda Moura deSIMÕES, Dayse de Souza Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-27T06:02:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9029Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-27T06:02:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
title CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
spellingShingle CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
OLIVEIRA, Amanda Moura de
Literatura de cordel
Oralidade
Pedagogia histórico-crítica
title_short CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
title_full CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
title_fullStr CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
title_sort CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
author OLIVEIRA, Amanda Moura de
author_facet OLIVEIRA, Amanda Moura de
SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço
author_role author
author2 SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Amanda Moura de
SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel
Oralidade
Pedagogia histórico-crítica
topic Literatura de cordel
Oralidade
Pedagogia histórico-crítica
description A pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T19:18:24Z
2021-11-26T19:18:24Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
EAD
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029
identifier_str_mv 2594-4991
EAD
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098699389140992