CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029 |
Resumo: | A pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social. |
id |
UNICESU-1_9e2496c75f1a822ad6c21d01000f3289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9029 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULALiteratura de cordelOralidadePedagogia histórico-críticaA pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-26T19:18:24Z2021-11-26T19:18:24Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991EADhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029porOLIVEIRA, Amanda Moura deSIMÕES, Dayse de Souza Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-27T06:02:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9029Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-27T06:02:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
title |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA OLIVEIRA, Amanda Moura de Literatura de cordel Oralidade Pedagogia histórico-crítica |
title_short |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
title_full |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
title_sort |
CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM SALA DE AULA |
author |
OLIVEIRA, Amanda Moura de |
author_facet |
OLIVEIRA, Amanda Moura de SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Amanda Moura de SIMÕES, Dayse de Souza Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de cordel Oralidade Pedagogia histórico-crítica |
topic |
Literatura de cordel Oralidade Pedagogia histórico-crítica |
description |
A pesquisa visa produzir uma sequência didática para trabalhar a comunicação oral por meio da regionalidade presente na poesia ‘’Cante lá que eu canto cá’’ de Patativa do Assaré. Como objetivos específicos estabelece-se: conhecer a Literatura de Cordel e analisar os aspectos regionais presentes no Cordel de Patativa do Assaré; relacionar a temática regional do Cordel com a abordagem da pedagogia Histórico-Crítica; criar uma sequência didática para trabalhar gêneros discursivos orais. Para tanto, alicerça-se em uma revisão bibliográfica acerca da sequência didática, embasada na Histórico-Crítica, e em suas contribuições para o desenvolvimento da oralidade e criticidade do aluno por meio de atividades sistemáticas que contribuem com a construção progressiva do conhecimento e posterior apropriação do gênero. A sequência didática estrutura-se em quatro etapas: apresentação da situação; produção inicial; os módulos e a produção final, buscando integrar o conteúdo científico trabalhado em sala com a realidade do aluno, promovendo, por meio da reflexão, a sua formação social. Logo, a relevância desta pesquisa está na proposta de elaboração de um modelo de sequência didática que trabalhe o Cordel sob a perspectiva Histórico-Crítica, servindo de instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, o domínio das situações de comunicação, dos gêneros textuais e a valorização da cultura popular brasileira com o resgate de uma importante ferramenta de alfabetização para o povo nordestino, responsável por dar voz àqueles que não tinham. Espera-se, portanto, contribuir com o desenvolvimento da oralidade por meio do Cordel promovendo reflexões sobre a sua realidade favorecendo o seu desenvolvimento social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26T19:18:24Z 2021-11-26T19:18:24Z 2021-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2594-4991 EAD http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029 |
identifier_str_mv |
2594-4991 EAD |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098699389140992 |