A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vanessa Moreti da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LENARDON, Janaina Marino, WOLFF, Niara Calaresi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259
Resumo: Para se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto.
id UNICESU-1_a10fdf85ce98c56c0431805501342e16
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6259
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃOTranstorno de Déficit de AtençãoAprendizagemEducação físicaPara se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T17:01:22Z2020-10-06T17:01:22Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259porSILVA, Vanessa Moreti daLENARDON, Janaina MarinoWOLFF, Niara Calaresiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6259Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T06:01:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
title A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
SILVA, Vanessa Moreti da
Transtorno de Déficit de Atenção
Aprendizagem
Educação física
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
author SILVA, Vanessa Moreti da
author_facet SILVA, Vanessa Moreti da
LENARDON, Janaina Marino
WOLFF, Niara Calaresi
author_role author
author2 LENARDON, Janaina Marino
WOLFF, Niara Calaresi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Vanessa Moreti da
LENARDON, Janaina Marino
WOLFF, Niara Calaresi
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção
Aprendizagem
Educação física
topic Transtorno de Déficit de Atenção
Aprendizagem
Educação física
description Para se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T17:01:22Z
2020-10-06T17:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702356611072