A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259 |
Resumo: | Para se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto. |
id |
UNICESU-1_a10fdf85ce98c56c0431805501342e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6259 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃOTranstorno de Déficit de AtençãoAprendizagemEducação físicaPara se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T17:01:22Z2020-10-06T17:01:22Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259porSILVA, Vanessa Moreti daLENARDON, Janaina MarinoWOLFF, Niara Calaresiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6259Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T06:01:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO SILVA, Vanessa Moreti da Transtorno de Déficit de Atenção Aprendizagem Educação física |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO |
author |
SILVA, Vanessa Moreti da |
author_facet |
SILVA, Vanessa Moreti da LENARDON, Janaina Marino WOLFF, Niara Calaresi |
author_role |
author |
author2 |
LENARDON, Janaina Marino WOLFF, Niara Calaresi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Vanessa Moreti da LENARDON, Janaina Marino WOLFF, Niara Calaresi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção Aprendizagem Educação física |
topic |
Transtorno de Déficit de Atenção Aprendizagem Educação física |
description |
Para se refletir sobre diferentes metodologias de ensino em atividades docentes, está ocorrendo em diferentes países, propostas e inovações no processo educacional. Entre essas indicações encontram-se procedimentos para as pessoas com deficiência e entre esses indivíduos com necessidades especiais, estão as crianças que possuem o Transtorno de Déficit de atenção. Estudos têm mostrado que esse distúrbio tem interferido significativamente na aprendizagem escolar, pois frequentemente nas escolas, se constata que algumas crianças são levadas à coordenação por não conseguirem acompanhar a aprendizagem, em detrimento da dificuldade de concentração, da inquietude, impulsividade e hiperatividade das mesmas. Sendo assim esse trabalho visa verificar a contribuição da prática de Educação Física para o progresso na aprendizagem de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção. O presente artigo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde o pesquisador somente utiliza publicações impressas ou eletrônicas. A estimativa para a conclusão desse artigo é de que o mesmo possa dar suporte aos professores da área de Educação Física, pois, eles possuem uma grande experiência com um número vasto de alunos. Isso significa que os professores de educação física devem trabalhar com cada criança para identificar as possíveis áreas de distúrbio de aprendizagem e ajudá-las a desenvolverem estratégias de adaptação e superação; podem ajudá-las a notar seus pontos fortes e em alguns casos, seus grandes talentos, e dar valor ao fato de serem especiais em todo o contexto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T17:01:22Z 2020-10-06T17:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098702356611072 |