O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Viviane dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651
Resumo: O objetivo desta pesquisa é mostrar como é possível realizar um trabalho acerca do texto narrativo em sala de aula do ensino fundamental ou médio, partindo da leitura do texto não-verbal. Este foi escolhido por apresentar, de forma simples e clara, a estrutura da narrativa e seus elementos. Dessa forma, o processo de leitura, reconhecimento das características do texto narrativo e produção textual tiveram como duração duas aulas. Para isso, o procedimento utilizado foi exibir as cenas de forma gradativa, mostrando-as uma a uma e pedindo para que os alunos fizessem a leitura. Alguns alunos estranharam a possibilidade de ler textos não-verbais, a maioria, em contra-partida, se propôs a ler cena a cena, e a divergências ocorridas em algumas delas foram discutidas e consideradas mediante a coerência de todas elas, acrescentou-se a informação do quão é comum isso na leitura de textos não-verbais. Foi dada continuidade à aula fazendo questionamentos a fim de direcionar o reconhecimento da estrutura e dos elementos da tipologia textual trabalhada. Os alunos atingiram nossas expectativas, reconhecendo a introdução, o desenvolvimento e neste o nó, conflito e clímax e o desfecho, além disso, perceberam como ocorre a construção do clímax e a presença de elementos como tempo e espaço. Depois dessa abordagem oral, pedimos para que eles adaptassem o texto não-verbal para o verbal por meio da escrita, processo no qual os alunos não apresentaram dificuldades, pois já haviam realizado essa adaptação na oralidade.
id UNICESU-1_a2bb809bf17a64b3f5cc7c203dc56d16
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7651
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAXNarraçãoTextoTexto não-verbalO objetivo desta pesquisa é mostrar como é possível realizar um trabalho acerca do texto narrativo em sala de aula do ensino fundamental ou médio, partindo da leitura do texto não-verbal. Este foi escolhido por apresentar, de forma simples e clara, a estrutura da narrativa e seus elementos. Dessa forma, o processo de leitura, reconhecimento das características do texto narrativo e produção textual tiveram como duração duas aulas. Para isso, o procedimento utilizado foi exibir as cenas de forma gradativa, mostrando-as uma a uma e pedindo para que os alunos fizessem a leitura. Alguns alunos estranharam a possibilidade de ler textos não-verbais, a maioria, em contra-partida, se propôs a ler cena a cena, e a divergências ocorridas em algumas delas foram discutidas e consideradas mediante a coerência de todas elas, acrescentou-se a informação do quão é comum isso na leitura de textos não-verbais. Foi dada continuidade à aula fazendo questionamentos a fim de direcionar o reconhecimento da estrutura e dos elementos da tipologia textual trabalhada. Os alunos atingiram nossas expectativas, reconhecendo a introdução, o desenvolvimento e neste o nó, conflito e clímax e o desfecho, além disso, perceberam como ocorre a construção do clímax e a presença de elementos como tempo e espaço. Depois dessa abordagem oral, pedimos para que eles adaptassem o texto não-verbal para o verbal por meio da escrita, processo no qual os alunos não apresentaram dificuldades, pois já haviam realizado essa adaptação na oralidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T20:58:12Z2021-02-16T20:58:12Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651porGOMES, Viviane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:05:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7651Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:05:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
title O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
spellingShingle O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
GOMES, Viviane dos Santos
Narração
Texto
Texto não-verbal
title_short O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
title_full O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
title_fullStr O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
title_full_unstemmed O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
title_sort O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
author GOMES, Viviane dos Santos
author_facet GOMES, Viviane dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Viviane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Narração
Texto
Texto não-verbal
topic Narração
Texto
Texto não-verbal
description O objetivo desta pesquisa é mostrar como é possível realizar um trabalho acerca do texto narrativo em sala de aula do ensino fundamental ou médio, partindo da leitura do texto não-verbal. Este foi escolhido por apresentar, de forma simples e clara, a estrutura da narrativa e seus elementos. Dessa forma, o processo de leitura, reconhecimento das características do texto narrativo e produção textual tiveram como duração duas aulas. Para isso, o procedimento utilizado foi exibir as cenas de forma gradativa, mostrando-as uma a uma e pedindo para que os alunos fizessem a leitura. Alguns alunos estranharam a possibilidade de ler textos não-verbais, a maioria, em contra-partida, se propôs a ler cena a cena, e a divergências ocorridas em algumas delas foram discutidas e consideradas mediante a coerência de todas elas, acrescentou-se a informação do quão é comum isso na leitura de textos não-verbais. Foi dada continuidade à aula fazendo questionamentos a fim de direcionar o reconhecimento da estrutura e dos elementos da tipologia textual trabalhada. Os alunos atingiram nossas expectativas, reconhecendo a introdução, o desenvolvimento e neste o nó, conflito e clímax e o desfecho, além disso, perceberam como ocorre a construção do clímax e a presença de elementos como tempo e espaço. Depois dessa abordagem oral, pedimos para que eles adaptassem o texto não-verbal para o verbal por meio da escrita, processo no qual os alunos não apresentaram dificuldades, pois já haviam realizado essa adaptação na oralidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-16T20:58:12Z
2021-02-16T20:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098707177963520