RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUZ, Sheila
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARBOSA, Priscila Pasti, COSTA, Heverton Borges da, PENTEADO, Fernando Cesar, MARTINS, Carlos Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5708
Resumo: A indústria da madeira integra uma variedade de materiais, essa mescla de materiais utilizados tem como consequência uma complexa diversidade de resíduos, que pela falta de um plano de gestão adequado, acabam dificultando programas de reuso, reciclagem e outras formas de destinação final. Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento” ou “estado da arte” consistindo no levantamento e mapeamento do percurso, de trabalhos acadêmicos, já percorridos sobre um determinado tema, num determinado lugar, em um determinado tempo, assim como, uma avaliação ou revisão crítica desses estudos e pesquisas. Dessa forma foi elaborado o “estado da arte” dos resíduos da indústria da madeira no intuito de verificar a preocupação deste setor quanto à geração de resíduos e a destinação final, levando em consideração que a madeira é um material nobre, e seu resíduo industrial na verdade é um subproduto capaz de gerar outros produtos. O trabalho desenvolveu-se em três etapas distintas. A primeira etapa consistiu na fundamentação da pesquisa. Na segunda etapa, elaborou-se o levantamento da revisão teórica. Na terceira etapa a avaliação dos estudos de casos ocorridos em regiões do Brasil, como no Estado de São Paulo, Serra Gaúcha, no interior do Paraná verificando Arapongas e Irati.
id UNICESU-1_a715733ab59655bf92b6b1cc186e6880
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5708
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTEDestinação finalIndústria da madeiraResíduosA indústria da madeira integra uma variedade de materiais, essa mescla de materiais utilizados tem como consequência uma complexa diversidade de resíduos, que pela falta de um plano de gestão adequado, acabam dificultando programas de reuso, reciclagem e outras formas de destinação final. Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento” ou “estado da arte” consistindo no levantamento e mapeamento do percurso, de trabalhos acadêmicos, já percorridos sobre um determinado tema, num determinado lugar, em um determinado tempo, assim como, uma avaliação ou revisão crítica desses estudos e pesquisas. Dessa forma foi elaborado o “estado da arte” dos resíduos da indústria da madeira no intuito de verificar a preocupação deste setor quanto à geração de resíduos e a destinação final, levando em consideração que a madeira é um material nobre, e seu resíduo industrial na verdade é um subproduto capaz de gerar outros produtos. O trabalho desenvolveu-se em três etapas distintas. A primeira etapa consistiu na fundamentação da pesquisa. Na segunda etapa, elaborou-se o levantamento da revisão teórica. Na terceira etapa a avaliação dos estudos de casos ocorridos em regiões do Brasil, como no Estado de São Paulo, Serra Gaúcha, no interior do Paraná verificando Arapongas e Irati.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-28T13:11:04Z2020-04-28T13:11:04Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5708porLUZ, SheilaBARBOSA, Priscila PastiCOSTA, Heverton Borges daPENTEADO, Fernando CesarMARTINS, Carlos Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5708Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:42:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
title RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
spellingShingle RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
LUZ, Sheila
Destinação final
Indústria da madeira
Resíduos
title_short RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
title_full RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
title_fullStr RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
title_sort RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA MADEIRA: ESTADO DA ARTE
author LUZ, Sheila
author_facet LUZ, Sheila
BARBOSA, Priscila Pasti
COSTA, Heverton Borges da
PENTEADO, Fernando Cesar
MARTINS, Carlos Humberto
author_role author
author2 BARBOSA, Priscila Pasti
COSTA, Heverton Borges da
PENTEADO, Fernando Cesar
MARTINS, Carlos Humberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUZ, Sheila
BARBOSA, Priscila Pasti
COSTA, Heverton Borges da
PENTEADO, Fernando Cesar
MARTINS, Carlos Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Destinação final
Indústria da madeira
Resíduos
topic Destinação final
Indústria da madeira
Resíduos
description A indústria da madeira integra uma variedade de materiais, essa mescla de materiais utilizados tem como consequência uma complexa diversidade de resíduos, que pela falta de um plano de gestão adequado, acabam dificultando programas de reuso, reciclagem e outras formas de destinação final. Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento” ou “estado da arte” consistindo no levantamento e mapeamento do percurso, de trabalhos acadêmicos, já percorridos sobre um determinado tema, num determinado lugar, em um determinado tempo, assim como, uma avaliação ou revisão crítica desses estudos e pesquisas. Dessa forma foi elaborado o “estado da arte” dos resíduos da indústria da madeira no intuito de verificar a preocupação deste setor quanto à geração de resíduos e a destinação final, levando em consideração que a madeira é um material nobre, e seu resíduo industrial na verdade é um subproduto capaz de gerar outros produtos. O trabalho desenvolveu-se em três etapas distintas. A primeira etapa consistiu na fundamentação da pesquisa. Na segunda etapa, elaborou-se o levantamento da revisão teórica. Na terceira etapa a avaliação dos estudos de casos ocorridos em regiões do Brasil, como no Estado de São Paulo, Serra Gaúcha, no interior do Paraná verificando Arapongas e Irati.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-28T13:11:04Z
2020-04-28T13:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5708
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098691909648384