CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Welder Romão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Ricardo da Silveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4127
Resumo: O objetivo da presente pesquisa visa compreender a revolução que a tecnologia Blockchain poderá proporcionar através de sua técnica de registros de informações utilizando de blocos sequenciais de dados em forma contínua de registros, onde uma vez inserida, conferida e validada pela rede, estas informações são registradas em definitivo e a partir deste momento, não aceitará qualquer forma de alteração em sua estrutura de registros. Essa tecnologia pode ser aplicada em uma grande gama de atuações, como exemplo em registro de cartórios e em especial nas moedas digitais. Como exemplo destas moedas temos o Bitcoin, que é uma das primeiras moedas criadas junto com a tecnologia Blockchain, cujo valor de negociação é o mais alto atualmente e é a mais aceita pelos usuários das criptomoedas e, por essa crescente importância e volume cada vez maior de negociações monetárias negociadas dentro Blockchain, cabe uma análise acerca da atuação do Estado frente ao crescimento das moedas digitais ou criptomoedas. O Bitcoin é a moeda mais proeminente e negociada, tendo sido já aceita como forma de pagamento na compra de apartamentos, carros e em uma crescente gama de outros produtos. Sucede que também já se mostraram viáveis suas possíveis finalidades relacionadas a lavagem de dinheiro, fraudes e ocultação de patrimônio ilícito, cabendo uma análise do entendimento da Polícia Federal e Receita Federal acerca do uso das criptomoedas.
id UNICESU-1_a7ec1829a3db331e54a062b6217ba109
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4127
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOSMoedas digitaisPolícia FederalReceita FederalO objetivo da presente pesquisa visa compreender a revolução que a tecnologia Blockchain poderá proporcionar através de sua técnica de registros de informações utilizando de blocos sequenciais de dados em forma contínua de registros, onde uma vez inserida, conferida e validada pela rede, estas informações são registradas em definitivo e a partir deste momento, não aceitará qualquer forma de alteração em sua estrutura de registros. Essa tecnologia pode ser aplicada em uma grande gama de atuações, como exemplo em registro de cartórios e em especial nas moedas digitais. Como exemplo destas moedas temos o Bitcoin, que é uma das primeiras moedas criadas junto com a tecnologia Blockchain, cujo valor de negociação é o mais alto atualmente e é a mais aceita pelos usuários das criptomoedas e, por essa crescente importância e volume cada vez maior de negociações monetárias negociadas dentro Blockchain, cabe uma análise acerca da atuação do Estado frente ao crescimento das moedas digitais ou criptomoedas. O Bitcoin é a moeda mais proeminente e negociada, tendo sido já aceita como forma de pagamento na compra de apartamentos, carros e em uma crescente gama de outros produtos. Sucede que também já se mostraram viáveis suas possíveis finalidades relacionadas a lavagem de dinheiro, fraudes e ocultação de patrimônio ilícito, cabendo uma análise do entendimento da Polícia Federal e Receita Federal acerca do uso das criptomoedas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T20:07:25Z2020-01-10T20:07:25Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4127porPEREIRA, Welder RomãoSILVA, Ricardo da Silveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4127Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:27:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
title CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
spellingShingle CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
PEREIRA, Welder Romão
Moedas digitais
Polícia Federal
Receita Federal
title_short CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
title_full CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
title_fullStr CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
title_full_unstemmed CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
title_sort CRIPTOMOEDAS E ATUAÇÃO DO ESTADO AO COMBATE DE ILÍCITOS
author PEREIRA, Welder Romão
author_facet PEREIRA, Welder Romão
SILVA, Ricardo da Silveira e
author_role author
author2 SILVA, Ricardo da Silveira e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Welder Romão
SILVA, Ricardo da Silveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Moedas digitais
Polícia Federal
Receita Federal
topic Moedas digitais
Polícia Federal
Receita Federal
description O objetivo da presente pesquisa visa compreender a revolução que a tecnologia Blockchain poderá proporcionar através de sua técnica de registros de informações utilizando de blocos sequenciais de dados em forma contínua de registros, onde uma vez inserida, conferida e validada pela rede, estas informações são registradas em definitivo e a partir deste momento, não aceitará qualquer forma de alteração em sua estrutura de registros. Essa tecnologia pode ser aplicada em uma grande gama de atuações, como exemplo em registro de cartórios e em especial nas moedas digitais. Como exemplo destas moedas temos o Bitcoin, que é uma das primeiras moedas criadas junto com a tecnologia Blockchain, cujo valor de negociação é o mais alto atualmente e é a mais aceita pelos usuários das criptomoedas e, por essa crescente importância e volume cada vez maior de negociações monetárias negociadas dentro Blockchain, cabe uma análise acerca da atuação do Estado frente ao crescimento das moedas digitais ou criptomoedas. O Bitcoin é a moeda mais proeminente e negociada, tendo sido já aceita como forma de pagamento na compra de apartamentos, carros e em uma crescente gama de outros produtos. Sucede que também já se mostraram viáveis suas possíveis finalidades relacionadas a lavagem de dinheiro, fraudes e ocultação de patrimônio ilícito, cabendo uma análise do entendimento da Polícia Federal e Receita Federal acerca do uso das criptomoedas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T20:07:25Z
2020-01-10T20:07:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4127
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098722669625344