A COMUNICAÇÃO DO SURDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Glaucia Mayra de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214
Resumo: A comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito.
id UNICESU-1_a909ba629a1de38094b089f7b3d5fcc6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3214
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO DO SURDOLibrasLínguaSurdoA comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-28T11:22:56Z2019-11-28T11:22:56Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214porFREITAS, Glaucia Mayra deSOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:38Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3214Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:38Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO DO SURDO
title A COMUNICAÇÃO DO SURDO
spellingShingle A COMUNICAÇÃO DO SURDO
FREITAS, Glaucia Mayra de
Libras
Língua
Surdo
title_short A COMUNICAÇÃO DO SURDO
title_full A COMUNICAÇÃO DO SURDO
title_fullStr A COMUNICAÇÃO DO SURDO
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO DO SURDO
title_sort A COMUNICAÇÃO DO SURDO
author FREITAS, Glaucia Mayra de
author_facet FREITAS, Glaucia Mayra de
SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de
author_role author
author2 SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Glaucia Mayra de
SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Língua
Surdo
topic Libras
Língua
Surdo
description A comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T11:22:56Z
2019-11-28T11:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098721334788096