A COMUNICAÇÃO DO SURDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214 |
Resumo: | A comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito. |
id |
UNICESU-1_a909ba629a1de38094b089f7b3d5fcc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3214 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO DO SURDOLibrasLínguaSurdoA comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-28T11:22:56Z2019-11-28T11:22:56Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214porFREITAS, Glaucia Mayra deSOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:38Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3214Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:38Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
title |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO FREITAS, Glaucia Mayra de Libras Língua Surdo |
title_short |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
title_full |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO DO SURDO |
author |
FREITAS, Glaucia Mayra de |
author_facet |
FREITAS, Glaucia Mayra de SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Glaucia Mayra de SOUZA, Gisella Vanessa Alves de Freitas Barbosa Farani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Língua Surdo |
topic |
Libras Língua Surdo |
description |
A comunicação do surdo vem, por longo período, sendo foco de debates e diferentes opiniões de profissionais da área de fonoaudiologia e educação, sobre qual o método mais adequado. O presente estudo traz em uma revisão bibliográfica apontamentos sobre a forma histórica como os métodos foram surgindo e considerados propícios; esclarece o embasamento do oralismo com a utilização da leitura labial e do aproveitamento dos resíduos auditivos através da amplificação sonora com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear visando a integração do surdo ao mundo ouvinte; expondo qual foi a importância da comunicação total que se utiliza de toda e qualquer forma de comunicação possível e abriu espaço para os sinais; e explicando os métodos e a aceitação do bilinguismo bem como as características de desenvolvimento linguístico do surdo e sua identificação social com a Língua de Sinais e a aceitação dessa língua como natural do surdo; sendo ela, nos dias atuais, apontada, inclusive pela legislação, como a metodologia mais apropriada para esse desenvolvimento linguístico do surdo; além de observações sobre a abordagem pedagógica e as políticas públicas que garantem a educação bilíngue. É importante ressaltar que a escolha do método a ser utilizado no desenvolvimento da linguagem, oral ou de sinais, é diretamente influenciada pela estrutura familiar do sujeito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-28T11:22:56Z 2019-11-28T11:22:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098721334788096 |