IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOTO, Pedro Henrique Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MEDEIROS, Matheus Fleury, SARDINHA, Natália Scaneiro Boy, OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546
Resumo: O aumento da expectativa de vida da população é uma realidade entre os diversos grupos populacionais. Esta realidade tem determinado uma modificação no perfil demográfico e de morbimortalidade, resultando em envelhecimento da população e consequentemente aumento proporcional das doenças crônico-degenerativas. O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas. O estudo tem como objetivo identificar e classificar o risco de mulheres idosas de uma equipe de Saúde da Família no município de Maringá. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo e de corte transversal, tendo como população mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos de uma equipe de Saúde da Família do município de Maringá-PR. Os dados serão coletados por meio de registro e por meio de prontuários de todas as pacientes mulheres que utilizam medicamentos antidepressivos. Utilizando o critério de classificação de risco proposto pelo Município de Belo Horizonte, em Risco Habitual (0) e Risco Alto (2), após a coleta de dados, os mesmos serão tabulados, codificados e analisados por meio de estatística descritiva. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade e resolutividade da assistência de mulheres idosas,com ênfase no envolvimento de todos os profissionais da equipe, observando as necessidades de saúde, cuidados e bem-estar das usuárias do Sistema Único de Saúde, priorizando a identificação e avaliação dessas necessidades; bem como maximizar as condições de saúde dessas mulheres, minimizando as perdas e limitações, facilitando o diagnóstico e auxiliando o tratamento.
id UNICESU-1_ace5b5d4e2739d72f1431df510730150
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4546
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIAAvaliação de riscoDiagnósticoEnvelhecimento demográficoPessoa idosaSaúde da famíliaO aumento da expectativa de vida da população é uma realidade entre os diversos grupos populacionais. Esta realidade tem determinado uma modificação no perfil demográfico e de morbimortalidade, resultando em envelhecimento da população e consequentemente aumento proporcional das doenças crônico-degenerativas. O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas. O estudo tem como objetivo identificar e classificar o risco de mulheres idosas de uma equipe de Saúde da Família no município de Maringá. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo e de corte transversal, tendo como população mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos de uma equipe de Saúde da Família do município de Maringá-PR. Os dados serão coletados por meio de registro e por meio de prontuários de todas as pacientes mulheres que utilizam medicamentos antidepressivos. Utilizando o critério de classificação de risco proposto pelo Município de Belo Horizonte, em Risco Habitual (0) e Risco Alto (2), após a coleta de dados, os mesmos serão tabulados, codificados e analisados por meio de estatística descritiva. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade e resolutividade da assistência de mulheres idosas,com ênfase no envolvimento de todos os profissionais da equipe, observando as necessidades de saúde, cuidados e bem-estar das usuárias do Sistema Único de Saúde, priorizando a identificação e avaliação dessas necessidades; bem como maximizar as condições de saúde dessas mulheres, minimizando as perdas e limitações, facilitando o diagnóstico e auxiliando o tratamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-22T20:07:13Z2020-01-22T20:07:13Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546porSOTO, Pedro Henrique TeixeiraMEDEIROS, Matheus FleurySARDINHA, Natália Scaneiro BoyOLIVEIRA, Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:05:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4546Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:05:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SOTO, Pedro Henrique Teixeira
Avaliação de risco
Diagnóstico
Envelhecimento demográfico
Pessoa idosa
Saúde da família
title_short IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_sort IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
author SOTO, Pedro Henrique Teixeira
author_facet SOTO, Pedro Henrique Teixeira
MEDEIROS, Matheus Fleury
SARDINHA, Natália Scaneiro Boy
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author_role author
author2 MEDEIROS, Matheus Fleury
SARDINHA, Natália Scaneiro Boy
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOTO, Pedro Henrique Teixeira
MEDEIROS, Matheus Fleury
SARDINHA, Natália Scaneiro Boy
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de risco
Diagnóstico
Envelhecimento demográfico
Pessoa idosa
Saúde da família
topic Avaliação de risco
Diagnóstico
Envelhecimento demográfico
Pessoa idosa
Saúde da família
description O aumento da expectativa de vida da população é uma realidade entre os diversos grupos populacionais. Esta realidade tem determinado uma modificação no perfil demográfico e de morbimortalidade, resultando em envelhecimento da população e consequentemente aumento proporcional das doenças crônico-degenerativas. O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas. O estudo tem como objetivo identificar e classificar o risco de mulheres idosas de uma equipe de Saúde da Família no município de Maringá. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo e de corte transversal, tendo como população mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos de uma equipe de Saúde da Família do município de Maringá-PR. Os dados serão coletados por meio de registro e por meio de prontuários de todas as pacientes mulheres que utilizam medicamentos antidepressivos. Utilizando o critério de classificação de risco proposto pelo Município de Belo Horizonte, em Risco Habitual (0) e Risco Alto (2), após a coleta de dados, os mesmos serão tabulados, codificados e analisados por meio de estatística descritiva. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade e resolutividade da assistência de mulheres idosas,com ênfase no envolvimento de todos os profissionais da equipe, observando as necessidades de saúde, cuidados e bem-estar das usuárias do Sistema Único de Saúde, priorizando a identificação e avaliação dessas necessidades; bem como maximizar as condições de saúde dessas mulheres, minimizando as perdas e limitações, facilitando o diagnóstico e auxiliando o tratamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-22T20:07:13Z
2020-01-22T20:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098718173331456