MHealth no sistema hiperdia: estratégia alternativa para intensificação da adesão à terapia do diabetes e da hipertensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARTORI , Amanda Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8952
Resumo: A adesão à terapia antidiabética e anti-hipertensiva representa um importante problema de saúde pública. Para que ocorra o aumento da adesão às terapias farmacológicas, é necessário que haja mudança de comportamento em saúde. Para tanto, as tecnologias mHealth são ferramentas que podem ser utilizadas nas intervenções de promoção da saúde relacionadas às doenças crônicas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da aplicativo WhatsApp no fortalecimento da adesão medicamentosa antidiabética e anti-hipertensiva, assim como identificar a produção científica sobre a utilização das tecnologias mHealth para mudança de comportamento em saúde. A primeira parte trata-se de um estudo intervencional e prospectivo, com grupo controle, realizado com 403 diabéticos e hipertensos cadastrados nas 33 Unidades Básicas de Saúde de Maringá – Paraná. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em grupo intervenção e grupo controle. A intervenção consistiu no envio de mensagens por WhatsApp, de diabéticos, hipertensos e indivíduos que possuíam ambas as doenças, durante um período de 16 semanas. Antes e após a intervenção foi aplicado o Teste de Morisky-Green para mensuração da adesão à terapia medicamentosa. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e teste qui-quadrado de associação. Obteve-se diferença na proporção dos aderentes à terapia medicamentosa para o grupo que recebeu as mensagens de WhatsApp (67,5%) comparados aos que não receberam (58,5%). Entretanto, não houve associação significativa da aderência entre os grupos antes e após a intervenção (p = 0,077). Conclui-se que intervenções tecnológicas mHealth podem ser úteis se associadas com outras estratégias como os processos de educação em saúde para melhorar a literacia em saúde dos usuários e/ou relacionamento de confiança entre paciente e profissionais de saúde. A segunda parte refere-se a um estudo cienciométrico da literatura científica sobre mHealth e mudança de comportamento em saúde na base de dados PubMed. Utilizou-se o termo “Health behavior change and mHealth” que resultou na identificação de 62 artigos. Constatou-se que as doenças crônicas foram os temas de maior interesse para a comunidade científica e as tecnologias mHealth mais utilizadas nas intervenções para modificar as condutas em saúde foram aplicativos e mensagens de texto.
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