Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORSO , Marla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5993
Resumo: A nanotecnologia tem se desenvolvido muito nos últimos anos, promovendo o surgimento de diversos materiais e produtos nas mais diversas áreas. O grafite e suas composições como óxido de grafeno e grafeno são nanomateriais de destaque, pois permitem proporcionar melhores propriedades químicas, físicas e mecânicas dos materiais. Dentre as áreas que fazem uso de nanotecnologia vem se destacando a construção civil, na qual o desenvolvimento de materiais resistentes é de grande relevância, pois necessitam de menos intervenções mecânicas e consequentemente minimizam a geração de resíduos no ambiente. Diante disso, este estudo avalia física, química e mecanicamente uma argamassa de revestimento com incorporação de óxido de grafeno nas proporções de 0,04% e 0,1%. A adição de óxido de grafeno provocou mínimas interferências nas propriedades físicas das argamassas contendo óxido de grafeno quando comparada à argamassa de referência, não comprometendo a argamassa final. Porém, com relação às propriedades mecânicas houve um aumento na resistência à compressão nas argamassas modificadas, quando comparadas à argamassa de referência. De acordo com as análises de superfície, a adição de óxido de grafeno em argamassas de revestimento promoveu uma interação fibra-matriz, contribuindo com a redução de patologias em matrizes cimentícias. Assim, é viável a utilização de óxido de grafeno em argamassa de revestimento.
id UNICESU-1_ad52d901174aa9b088dbe1cc6edd6132
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5993
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentávelConstrução civilNanomateriaisPropriedades mecânicasCNPQ::CIENCIAS AMBIENTAISA nanotecnologia tem se desenvolvido muito nos últimos anos, promovendo o surgimento de diversos materiais e produtos nas mais diversas áreas. O grafite e suas composições como óxido de grafeno e grafeno são nanomateriais de destaque, pois permitem proporcionar melhores propriedades químicas, físicas e mecânicas dos materiais. Dentre as áreas que fazem uso de nanotecnologia vem se destacando a construção civil, na qual o desenvolvimento de materiais resistentes é de grande relevância, pois necessitam de menos intervenções mecânicas e consequentemente minimizam a geração de resíduos no ambiente. Diante disso, este estudo avalia física, química e mecanicamente uma argamassa de revestimento com incorporação de óxido de grafeno nas proporções de 0,04% e 0,1%. A adição de óxido de grafeno provocou mínimas interferências nas propriedades físicas das argamassas contendo óxido de grafeno quando comparada à argamassa de referência, não comprometendo a argamassa final. Porém, com relação às propriedades mecânicas houve um aumento na resistência à compressão nas argamassas modificadas, quando comparadas à argamassa de referência. De acordo com as análises de superfície, a adição de óxido de grafeno em argamassas de revestimento promoveu uma interação fibra-matriz, contribuindo com a redução de patologias em matrizes cimentícias. Assim, é viável a utilização de óxido de grafeno em argamassa de revestimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilTecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)UNICESUMARREZENDE, Luciana Cristina Soto HerekYAMAGUCHI, Natália UedaMENDES, Thiago MelandaGONÇALVES, José EduardoCORSO , Marla2020-09-09T19:02:06Z2020-09-09T19:02:06Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-09-09T22:24:29Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5993Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-09-09T22:24:29Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
title Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
spellingShingle Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
CORSO , Marla
Construção civil
Nanomateriais
Propriedades mecânicas
CNPQ::CIENCIAS AMBIENTAIS
title_short Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
title_full Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
title_fullStr Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
title_full_unstemmed Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
title_sort Incorporação de óxido de grafeno em argamassa de revestimento: uma visão sustentável
author CORSO , Marla
author_facet CORSO , Marla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
YAMAGUCHI, Natália Ueda
MENDES, Thiago Melanda
GONÇALVES, José Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv CORSO , Marla
dc.subject.por.fl_str_mv Construção civil
Nanomateriais
Propriedades mecânicas
CNPQ::CIENCIAS AMBIENTAIS
topic Construção civil
Nanomateriais
Propriedades mecânicas
CNPQ::CIENCIAS AMBIENTAIS
description A nanotecnologia tem se desenvolvido muito nos últimos anos, promovendo o surgimento de diversos materiais e produtos nas mais diversas áreas. O grafite e suas composições como óxido de grafeno e grafeno são nanomateriais de destaque, pois permitem proporcionar melhores propriedades químicas, físicas e mecânicas dos materiais. Dentre as áreas que fazem uso de nanotecnologia vem se destacando a construção civil, na qual o desenvolvimento de materiais resistentes é de grande relevância, pois necessitam de menos intervenções mecânicas e consequentemente minimizam a geração de resíduos no ambiente. Diante disso, este estudo avalia física, química e mecanicamente uma argamassa de revestimento com incorporação de óxido de grafeno nas proporções de 0,04% e 0,1%. A adição de óxido de grafeno provocou mínimas interferências nas propriedades físicas das argamassas contendo óxido de grafeno quando comparada à argamassa de referência, não comprometendo a argamassa final. Porém, com relação às propriedades mecânicas houve um aumento na resistência à compressão nas argamassas modificadas, quando comparadas à argamassa de referência. De acordo com as análises de superfície, a adição de óxido de grafeno em argamassas de revestimento promoveu uma interação fibra-matriz, contribuindo com a redução de patologias em matrizes cimentícias. Assim, é viável a utilização de óxido de grafeno em argamassa de revestimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2020-09-09T19:02:06Z
2020-09-09T19:02:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5993
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098704249290753