REFLEXÕES E POSSIBILIDADES EXERCIDAS PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PERÍODO SOCRÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KANADANI, Fabiano da Silva Yoiti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9554
Resumo: A concepção de conhecimento que o meio científico tanto preza na atualidade é uma construção social relativamente antiga, tendo a sua gênese ainda nos áureos tempos da Grécia Clássica. O presente estudo realizou uma breve apreensão acerca dos principais filósofos que contribuíram junto ao processo de sistematização do conhecimento, incutindo-lhe um caráter racional e de validade científica, com destaque para Sócrates, Platão e Aristóteles. Para tanto, foi realizado um resgate bibliográfico objetivando contextualizar algumas das questões sociais e políticas contemporâneas a esses pensadores, esforço esse que permitiu compreender a importância que essa nova forma de refletir o mundo exerceu e continua exercendo no meio social. A libertação do conhecimento perante os valores místicos e religiosos se apresentou enquanto um exercício em busca de sua unicidade, isto é, um caráter universal que pudesse ser igualmente raciocinado e reproduzido por todos os homens, superando assim as subjetividades imanentes em cada individualidade do sujeito. Portanto, não é a generalização do conhecimento em si que se apresenta enquanto propósito, mas uma convergência quanto a sua explicação metodológica, instituindo com isso uma lógica inteligível para toda a coletividade social a respeito de uma determinada indagação.
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