FLUTTER EM SUPERFÍCIE AERODINÂMICA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6338 |
Resumo: | Neste trabalho é estudado o fenômeno denominado flutter voltado à aerodinâmica. Isto se constitui em problema crítico enfrentado pelos projetistas de aeronaves, principalmente as projetadas para grande desempenho onde é necessário reduzir o peso e controlar as cargas aerodinâmicas (JUNIOR et all, 2007). Um exemplo de análise é verificado para uma asa modificada com objetivo de amenizar o problema causado por flutter. Segundo Junior et all em seu artigo “Desenho de uma vibração Experimental em um Sistema de montagem”, os parâmetros técnicos característicos foram comprovados por meio de ensaios em túnel de vento e os resultados são relatados em diagramas apropriados. O objetivo do presente estudo é explicar o fenômeno em si, quais são as causas e seus efeitos, de maneira qualitativa, mas justificada pela modelagem matemática envolvida no problema, identificando principalmente os parâmetros de controle do fenômeno. Inicialmente, são estabelecidos os principais conceitos de flutter em superfícies aerodinâmicas, com a finalidade de explicar o fenômeno, com base no modelo de asa, descrito em Junior et all, os ensaios feitos e os resultados, de maneira sistematizada. |
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Neste trabalho é estudado o fenômeno denominado flutter voltado à aerodinâmica. Isto se constitui em problema crítico enfrentado pelos projetistas de aeronaves, principalmente as projetadas para grande desempenho onde é necessário reduzir o peso e controlar as cargas aerodinâmicas (JUNIOR et all, 2007). Um exemplo de análise é verificado para uma asa modificada com objetivo de amenizar o problema causado por flutter. Segundo Junior et all em seu artigo “Desenho de uma vibração Experimental em um Sistema de montagem”, os parâmetros técnicos característicos foram comprovados por meio de ensaios em túnel de vento e os resultados são relatados em diagramas apropriados. O objetivo do presente estudo é explicar o fenômeno em si, quais são as causas e seus efeitos, de maneira qualitativa, mas justificada pela modelagem matemática envolvida no problema, identificando principalmente os parâmetros de controle do fenômeno. Inicialmente, são estabelecidos os principais conceitos de flutter em superfícies aerodinâmicas, com a finalidade de explicar o fenômeno, com base no modelo de asa, descrito em Junior et all, os ensaios feitos e os resultados, de maneira sistematizada. |
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