SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVATTI, Tânia Ferrarin
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: FRANZÃO, Cláudia, TANNUS, Flaviana, FERREIRA, Mayra, PORTARI, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6896
Resumo: O estudo busca compreender como o pesquisador da área de Comunicação pode atuar frente a uma situação paradoxal que o permeia: a isenção e a imersão relativa a seu objeto de estudo. Por ser um sujeito histórico-social, consumidor e produto da mídia, pode parecer cada vez mais difícil atuar com senso crítico e objetividade na pesquisa. Por meio de estudo bibliográfico, relacionado à realidade empírica da qual fazem parte os autores, pretende-se refletir sobre a epistemologia da Comunicação, o papel do pesquisador da área, o discernimento na prática de investigação e o “mito” da objetividade.
id UNICESU-1_b82998d3a84b7eab4fe77a39a55b7242
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6896
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?ObjetividadePesquisa em comunicaçãoPesquisadorSenso críticoO estudo busca compreender como o pesquisador da área de Comunicação pode atuar frente a uma situação paradoxal que o permeia: a isenção e a imersão relativa a seu objeto de estudo. Por ser um sujeito histórico-social, consumidor e produto da mídia, pode parecer cada vez mais difícil atuar com senso crítico e objetividade na pesquisa. Por meio de estudo bibliográfico, relacionado à realidade empírica da qual fazem parte os autores, pretende-se refletir sobre a epistemologia da Comunicação, o papel do pesquisador da área, o discernimento na prática de investigação e o “mito” da objetividade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T17:54:47Z2007-10-232021-01-28T17:54:47Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6896porOLIVATTI, Tânia FerrarinFRANZÃO, CláudiaTANNUS, FlavianaFERREIRA, MayraPORTARI, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:00Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6896Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
title SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
spellingShingle SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
OLIVATTI, Tânia Ferrarin
Objetividade
Pesquisa em comunicação
Pesquisador
Senso crítico
title_short SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
title_full SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
title_fullStr SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
title_full_unstemmed SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
title_sort SENSO CRÍTICO E OBJETIVIDADE NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: MITO OU REALIDADE?
author OLIVATTI, Tânia Ferrarin
author_facet OLIVATTI, Tânia Ferrarin
FRANZÃO, Cláudia
TANNUS, Flaviana
FERREIRA, Mayra
PORTARI, Rodrigo
author_role author
author2 FRANZÃO, Cláudia
TANNUS, Flaviana
FERREIRA, Mayra
PORTARI, Rodrigo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVATTI, Tânia Ferrarin
FRANZÃO, Cláudia
TANNUS, Flaviana
FERREIRA, Mayra
PORTARI, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Objetividade
Pesquisa em comunicação
Pesquisador
Senso crítico
topic Objetividade
Pesquisa em comunicação
Pesquisador
Senso crítico
description O estudo busca compreender como o pesquisador da área de Comunicação pode atuar frente a uma situação paradoxal que o permeia: a isenção e a imersão relativa a seu objeto de estudo. Por ser um sujeito histórico-social, consumidor e produto da mídia, pode parecer cada vez mais difícil atuar com senso crítico e objetividade na pesquisa. Por meio de estudo bibliográfico, relacionado à realidade empírica da qual fazem parte os autores, pretende-se refletir sobre a epistemologia da Comunicação, o papel do pesquisador da área, o discernimento na prática de investigação e o “mito” da objetividade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T17:54:47Z
2021-01-28T17:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6896
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309699648651264