CLARICE LISPECTOR: O SIMULACRO DE PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DO/NO COTIDIANO FEMININO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6848 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como intuito partir da leitura do livro Perto do coração selvagem, primeiro livro de Clarice Lispector, para discutir o discurso artístico de Clarice Lispector, a literatura e a pintura, como simulacro, conceito advindo de Michel Foucault, neste trabalho. Tendo em vista que o simulacro é produzido pelos jogos de interpretação, em que há só um sujeito que fala, o livro, o qual, para o filósofo francês é um feixe de relações, buscaremos a partir da interpretação de Perto do coração selvagem, e alguns contos, e de algumas telas de Clarice Lispector estratégias de construção das práticas de subjetivação do/no cotidiano feminino. Para tanto, utilizar-nos-emos como metodologia de pesquisa a bibliográfica – livros, teses, trabalhos acadêmicos em geral e sites, os quais poderão contribuir para uma reflexão mais densa do trabalho clariciano com as artes. Por isso, temos como objetivo principal iniciar um estudo mais voltado para a história da leitura como um gesto do ler leituras de leitores-autores quando se posicionam, mesmo na arte e pela arte, como sujeitos-sociais que podem estar e entrar na ordem do discurso para dela se desfazerem e promoverem uma outra ordem. |
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