O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Elias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6561
Resumo: As últimas décadas estão sendo marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia. As organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Diante dessas constatações, fica evidente a necessidade de discutir a formação do professor dos cursos da chamada área empresarial, compreendendo principalmente as Ciências Contábeis, a Economia e a Administração, pois os profissionais por estes formados serão os futuros gestores das organizações da nova economia, e esta discussão poderá contribuir para a visualização do ensino como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. Nesse sentido, refletir sobre as técnicas metodológicas que o docente do curso de Ciências Contábeis aplica no dia-a-dia da sala de aula implicará no comprometimento com a melhoria desse nível de ensino. Esta reflexão será ponto de discussão nessa pesquisa que ora se propõe. Para desenvolver esta reflexão, o estudo utilizará uma pesquisa exploratória aliada a uma pesquisa de campo para avaliar opiniões de acadêmicos e professores dos cursos envolvidos na pesquisa.
id UNICESU-1_c65b37489d7a579c3b226e2cf1228228
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6561
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEISContabilidadeDidáticas de ensinoEducaçãoMetodologiasAs últimas décadas estão sendo marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia. As organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Diante dessas constatações, fica evidente a necessidade de discutir a formação do professor dos cursos da chamada área empresarial, compreendendo principalmente as Ciências Contábeis, a Economia e a Administração, pois os profissionais por estes formados serão os futuros gestores das organizações da nova economia, e esta discussão poderá contribuir para a visualização do ensino como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. Nesse sentido, refletir sobre as técnicas metodológicas que o docente do curso de Ciências Contábeis aplica no dia-a-dia da sala de aula implicará no comprometimento com a melhoria desse nível de ensino. Esta reflexão será ponto de discussão nessa pesquisa que ora se propõe. Para desenvolver esta reflexão, o estudo utilizará uma pesquisa exploratória aliada a uma pesquisa de campo para avaliar opiniões de acadêmicos e professores dos cursos envolvidos na pesquisa.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T12:36:53Z2007-10-232021-01-21T12:36:53Z2007-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6561porGARCIA, Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T14:47:06Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6561Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T14:47:06Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GARCIA, Elias
Contabilidade
Didáticas de ensino
Educação
Metodologias
title_short O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort O ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL – UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author GARCIA, Elias
author_facet GARCIA, Elias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Didáticas de ensino
Educação
Metodologias
topic Contabilidade
Didáticas de ensino
Educação
Metodologias
description As últimas décadas estão sendo marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia. As organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Diante dessas constatações, fica evidente a necessidade de discutir a formação do professor dos cursos da chamada área empresarial, compreendendo principalmente as Ciências Contábeis, a Economia e a Administração, pois os profissionais por estes formados serão os futuros gestores das organizações da nova economia, e esta discussão poderá contribuir para a visualização do ensino como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. Nesse sentido, refletir sobre as técnicas metodológicas que o docente do curso de Ciências Contábeis aplica no dia-a-dia da sala de aula implicará no comprometimento com a melhoria desse nível de ensino. Esta reflexão será ponto de discussão nessa pesquisa que ora se propõe. Para desenvolver esta reflexão, o estudo utilizará uma pesquisa exploratória aliada a uma pesquisa de campo para avaliar opiniões de acadêmicos e professores dos cursos envolvidos na pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-09-23
2021-01-21T12:36:53Z
2021-01-21T12:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6561
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098695151845376