PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORESCHI, Lívia Karling
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCANDALO, Mariane Hernandes, OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de, BERNUCI, Marcelo Picinin, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526
Resumo: O conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina.
id UNICESU-1_c880825a385f4cdbcf3737ed1935e43b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3526
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINAIatrogeniaPrevenção quaternáriaPromoção da saúdeO conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T17:14:08Z2019-12-11T17:14:08Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526porMORESCHI, Lívia KarlingSCANDALO, Mariane HernandesOLIVEIRA, Leonardo Pestillo deBERNUCI, Marcelo PicininYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3526Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
title PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
spellingShingle PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
MORESCHI, Lívia Karling
Iatrogenia
Prevenção quaternária
Promoção da saúde
title_short PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
title_full PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
title_fullStr PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
title_full_unstemmed PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
title_sort PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
author MORESCHI, Lívia Karling
author_facet MORESCHI, Lívia Karling
SCANDALO, Mariane Hernandes
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 SCANDALO, Mariane Hernandes
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORESCHI, Lívia Karling
SCANDALO, Mariane Hernandes
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Iatrogenia
Prevenção quaternária
Promoção da saúde
topic Iatrogenia
Prevenção quaternária
Promoção da saúde
description O conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T17:14:08Z
2019-12-11T17:14:08Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526
identifier_str_mv 2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730454253568