PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526 |
Resumo: | O conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina. |
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PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINAIatrogeniaPrevenção quaternáriaPromoção da saúdeO conceito de prevenção quaternária (P4) foi proposto por Jamoulle (1990) e reconhecido pelo WONCA (2003) como “o conjunto de ações para identificar pacientes em risco de medicalização, protegê-los de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias, e propor procedimentos e cuidados eticamente aceitáveis”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina quanto à P4. A primeira etapa consistiu da pesquisa em bases científicas. A partir do referencial teórico construiu- se um formulário composto por questões para obtenção dos seguintes dados: sexo, idade e série em que o aluno se encontra matriculado no curso de graduação, seguido das afirmativas relativas ao tema P4 para obtenção de respostas por meio de escala tipo Likert. Na segunda etapa, o link do formulário Google Form foi disponibilizado para os acadêmicos via e -mail e redes sociais. Os dados foram tabulados e analisados em planilha do Excel. Conclui- se que existe necessidade de maior abordagem sobre a temática da prevenção na grade curricular do curso de Medicina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T17:14:08Z2019-12-11T17:14:08Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3526porMORESCHI, Lívia KarlingSCANDALO, Mariane HernandesOLIVEIRA, Leonardo Pestillo deBERNUCI, Marcelo PicininYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3526Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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