PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROVERI, Paolla Furlan
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CORRÊA, Darci Aparecida Martins, GONZALES, Herika Faganello, DIANIN, Larissa Camila, BUSATTO, Vivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496
Resumo: O Recém-Nascido (RN) de risco é a criança de 0 a 28 dias que apresenta risco de vida, em decorrência de imaturidade de múltiplos sistemas, necessitando, assim, de cuidados intensivos para sua sobrevivência (WHALEY; WONG,1999). Buscando a diminuição dos índices de mortalidade infantil no país e humanização do nascimento, o Ministério da Saúde, lançou o Método Mãe Canguru (MMC). Este Método divide-se em três etapas. A 1ª é o período em que o RN necessita de internação na UTI Neonatal. Na 2ª etapa o RN se encontra estabilizado e permance em alojamento conjunto com sua mãe. A 3ª etapa consiste no acompanhamento ambulatorial do bebê após a alta hospitalar (Brasil, 2002). O Ambulatório Canguru (AC) representa a terceira etapa do MMC, e tem como proposta, o acompanhamento dos bebês por meio da consulta de enfermagem e médica, até atingirem peso ideal de nascimento (3.000g) ou quando estiverem estáveis. Após a alta do AC, o bebê é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou para a puericultura do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Este trabalho objetivou analisar o perfil de morbidade destes bebês durante seu acompanhamento no AC. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo coorte, realizado com os bebês atendidos no AC nos anos de 2008 a 2010. Através da caracterização dessa população pode-se conhecer seus dados epidemiológicos, bem como os principais problemas de saúde que acometeram estes bebês, permitindo desta forma, um atendimento diferenciado e individualizado, garantindo-lhes melhor qualidade de vida.
id UNICESU-1_cd05273c4ede21741ac7de7167aa0d47
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5496
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURUAvaliação em SaúdeCrescimento e desenvolvimentoRecém-nascido de riscoSaúde da criançaO Recém-Nascido (RN) de risco é a criança de 0 a 28 dias que apresenta risco de vida, em decorrência de imaturidade de múltiplos sistemas, necessitando, assim, de cuidados intensivos para sua sobrevivência (WHALEY; WONG,1999). Buscando a diminuição dos índices de mortalidade infantil no país e humanização do nascimento, o Ministério da Saúde, lançou o Método Mãe Canguru (MMC). Este Método divide-se em três etapas. A 1ª é o período em que o RN necessita de internação na UTI Neonatal. Na 2ª etapa o RN se encontra estabilizado e permance em alojamento conjunto com sua mãe. A 3ª etapa consiste no acompanhamento ambulatorial do bebê após a alta hospitalar (Brasil, 2002). O Ambulatório Canguru (AC) representa a terceira etapa do MMC, e tem como proposta, o acompanhamento dos bebês por meio da consulta de enfermagem e médica, até atingirem peso ideal de nascimento (3.000g) ou quando estiverem estáveis. Após a alta do AC, o bebê é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou para a puericultura do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Este trabalho objetivou analisar o perfil de morbidade destes bebês durante seu acompanhamento no AC. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo coorte, realizado com os bebês atendidos no AC nos anos de 2008 a 2010. Através da caracterização dessa população pode-se conhecer seus dados epidemiológicos, bem como os principais problemas de saúde que acometeram estes bebês, permitindo desta forma, um atendimento diferenciado e individualizado, garantindo-lhes melhor qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-30T17:52:39Z2020-03-30T17:52:39Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496porROVERI, Paolla FurlanCORRÊA, Darci Aparecida MartinsGONZALES, Herika FaganelloDIANIN, Larissa CamilaBUSATTO, Vivianinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5496Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
title PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
spellingShingle PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
ROVERI, Paolla Furlan
Avaliação em Saúde
Crescimento e desenvolvimento
Recém-nascido de risco
Saúde da criança
title_short PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
title_full PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
title_fullStr PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
title_full_unstemmed PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
title_sort PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
author ROVERI, Paolla Furlan
author_facet ROVERI, Paolla Furlan
CORRÊA, Darci Aparecida Martins
GONZALES, Herika Faganello
DIANIN, Larissa Camila
BUSATTO, Vivian
author_role author
author2 CORRÊA, Darci Aparecida Martins
GONZALES, Herika Faganello
DIANIN, Larissa Camila
BUSATTO, Vivian
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROVERI, Paolla Furlan
CORRÊA, Darci Aparecida Martins
GONZALES, Herika Faganello
DIANIN, Larissa Camila
BUSATTO, Vivian
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Saúde
Crescimento e desenvolvimento
Recém-nascido de risco
Saúde da criança
topic Avaliação em Saúde
Crescimento e desenvolvimento
Recém-nascido de risco
Saúde da criança
description O Recém-Nascido (RN) de risco é a criança de 0 a 28 dias que apresenta risco de vida, em decorrência de imaturidade de múltiplos sistemas, necessitando, assim, de cuidados intensivos para sua sobrevivência (WHALEY; WONG,1999). Buscando a diminuição dos índices de mortalidade infantil no país e humanização do nascimento, o Ministério da Saúde, lançou o Método Mãe Canguru (MMC). Este Método divide-se em três etapas. A 1ª é o período em que o RN necessita de internação na UTI Neonatal. Na 2ª etapa o RN se encontra estabilizado e permance em alojamento conjunto com sua mãe. A 3ª etapa consiste no acompanhamento ambulatorial do bebê após a alta hospitalar (Brasil, 2002). O Ambulatório Canguru (AC) representa a terceira etapa do MMC, e tem como proposta, o acompanhamento dos bebês por meio da consulta de enfermagem e médica, até atingirem peso ideal de nascimento (3.000g) ou quando estiverem estáveis. Após a alta do AC, o bebê é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou para a puericultura do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Este trabalho objetivou analisar o perfil de morbidade destes bebês durante seu acompanhamento no AC. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo coorte, realizado com os bebês atendidos no AC nos anos de 2008 a 2010. Através da caracterização dessa população pode-se conhecer seus dados epidemiológicos, bem como os principais problemas de saúde que acometeram estes bebês, permitindo desta forma, um atendimento diferenciado e individualizado, garantindo-lhes melhor qualidade de vida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T17:52:39Z
2020-03-30T17:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098719681183744