DAS RUAS AOS GALPÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIPARI, Angélica
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: AMORIM, Cleyde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482
Resumo: Este trabalho aborda a relação existente entre catadores de lixo e sociedade – representada por organizações que se dispõem a auxiliá-los – ressaltando a visão dos primeiros em relação a sua própria atividade, tendo como objeto de observação o panorama desta relação, na cidade de Maringá. A discussão parte dos pressupostos encontrados nos discursos das organizações que consideram os sujeitos em questão como seres apolitizados que precisam de intervenções por parte de políticas públicas de convencimento, pois somente assim poderão se tornar cidadãos. O exemplo mais recorrente são as cooperativas, onde a iniciativa de constituição e a organização da atividade dos catadores, em geral, partem de uma ação externa. Na análise de tais questões, há um foco na identidade dos catadores, tomando-os como grupo de pessoas com contextos sociais e motivações semelhantes. Busca-se a autocompreensão de suas atividades e suas justificativas para, somente assim, formular qual o real problema social que, até então, por não dar o devido valor à visão dos próprios sujeitos perde uma parcela considerável da realidade. As considerações partem da coleta de depoimentos, utilizando a análise de discursos, através da entrevista de três vozes: os catadores não cooperativados; os catadores cooperativados; e os membros das organizações de auxílio aos catadores. Com essas entrevistas, observa-se as relações de poder existentes, assim como a percepção do problema por três perspectivas participantes desse ambiente. Paralelamente, nota-se com ressalva a diferença do discurso do cooperativados e do não cooperativado e suas explicações para tal discriminação. Em suma, a pesquisa questiona a autoridade existente na relação entre sociedade e catador, assim como o contexto que motiva as considerações acerca dos catadores e o entendimento por parte deles das mesmas.
id UNICESU-1_ce09565c6fcb0bfd5c3ee6ddf1b67a8c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6482
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DAS RUAS AOS GALPÕESCatadores de lixoCooperativasIdentidades coletivasEste trabalho aborda a relação existente entre catadores de lixo e sociedade – representada por organizações que se dispõem a auxiliá-los – ressaltando a visão dos primeiros em relação a sua própria atividade, tendo como objeto de observação o panorama desta relação, na cidade de Maringá. A discussão parte dos pressupostos encontrados nos discursos das organizações que consideram os sujeitos em questão como seres apolitizados que precisam de intervenções por parte de políticas públicas de convencimento, pois somente assim poderão se tornar cidadãos. O exemplo mais recorrente são as cooperativas, onde a iniciativa de constituição e a organização da atividade dos catadores, em geral, partem de uma ação externa. Na análise de tais questões, há um foco na identidade dos catadores, tomando-os como grupo de pessoas com contextos sociais e motivações semelhantes. Busca-se a autocompreensão de suas atividades e suas justificativas para, somente assim, formular qual o real problema social que, até então, por não dar o devido valor à visão dos próprios sujeitos perde uma parcela considerável da realidade. As considerações partem da coleta de depoimentos, utilizando a análise de discursos, através da entrevista de três vozes: os catadores não cooperativados; os catadores cooperativados; e os membros das organizações de auxílio aos catadores. Com essas entrevistas, observa-se as relações de poder existentes, assim como a percepção do problema por três perspectivas participantes desse ambiente. Paralelamente, nota-se com ressalva a diferença do discurso do cooperativados e do não cooperativado e suas explicações para tal discriminação. Em suma, a pesquisa questiona a autoridade existente na relação entre sociedade e catador, assim como o contexto que motiva as considerações acerca dos catadores e o entendimento por parte deles das mesmas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T12:45:11Z2007-10-232021-01-20T12:45:11Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482porRIPARI, AngélicaAMORIM, Cleydeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:02:02Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6482Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:02:02Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DAS RUAS AOS GALPÕES
title DAS RUAS AOS GALPÕES
spellingShingle DAS RUAS AOS GALPÕES
RIPARI, Angélica
Catadores de lixo
Cooperativas
Identidades coletivas
title_short DAS RUAS AOS GALPÕES
title_full DAS RUAS AOS GALPÕES
title_fullStr DAS RUAS AOS GALPÕES
title_full_unstemmed DAS RUAS AOS GALPÕES
title_sort DAS RUAS AOS GALPÕES
author RIPARI, Angélica
author_facet RIPARI, Angélica
AMORIM, Cleyde
author_role author
author2 AMORIM, Cleyde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIPARI, Angélica
AMORIM, Cleyde
dc.subject.por.fl_str_mv Catadores de lixo
Cooperativas
Identidades coletivas
topic Catadores de lixo
Cooperativas
Identidades coletivas
description Este trabalho aborda a relação existente entre catadores de lixo e sociedade – representada por organizações que se dispõem a auxiliá-los – ressaltando a visão dos primeiros em relação a sua própria atividade, tendo como objeto de observação o panorama desta relação, na cidade de Maringá. A discussão parte dos pressupostos encontrados nos discursos das organizações que consideram os sujeitos em questão como seres apolitizados que precisam de intervenções por parte de políticas públicas de convencimento, pois somente assim poderão se tornar cidadãos. O exemplo mais recorrente são as cooperativas, onde a iniciativa de constituição e a organização da atividade dos catadores, em geral, partem de uma ação externa. Na análise de tais questões, há um foco na identidade dos catadores, tomando-os como grupo de pessoas com contextos sociais e motivações semelhantes. Busca-se a autocompreensão de suas atividades e suas justificativas para, somente assim, formular qual o real problema social que, até então, por não dar o devido valor à visão dos próprios sujeitos perde uma parcela considerável da realidade. As considerações partem da coleta de depoimentos, utilizando a análise de discursos, através da entrevista de três vozes: os catadores não cooperativados; os catadores cooperativados; e os membros das organizações de auxílio aos catadores. Com essas entrevistas, observa-se as relações de poder existentes, assim como a percepção do problema por três perspectivas participantes desse ambiente. Paralelamente, nota-se com ressalva a diferença do discurso do cooperativados e do não cooperativado e suas explicações para tal discriminação. Em suma, a pesquisa questiona a autoridade existente na relação entre sociedade e catador, assim como o contexto que motiva as considerações acerca dos catadores e o entendimento por parte deles das mesmas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T12:45:11Z
2021-01-20T12:45:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309719750901760