A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GERVAZIO, Caroline de Souza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: LACANALLO, Luciana Figueiredo, ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505
Resumo: Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz.
id UNICESU-1_d169b50841522a0e658d7bdb1d3d20d3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6505
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTILAprendizagemEnsino de artesImagemDestaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T14:52:35Z2007-10-232021-01-20T14:52:35Z2007-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505porGERVAZIO, Caroline de SouzaLACANALLO, Luciana FigueiredoALMEIDA, Maria Ângela Garcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:01:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6505Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:01:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GERVAZIO, Caroline de Souza
Aprendizagem
Ensino de artes
Imagem
title_short A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author GERVAZIO, Caroline de Souza
author_facet GERVAZIO, Caroline de Souza
LACANALLO, Luciana Figueiredo
ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de
author_role author
author2 LACANALLO, Luciana Figueiredo
ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GERVAZIO, Caroline de Souza
LACANALLO, Luciana Figueiredo
ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino de artes
Imagem
topic Aprendizagem
Ensino de artes
Imagem
description Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-09-23
2021-01-20T14:52:35Z
2021-01-20T14:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309683040256000