A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505 |
Resumo: | Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz. |
id |
UNICESU-1_d169b50841522a0e658d7bdb1d3d20d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6505 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTILAprendizagemEnsino de artesImagemDestaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T14:52:35Z2007-10-232021-01-20T14:52:35Z2007-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505porGERVAZIO, Caroline de SouzaLACANALLO, Luciana FigueiredoALMEIDA, Maria Ângela Garcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:01:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6505Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:01:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL GERVAZIO, Caroline de Souza Aprendizagem Ensino de artes Imagem |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS NA CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
GERVAZIO, Caroline de Souza |
author_facet |
GERVAZIO, Caroline de Souza LACANALLO, Luciana Figueiredo ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de |
author_role |
author |
author2 |
LACANALLO, Luciana Figueiredo ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GERVAZIO, Caroline de Souza LACANALLO, Luciana Figueiredo ALMEIDA, Maria Ângela Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino de artes Imagem |
topic |
Aprendizagem Ensino de artes Imagem |
description |
Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois sabe-se que por meio das imagens as crianças constroem significados. Cabe investigar se existe interferência dos desenhos animados na cultura visual em crianças na educação infantil e identificar estratégias para utilização de recursos visuais no processo de ensino. Utilizará do método de abordagem dedutivo e indutivo e procedimento experimental numa creche do município de Maringá. Haverá pré-teste antecedendo os filmes “Branca-de-Neve e Hércules” e pós-teste após esses, com crianças de 4 e 5 anos. As crianças do pré-escolar serão divididas de maneira probabilística em dois grupos, no grupo experimental e grupo controle. Enquanto o grupo experimental estiver recebendo o tratamento, as crianças do grupo controle estarão realizando atividades placebo. Serão realizadas entrevistas na própria creche a respeito dos desenhos elaborados sobre princesa e herói. As entrevistas serão realizadas após o pré–teste e depois do pós-teste, as questões que serão abordadas tratam-se de que princesa e herói eles desenharam, se esses personagens são bonitos, como eles são se existe algum objeto que o personagem desenhado tem que eles gostariam de ter também. As respostas das crianças nessas entrevistas serão tabuladas em forma de gráficos. Serão analisados nos desenhos o cenário, a vestimenta, o personagem, a ação de cada personagem. Haverá um questionário com os pais sobre alguns hábitos da família, para que se tenha um maior conhecimento da realidade de cada criança analisada. Com o tratamento aplicado, visa-se provar que os desenhos animados podem interferir na cultura visual na educação infantil, criando estereótipos no grupo experimental. Espera-se encontrar a resposta para este questionamento possibilitando aos educandos uma leitura visual eficaz. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-09-23 2021-01-20T14:52:35Z 2021-01-20T14:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309683040256000 |