A RELAÇÃO DA NATAÇÃO COM O CONTEÚDO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Patrícia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SANTANA, Guilherme Soares de, ARROYO, Cristiane Takaki
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6119
Resumo: Este trabalho consiste em abordar a relação da natação com o conteúdo curricular da educação infantil. Observa-se que a natação tem sido oferecida em escolas particulares de educação infantil como conteúdo extracurricular. O presente estudo teve como objetivo relacionar a prática da natação com os conteúdos do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - RCNEI. Trata-se de uma pesquisa de campo em que foram observadas vinte aulas de natação de duas escolas particulares, realizadas em academia. Elaborou-se uma ficha de observação com os elementos e habilidades motoras aplicadas durante as aulas, e assim foram feitas as análises relacionadas aos objetivos do RCNEI. Foi observado que as aulas de natação atendem a maioria dos objetivos propostos, através de atividades lúdicas pedagógicas, sendo de grande importância para o processo de desenvolvimento da criança. Contudo concluímos que a natação poderia ser inserida como conteúdo curricular da educação infantil e não como uma prática extracurricular por parte de algumas escolas. Espera-se que num futuro não muito distante, haja investimentos nas escolas tanto da rede privada como pública, quanto a disponibilizar espaço físico para a prática da natação.
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