ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BÔAS, Rafaela Vilas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: GOMES, Luis Henrique Martins, D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir, ARAÚJO, Mauro José Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159
Resumo: Utilizar recursos da natureza sem agredir o meio ambiente é o que existe de mais moderno na arquitetura atual. Com o objetivo de aproximar o homem da natureza e ajudá-lo a construir um pensamento sustentável, será proposto um estudo sobre casas na árvore, visto que a cidade de Maringá é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com um índice de uma árvore para cada 2,5 habitantes. Contradizendo este número a cidade não possui nenhuma casa na árvore, que esteja à altura do seu posto de cidade verde, no que se difere da cidade de Londrina que possui várias e reconhecidas casas na árvore. Esse tipo de construção não é mais entendido como coisa de criança e sim como sonho de muitos adultos, que querem um lugar tranquilo e relaxante, longe do caos urbano. Mais do que isto, a ideia de casas nas alturas mexe com a criatividade lúdica das crianças e também dos adultos. Sendo este um tema pouco discutido e com pouco histórico de pesquisa, será mostrado, através de um estudo descritivo, a origem e o contexto histórico deste tipo de construção, sua evolução até sua atual utilização, tal como diversão para crianças tanto quanto um refúgio de lazer e moradia. Também será abordado, através de uma pesquisa exploratória, seu sistema construtivo e suas possibilidades, ou seja, tipos de árvores mais adequadas para suportar estas edificações e que venham causar menor ou nenhum dano a natureza, visando principalmente analisar as árvores da cidade de Maringá, também será explorado os recursos e materiais mais viáveis e resistentes, tais como a madeira de reflorestamento e outros materiais leves que uma árvore pode suportar. Para isso será feito contato com empresas e pessoas especializadas no ramo da construção em madeira e também na construção de casas na árvore no Paraná. Tem-se por finalidade mostrar que esse tipo de edificação é viável para uma cidade como Maringá podendo ser implantada tanto em ambientes públicos como em privados sem causar danos à natureza e sim favorecer e reforçar as questões ecológicas.
id UNICESU-1_d5dc0a2ade7047f1bb22247c942ac405
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6159
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVOREArquiteturaCasas na árvoreMadeiraSustentabilidade.Utilizar recursos da natureza sem agredir o meio ambiente é o que existe de mais moderno na arquitetura atual. Com o objetivo de aproximar o homem da natureza e ajudá-lo a construir um pensamento sustentável, será proposto um estudo sobre casas na árvore, visto que a cidade de Maringá é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com um índice de uma árvore para cada 2,5 habitantes. Contradizendo este número a cidade não possui nenhuma casa na árvore, que esteja à altura do seu posto de cidade verde, no que se difere da cidade de Londrina que possui várias e reconhecidas casas na árvore. Esse tipo de construção não é mais entendido como coisa de criança e sim como sonho de muitos adultos, que querem um lugar tranquilo e relaxante, longe do caos urbano. Mais do que isto, a ideia de casas nas alturas mexe com a criatividade lúdica das crianças e também dos adultos. Sendo este um tema pouco discutido e com pouco histórico de pesquisa, será mostrado, através de um estudo descritivo, a origem e o contexto histórico deste tipo de construção, sua evolução até sua atual utilização, tal como diversão para crianças tanto quanto um refúgio de lazer e moradia. Também será abordado, através de uma pesquisa exploratória, seu sistema construtivo e suas possibilidades, ou seja, tipos de árvores mais adequadas para suportar estas edificações e que venham causar menor ou nenhum dano a natureza, visando principalmente analisar as árvores da cidade de Maringá, também será explorado os recursos e materiais mais viáveis e resistentes, tais como a madeira de reflorestamento e outros materiais leves que uma árvore pode suportar. Para isso será feito contato com empresas e pessoas especializadas no ramo da construção em madeira e também na construção de casas na árvore no Paraná. Tem-se por finalidade mostrar que esse tipo de edificação é viável para uma cidade como Maringá podendo ser implantada tanto em ambientes públicos como em privados sem causar danos à natureza e sim favorecer e reforçar as questões ecológicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-02T11:58:46Z2020-10-02T11:58:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159porBÔAS, Rafaela VilasGOMES, Luis Henrique MartinsD’OLIVEIRA, Pérsio SandirARAÚJO, Mauro José Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-03T06:01:11Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6159Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-03T06:01:11Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
title ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
spellingShingle ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
BÔAS, Rafaela Vilas
Arquitetura
Casas na árvore
Madeira
Sustentabilidade
.
title_short ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
title_full ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
title_fullStr ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
title_full_unstemmed ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
title_sort ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
author BÔAS, Rafaela Vilas
author_facet BÔAS, Rafaela Vilas
GOMES, Luis Henrique Martins
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
ARAÚJO, Mauro José Souza
author_role author
author2 GOMES, Luis Henrique Martins
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
ARAÚJO, Mauro José Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BÔAS, Rafaela Vilas
GOMES, Luis Henrique Martins
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
ARAÚJO, Mauro José Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Casas na árvore
Madeira
Sustentabilidade
.
topic Arquitetura
Casas na árvore
Madeira
Sustentabilidade
.
description Utilizar recursos da natureza sem agredir o meio ambiente é o que existe de mais moderno na arquitetura atual. Com o objetivo de aproximar o homem da natureza e ajudá-lo a construir um pensamento sustentável, será proposto um estudo sobre casas na árvore, visto que a cidade de Maringá é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com um índice de uma árvore para cada 2,5 habitantes. Contradizendo este número a cidade não possui nenhuma casa na árvore, que esteja à altura do seu posto de cidade verde, no que se difere da cidade de Londrina que possui várias e reconhecidas casas na árvore. Esse tipo de construção não é mais entendido como coisa de criança e sim como sonho de muitos adultos, que querem um lugar tranquilo e relaxante, longe do caos urbano. Mais do que isto, a ideia de casas nas alturas mexe com a criatividade lúdica das crianças e também dos adultos. Sendo este um tema pouco discutido e com pouco histórico de pesquisa, será mostrado, através de um estudo descritivo, a origem e o contexto histórico deste tipo de construção, sua evolução até sua atual utilização, tal como diversão para crianças tanto quanto um refúgio de lazer e moradia. Também será abordado, através de uma pesquisa exploratória, seu sistema construtivo e suas possibilidades, ou seja, tipos de árvores mais adequadas para suportar estas edificações e que venham causar menor ou nenhum dano a natureza, visando principalmente analisar as árvores da cidade de Maringá, também será explorado os recursos e materiais mais viáveis e resistentes, tais como a madeira de reflorestamento e outros materiais leves que uma árvore pode suportar. Para isso será feito contato com empresas e pessoas especializadas no ramo da construção em madeira e também na construção de casas na árvore no Paraná. Tem-se por finalidade mostrar que esse tipo de edificação é viável para uma cidade como Maringá podendo ser implantada tanto em ambientes públicos como em privados sem causar danos à natureza e sim favorecer e reforçar as questões ecológicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-02T11:58:46Z
2020-10-02T11:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730039017472