RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: GAGLIANONE, Cristina Pereira, PEREIRA, MIlene Enz Fagá
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6996
Resumo: O aumento do peso corporal na população tem sido observado em diversos países. Sobrepeso é tido como aumento excessivo do peso corporal total, o que pode ocorrer em consequência de modificações em apenas um de seus constituintes (gordura, músculo, osso e água) ou em seu conjunto. A obesidade, porém, refere-se especialmente ao aumento na quantidade generalizada ou localizada de gordura em relação ao peso corporal, associado a elevados riscos para a saúde. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a prevalência de doenças associadas ao sobrepeso e obesidade. Participaram deste estudo 90 mulheres com idade entre 25 e 55 anos e diagnóstico nutricional de sobrepeso ou obesidade, atendidas em uma clínica de endocrinologia do município de Maringá. Os dados foram retirados do prontuário eletrônico da clínica. Foi utilizado o Índice de Quetelet para avaliação do estado nutricional. Dentre a população estudada, 42,2% apresentava sobrepeso, 32,2% obesidade grau I, 15,6% obesidade grau II e 10% obesidade grau III. Em relação à atividade física, 92,2% eram sedentárias. Pôde-se constatar que 62,2% da amostra apresentou alguma co-morbidade relacionada ao excesso de peso, sendo que 16% apresentou hipertensão, 85,7% apresentou dislipidemia e 26,8% apresentou intolerância à glicose oral ou diabetes. Vale ressaltar que alguns indivíduos apresentaram mais que uma doença associada. Também foi constatado que 48,9% da população apresentava ao menos um familiar de primeiro grau com excesso de peso, indicando a ação do componente hereditário. Os dados demonstram que, na população estudada, o sobrepeso e a obesidade estão associados a maiores riscos de desenvolver doenças. Além disso, os resultados ressaltam que o sedentarismo pode ser um agravante para o surgimento de doenças crônico - degenerativas. Os resultados indicam a importância do controle do peso corporal e de hábitos saudáveis como forma de evitar o surgimento e agravamento de doenças associadas ao excesso de peso.
id UNICESU-1_d5eba5faee21429f193758d7704b64d7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6996
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADESobrepesoObesidadeRiscos para a saúdeO aumento do peso corporal na população tem sido observado em diversos países. Sobrepeso é tido como aumento excessivo do peso corporal total, o que pode ocorrer em consequência de modificações em apenas um de seus constituintes (gordura, músculo, osso e água) ou em seu conjunto. A obesidade, porém, refere-se especialmente ao aumento na quantidade generalizada ou localizada de gordura em relação ao peso corporal, associado a elevados riscos para a saúde. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a prevalência de doenças associadas ao sobrepeso e obesidade. Participaram deste estudo 90 mulheres com idade entre 25 e 55 anos e diagnóstico nutricional de sobrepeso ou obesidade, atendidas em uma clínica de endocrinologia do município de Maringá. Os dados foram retirados do prontuário eletrônico da clínica. Foi utilizado o Índice de Quetelet para avaliação do estado nutricional. Dentre a população estudada, 42,2% apresentava sobrepeso, 32,2% obesidade grau I, 15,6% obesidade grau II e 10% obesidade grau III. Em relação à atividade física, 92,2% eram sedentárias. Pôde-se constatar que 62,2% da amostra apresentou alguma co-morbidade relacionada ao excesso de peso, sendo que 16% apresentou hipertensão, 85,7% apresentou dislipidemia e 26,8% apresentou intolerância à glicose oral ou diabetes. Vale ressaltar que alguns indivíduos apresentaram mais que uma doença associada. Também foi constatado que 48,9% da população apresentava ao menos um familiar de primeiro grau com excesso de peso, indicando a ação do componente hereditário. Os dados demonstram que, na população estudada, o sobrepeso e a obesidade estão associados a maiores riscos de desenvolver doenças. Além disso, os resultados ressaltam que o sedentarismo pode ser um agravante para o surgimento de doenças crônico - degenerativas. Os resultados indicam a importância do controle do peso corporal e de hábitos saudáveis como forma de evitar o surgimento e agravamento de doenças associadas ao excesso de peso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T16:00:32Z2005-10-192021-02-01T16:00:32Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6996porCARVAJAL, Anne Elise Saara SantosGAGLIANONE, Cristina PereiraPEREIRA, MIlene Enz Fagáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T19:23:28Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6996Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T19:23:28Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
title RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
spellingShingle RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
Sobrepeso
Obesidade
Riscos para a saúde
title_short RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
title_full RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
title_fullStr RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
title_full_unstemmed RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
title_sort RISCOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE
author CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
author_facet CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
GAGLIANONE, Cristina Pereira
PEREIRA, MIlene Enz Fagá
author_role author
author2 GAGLIANONE, Cristina Pereira
PEREIRA, MIlene Enz Fagá
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
GAGLIANONE, Cristina Pereira
PEREIRA, MIlene Enz Fagá
dc.subject.por.fl_str_mv Sobrepeso
Obesidade
Riscos para a saúde
topic Sobrepeso
Obesidade
Riscos para a saúde
description O aumento do peso corporal na população tem sido observado em diversos países. Sobrepeso é tido como aumento excessivo do peso corporal total, o que pode ocorrer em consequência de modificações em apenas um de seus constituintes (gordura, músculo, osso e água) ou em seu conjunto. A obesidade, porém, refere-se especialmente ao aumento na quantidade generalizada ou localizada de gordura em relação ao peso corporal, associado a elevados riscos para a saúde. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a prevalência de doenças associadas ao sobrepeso e obesidade. Participaram deste estudo 90 mulheres com idade entre 25 e 55 anos e diagnóstico nutricional de sobrepeso ou obesidade, atendidas em uma clínica de endocrinologia do município de Maringá. Os dados foram retirados do prontuário eletrônico da clínica. Foi utilizado o Índice de Quetelet para avaliação do estado nutricional. Dentre a população estudada, 42,2% apresentava sobrepeso, 32,2% obesidade grau I, 15,6% obesidade grau II e 10% obesidade grau III. Em relação à atividade física, 92,2% eram sedentárias. Pôde-se constatar que 62,2% da amostra apresentou alguma co-morbidade relacionada ao excesso de peso, sendo que 16% apresentou hipertensão, 85,7% apresentou dislipidemia e 26,8% apresentou intolerância à glicose oral ou diabetes. Vale ressaltar que alguns indivíduos apresentaram mais que uma doença associada. Também foi constatado que 48,9% da população apresentava ao menos um familiar de primeiro grau com excesso de peso, indicando a ação do componente hereditário. Os dados demonstram que, na população estudada, o sobrepeso e a obesidade estão associados a maiores riscos de desenvolver doenças. Além disso, os resultados ressaltam que o sedentarismo pode ser um agravante para o surgimento de doenças crônico - degenerativas. Os resultados indicam a importância do controle do peso corporal e de hábitos saudáveis como forma de evitar o surgimento e agravamento de doenças associadas ao excesso de peso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T16:00:32Z
2021-02-01T16:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6996
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098719168430080