LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Lígia de Amorim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730
Resumo: Necessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética.
id UNICESU-1_d98e5cde99c87d48a186e63d4392d707
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6730
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOSAlfabetizaçãoEscola e ensinoLetramentoNecessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T17:33:43Z2007-10-232021-01-25T17:33:43Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730porNEVES, Lígia de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:02:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6730Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-26T06:02:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
title LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
spellingShingle LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
NEVES, Lígia de Amorim
Alfabetização
Escola e ensino
Letramento
title_short LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
title_full LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
title_fullStr LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
title_full_unstemmed LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
title_sort LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
author NEVES, Lígia de Amorim
author_facet NEVES, Lígia de Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Lígia de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escola e ensino
Letramento
topic Alfabetização
Escola e ensino
Letramento
description Necessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T17:33:43Z
2021-01-25T17:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098697077030912