LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730 |
Resumo: | Necessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética. |
id |
UNICESU-1_d98e5cde99c87d48a186e63d4392d707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6730 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOSAlfabetizaçãoEscola e ensinoLetramentoNecessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T17:33:43Z2007-10-232021-01-25T17:33:43Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730porNEVES, Lígia de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:02:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6730Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-26T06:02:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
title |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
spellingShingle |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS NEVES, Lígia de Amorim Alfabetização Escola e ensino Letramento |
title_short |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
title_full |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
title_fullStr |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
title_sort |
LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
author |
NEVES, Lígia de Amorim |
author_facet |
NEVES, Lígia de Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Lígia de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Escola e ensino Letramento |
topic |
Alfabetização Escola e ensino Letramento |
description |
Necessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-25T17:33:43Z 2021-01-25T17:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098697077030912 |