SABEDORIA E EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE: A LITERATURA SAPIENCIAL JUDAICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAZAVECHIA, William Robson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2528
Resumo: O texto, fruto da pesquisa realizada em torno da temática da sabedoria israelita, tem por objetivo descrever como foram forjados os fundamentos dessa literatura nos processos históricos que as constituíram. Visando, sobretudo, o fato de que em toda ela permeia a preocupação com a educação. Principalmente a educação que visa o “saber viver”. Pesquisa de cunho bibliográfico se serve e utiliza de alguns preceitos metodológicos críticos que a constitui. Foram levantadas as fontes, e, a partir de então, o trabalho de interpretação das mesmas com autores que se dedicaram ao tema tanto no Brasil como no exterior. A sabedoria que tem por sujeito o sábio tira das experiências e das observações vividas e feitas lições para viver. Cinco são as obras literárias principais que nos dão acesso a tradição sapiencial de Israel: Provérbios, Jó, Eclesiastes (Qohélet), Sirácida e Sabedoria de Salomão (CERESKO, 2004, p. 54). A prática religiosa é apenas um âmbito da vida, enquanto que para a sabedoria o mundo é tão vasto quanto tudo que pode ser encontrado no ambiente natural, nos eventos históricos, nas relações sociais, na ordem política, nos assuntos familiares, no trabalho cotidiano e na fé.
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