ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ROSIN, Gisele Cristina, TAKEDA, Alice Michyio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982
Resumo: Na comunidade bentônica, as larvas de Chironomidae ocorrem em altas densidades na maioria dos hábitats. Esse trabalho tem como objetivos, analisar a composição taxonômica, abundância e distribuição das larvas de Chironomidae nos diferentes sistemas. As coletas foram realizadas em março e setembro de 2003 com um amostrador do tipo Petersen modificado, no rio Ivinheima, lagoas dos Patos e Ventura, canal Ipoitã, rio Paraná, ressaco do Pau Véio, lagoas das Garças e do Osmar. Os dados abióticos foram obtidos através de sonda multiparâmetro. As larvas foram preparadas com meio de Hoyer, e para a identificação dos gêneros, foi utilizada literatura especializada. Durante o período amostrado, foram identificados 31 gêneros.A maior densidade de larvas foi registrada na lagoa do Osmar e a maior diversidade no Canal Ipoitã. Observou-se que a distribuição dos gêneros de Chironomidae esteve relacionada principalmente com concentração de oxigênio dissolvido e o tipo de sedimento.
id UNICESU-1_dc4ed0812bbda12d2d8b6e4779f6dd3a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2982
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.ChironomidaeDensidadeOxigênioSedimentoNa comunidade bentônica, as larvas de Chironomidae ocorrem em altas densidades na maioria dos hábitats. Esse trabalho tem como objetivos, analisar a composição taxonômica, abundância e distribuição das larvas de Chironomidae nos diferentes sistemas. As coletas foram realizadas em março e setembro de 2003 com um amostrador do tipo Petersen modificado, no rio Ivinheima, lagoas dos Patos e Ventura, canal Ipoitã, rio Paraná, ressaco do Pau Véio, lagoas das Garças e do Osmar. Os dados abióticos foram obtidos através de sonda multiparâmetro. As larvas foram preparadas com meio de Hoyer, e para a identificação dos gêneros, foi utilizada literatura especializada. Durante o período amostrado, foram identificados 31 gêneros.A maior densidade de larvas foi registrada na lagoa do Osmar e a maior diversidade no Canal Ipoitã. Observou-se que a distribuição dos gêneros de Chironomidae esteve relacionada principalmente com concentração de oxigênio dissolvido e o tipo de sedimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-22T17:13:28Z2019-11-22T17:13:28Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982porMANGAROTTI, Danielle Paula de OliveiraROSIN, Gisele CristinaTAKEDA, Alice Michyioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:53:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2982Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:53:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
title ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
spellingShingle ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
Chironomidae
Densidade
Oxigênio
Sedimento
title_short ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
title_full ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
title_fullStr ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
title_full_unstemmed ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
title_sort ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
author MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
author_facet MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
ROSIN, Gisele Cristina
TAKEDA, Alice Michyio
author_role author
author2 ROSIN, Gisele Cristina
TAKEDA, Alice Michyio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
ROSIN, Gisele Cristina
TAKEDA, Alice Michyio
dc.subject.por.fl_str_mv Chironomidae
Densidade
Oxigênio
Sedimento
topic Chironomidae
Densidade
Oxigênio
Sedimento
description Na comunidade bentônica, as larvas de Chironomidae ocorrem em altas densidades na maioria dos hábitats. Esse trabalho tem como objetivos, analisar a composição taxonômica, abundância e distribuição das larvas de Chironomidae nos diferentes sistemas. As coletas foram realizadas em março e setembro de 2003 com um amostrador do tipo Petersen modificado, no rio Ivinheima, lagoas dos Patos e Ventura, canal Ipoitã, rio Paraná, ressaco do Pau Véio, lagoas das Garças e do Osmar. Os dados abióticos foram obtidos através de sonda multiparâmetro. As larvas foram preparadas com meio de Hoyer, e para a identificação dos gêneros, foi utilizada literatura especializada. Durante o período amostrado, foram identificados 31 gêneros.A maior densidade de larvas foi registrada na lagoa do Osmar e a maior diversidade no Canal Ipoitã. Observou-se que a distribuição dos gêneros de Chironomidae esteve relacionada principalmente com concentração de oxigênio dissolvido e o tipo de sedimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-22T17:13:28Z
2019-11-22T17:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098720524238848