Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACCIN, Tatiana Carla
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
Resumo: Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações, do Centro Universitário de Maringá- UniCesumar. Orientador: Prof. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientadora: Profª.Dra. Letícia Fleig Dal Forno
id UNICESU-1_de7665f5b6315010260f6f9cf6910e3a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1093
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEPEnsino PúblicoRedes SociaisCriação de ConhecimentoCompartilhamento de ConhecimentoTIC na educaçãoDissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações, do Centro Universitário de Maringá- UniCesumar. Orientador: Prof. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientadora: Profª.Dra. Letícia Fleig Dal FornoAs transformações que ocorrem atualmente no mundo todo, vão evidentemente além de mudanças de tecnologia de informação e comunicação, no entanto estas desempenham papel central. Tendo a educação como um processo de construção permanente de pontes entre o mundo da escola e o universo que os cerca, faz-se necessário dar vistas para essas transformações. Sendo assim tem se afirmado que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial as Redes Sociais, são ferramentas que favorecem a geração de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho, a partir da análise do alcance e implantação das práticas de Gestão do Conhecimento de base tecnológica, nas escolas públicas da região da AMUSEP, teve como objetivo verificar se as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas como ferramentas para as práticas de Gestão do Conhecimento, que incluem: criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento nestas escolas. A fundamentação teórica se alicerça na revisão de literatura sobre Gestão do Conhecimento, TIC e Educação. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi um estudo de caso, de cunho descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento para coleta de dados foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) para avaliar a implantação e o alcance de 11 práticas de Gestão do Conhecimento. O resultado encontrado apresentou nível baixo tanto para implantação como para o alcance das práticas. Diante do baixo nível encontrado, com objetivo de buscar informações mais aprofundadas sobre o uso das TIC no ambiente escolar, em especial as redes sociais, elaborou-se um instrumento próprio, com questões pertinentes ao tema. Este instrumento teve a finalidade de analisar se as TIC são utilizadas como ferramentas para criação, disseminação e compartilhamento do conhecimento no ensino público da região da AMUSEP. Os resultados se mostraram satisfatórios, desenhando o perfil das escolas em face da inserção das TIC perante a sociedade do conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioFORNO, Leticia Fleig DalFACCIN, Tatiana Carla2019-08-02T17:49:16Z2019-08-02T17:49:16Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1093Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
title Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
FACCIN, Tatiana Carla
Ensino Público
Redes Sociais
Criação de Conhecimento
Compartilhamento de Conhecimento
TIC na educação
title_short Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
title_full Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
title_sort Tecnologias de informação e comunicação: ferramentas para práticas de gestão do conhecimento nas escolas públicas da região da AMUSEP
author FACCIN, Tatiana Carla
author_facet FACCIN, Tatiana Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORTOLOZZI, Flávio
FORNO, Leticia Fleig Dal
dc.contributor.author.fl_str_mv FACCIN, Tatiana Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Público
Redes Sociais
Criação de Conhecimento
Compartilhamento de Conhecimento
TIC na educação
topic Ensino Público
Redes Sociais
Criação de Conhecimento
Compartilhamento de Conhecimento
TIC na educação
description Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações, do Centro Universitário de Maringá- UniCesumar. Orientador: Prof. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientadora: Profª.Dra. Letícia Fleig Dal Forno
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2019-08-02T17:49:16Z
2019-08-02T17:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098715158675456