PROFISSÃO BIOMÉDICA: NOVOS RUMOS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3106 |
Resumo: | A escolha do curso de graduação, compõe um conjunto de itens de vida e profissional, é uma decisão de grande importância, pois esta ditará seu futuro e trajetória de carreira. O respectivo trabalho procura analisar a perspectiva dos egressos e dos biomédicos em relação á profissão e ao mercado de trabalho, sob as perspectivas e anseios da profissão biomédica. Sob aspecto metodológico transversal, população a partir de 18 anos de idade, entres estes, egressos de uma Instituição Privada de Ensino Superior de Maringá – Unicesumar, e profissionais biomédicos atuantes nesta mesma cidade, de maio a junho de 2015. Sendo aplicados 2 (dois) questionários, sendo o primeiro voltado ao posicionamento dos acadêmicos, futuramente, profissionais e posteriormente, o segundo voltado aos profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados por estatística descritiva, utilizando testes estatísticos, com índices de significância de 5% (0,05). Como resultados, constatou-se algumas dificuldades dos profissionais, como, pouco reconhecimento do curso e da profissão, restrição dos empregadores (exigência de tempo de experiência) e a questão financeira, com a remuneração salarial. Quanto as áreas de atuação, houve um equilíbrio entre Análises Clínicas, Estética, Imagem e Docência. Acredita-se que esses valores refletem o perfil da profissão, com exceção da estética. Contudo, os profissionais encontram-se satisfeitos com a profissão e tem uma boa perspectiva de suas áreas de atuação. Conclui-se que os acadêmicos são em sua maioria jovens e tem uma visão otimista do mercado de trabalho. Os profissionais, por outro lado, encontram dificuldades após a formação para atuarem como biomédicos, mas a profissão tem seus pontos positivos, como a qualidade das IES juntamente com as diversas áreas de atuação. |
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