IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: IVANTES, Pedro Henrique Graciotto Pontes, BRANCO, Braulio Henrique Magnani, BERNUCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2194
Resumo: A leptina atua no sistema nervoso central, mais precisamente no hipotálamo, estimulando a sensação de saciedade. Para seu correto funcionamento, o receptor para melanocortina 4 (MC4R) deve estar em perfeitas condições, de tal maneira que a hormona estimulante α-melanócito (α-MSH), secretada pelos neurônios POMC do núcleo arqueado do hipotálamo, quando estes são ativados pela leptina, consiga ativar o receptor e gerar o sinal de saciedade. Este projeto tem como objetivo identificar obesos com alterações no gene que codifica para o receptor MC4R e inseri-los em um programa multidisciplinar voltado para o emagrecimento, de modo que seja possível avaliar a eficácia deste tratamento especifico frente a obesidade relacionada com alterações no MC4R, visto que, atualmente, são escassos os tratamentos para tal patologia. A identificação dos obesos ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, será extraído o DNA das amostras sanguíneas dos participantes no laboratório de análises clinicas do curso de Biomedicina da Unicesumar, assim como será realizado a purificação do mesmo, retirando outros componentes celulares da solução, como restos de membrana e afins, de modo que se obtenha apenas o DNA. Posteriormente, o DNA já purificado será encaminhado ao Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP) para a realização da genotipagem e identificação das possíveis alterações no gene que codifica para o receptor MC4R. Identificado os obesos com alterações no gene que codifica para o receptor de melanocortina 4, a presente pesquisa irá comparar seus resultados e avaliar se houve considerável perda de gordura corporal indicando eficácia do tratamento.
id UNICESU-1_e561b46af4393f60694a44914149cd91
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2194
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOSHormônio da saciedadeMC4RObesidadeA leptina atua no sistema nervoso central, mais precisamente no hipotálamo, estimulando a sensação de saciedade. Para seu correto funcionamento, o receptor para melanocortina 4 (MC4R) deve estar em perfeitas condições, de tal maneira que a hormona estimulante α-melanócito (α-MSH), secretada pelos neurônios POMC do núcleo arqueado do hipotálamo, quando estes são ativados pela leptina, consiga ativar o receptor e gerar o sinal de saciedade. Este projeto tem como objetivo identificar obesos com alterações no gene que codifica para o receptor MC4R e inseri-los em um programa multidisciplinar voltado para o emagrecimento, de modo que seja possível avaliar a eficácia deste tratamento especifico frente a obesidade relacionada com alterações no MC4R, visto que, atualmente, são escassos os tratamentos para tal patologia. A identificação dos obesos ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, será extraído o DNA das amostras sanguíneas dos participantes no laboratório de análises clinicas do curso de Biomedicina da Unicesumar, assim como será realizado a purificação do mesmo, retirando outros componentes celulares da solução, como restos de membrana e afins, de modo que se obtenha apenas o DNA. Posteriormente, o DNA já purificado será encaminhado ao Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP) para a realização da genotipagem e identificação das possíveis alterações no gene que codifica para o receptor MC4R. Identificado os obesos com alterações no gene que codifica para o receptor de melanocortina 4, a presente pesquisa irá comparar seus resultados e avaliar se houve considerável perda de gordura corporal indicando eficácia do tratamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:19:29Z2019-08-26T17:19:29Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2194porWOSNIACKI FILHO, Ângelo MarceloIVANTES, Pedro Henrique Graciotto PontesBRANCO, Braulio Henrique MagnaniBERNUCI, Marcelo Picinininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2194Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:08:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
title IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
Hormônio da saciedade
MC4R
Obesidade
title_short IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
title_full IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
title_sort IDENTIFICAÇÃO DO GENE MELANOCORTINA 4 DA LEPTINA EM ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS OBESOS
author WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
author_facet WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
IVANTES, Pedro Henrique Graciotto Pontes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
BERNUCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 IVANTES, Pedro Henrique Graciotto Pontes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
BERNUCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
IVANTES, Pedro Henrique Graciotto Pontes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
BERNUCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Hormônio da saciedade
MC4R
Obesidade
topic Hormônio da saciedade
MC4R
Obesidade
description A leptina atua no sistema nervoso central, mais precisamente no hipotálamo, estimulando a sensação de saciedade. Para seu correto funcionamento, o receptor para melanocortina 4 (MC4R) deve estar em perfeitas condições, de tal maneira que a hormona estimulante α-melanócito (α-MSH), secretada pelos neurônios POMC do núcleo arqueado do hipotálamo, quando estes são ativados pela leptina, consiga ativar o receptor e gerar o sinal de saciedade. Este projeto tem como objetivo identificar obesos com alterações no gene que codifica para o receptor MC4R e inseri-los em um programa multidisciplinar voltado para o emagrecimento, de modo que seja possível avaliar a eficácia deste tratamento especifico frente a obesidade relacionada com alterações no MC4R, visto que, atualmente, são escassos os tratamentos para tal patologia. A identificação dos obesos ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, será extraído o DNA das amostras sanguíneas dos participantes no laboratório de análises clinicas do curso de Biomedicina da Unicesumar, assim como será realizado a purificação do mesmo, retirando outros componentes celulares da solução, como restos de membrana e afins, de modo que se obtenha apenas o DNA. Posteriormente, o DNA já purificado será encaminhado ao Laboratório de Biologia Molecular do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP) para a realização da genotipagem e identificação das possíveis alterações no gene que codifica para o receptor MC4R. Identificado os obesos com alterações no gene que codifica para o receptor de melanocortina 4, a presente pesquisa irá comparar seus resultados e avaliar se houve considerável perda de gordura corporal indicando eficácia do tratamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:19:29Z
2019-08-26T17:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2194
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098716451569664