A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BRASILEIRO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Paula de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BRAGLINIR, Fernanda, VELHO, Ana Paula Machado
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2402
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade atinge 5% da população mundial, independente do país estudado, e persiste na idade adulta em cerca de 65-75% dos casos. Este tem sido um transtorno historicamente estudado mundialmente por multiprofissionais, devido aos seus sintomas que comprometem os indivíduos em seu aspecto biológico, psíquico e social. Desta forma, no Brasil calcula-se que milhares de pessoas podem sofrem influência desse transtorno em sua vida, afetando principalmente o sistema de saúde do brasileiro. Isto posto, esta revisão sistemática se justifica pela manutenção da emergência do tema, demandando de empenho dos estudos volvidos à população brasileira. Objetivou-se coletar dados quantitativos e qualitativos, a fim de estimar os esforços científicos para o avanço da atenção e assistência brasileira a respeito do tema, assim como levantar os interesses dos autores nas suas abordagens. Pesquisas sobre o TDAH nesse território podem beneficiar a população brasileira, que sofre direta ou indiretamente com os sintomas do TDAH. Para tanto, aplicou-se os critérios de inclusão: artigos em português; palavras chaves: “transtorno de déficit de atenção”; “hiperatividade”; “tdah”; no período de 2010- 2014; país de afiliação: Brasil; título e resumo relacionados ao tema. Examinadas as bases de dados: BVS, LILACS, IBECS, MEDLINE, Cochrane Library e SCIELO. A pesquisa de deu em duas fases, a primeira quantitativa, a segunda fase qualitativa sendo adotada como método de organização a formação de subgrupos, contendo textos com discussões afins. Como conclusão, o estigma e os equívocos no diagnóstico e tratamento foram destacados como barreiras importantes para o reconhecimento e o tratamento do TDAH. Principalmente os estudos estão voltados, à busca de respostas para o surgimento do transtorno. Abre-se, desta maneira, possibilidades de pesquisas que subsidiem o conhecimento experimental de atenção à saúde desses ind
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