RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIVA, Giovana Tassia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SOUZA, Sergio Moraes de, MARSON, Fabiano, BRESSANIN, Lucineia de Caires, SENSI, Luis Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
Resumo: As restaurações adesivas diretas com resinas compostas são, hoje em dia, a opção mais lógica e racional para o restabelecimento da integridade funcional, biológica e estética dos dentes posteriores acometidos por lesões cariosas, defeitos estruturais ou para a substituição de restaurações insatisfatórias de tamanho pequeno ou médio. Apesar de presentes a mais de 30 anos, desde a introdução dos procedimentos adesivos e das resinas compostas, a execução das restaurações adesivas em dentes posteriores nunca foi uma unanimidade entre os clínicos. Isto se deve à péssima impressão deixada pelos primeiros sistemas restauradores indicados para utilização nos dentes posteriores, que apresentaram um desempenho clínico insatisfatório. Através dos anos, a evolução e desenvolvimento de técnicas adesivas mais seguras e de resinas compostas com propriedades melhoradas possibilitou a obtenção de excelentes resultados clínicos, tornando a execução das restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes posteriores um expediente rotineiro no dia a dia da clínica restauradora. Esta popularidade se deve também ao grande apelo estético imposto pelos padrões atuais de beleza que consideram que restaurações da cor do dente transmitem a sensação de uma aparência saudável e de bem-estar, característica desejável pela grande maioria dos pacientes e impossível de ser obtida quando restaurações metálicas, como as restaurações de amálgama, estão presentes. Com o aperfeiçoamento dos materiais e técnicas restauradoras impulsionou a utilização das resinas compostas nos dentes posteriores de tal maneira que a sua utilização para a resolução de diversas situações clínicas se tornou imprescindível na prática da odontologia restauradora nos dias de hoje. Entretanto, a execução adequada destas restaurações é fundamental para a obtenção de bons resultados clínicos. Este artigo apresenta uma seqüência clínica passo-a-passo para a restauração previsível da integridade biomecânica, estrutural e estética de cavidades de classe II com resinas compostas.
id UNICESU-1_e8cdd21befea3bb7073c58ad5b2d22c6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7184
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICORestaurações adesivasDiretasDentes posterioresAs restaurações adesivas diretas com resinas compostas são, hoje em dia, a opção mais lógica e racional para o restabelecimento da integridade funcional, biológica e estética dos dentes posteriores acometidos por lesões cariosas, defeitos estruturais ou para a substituição de restaurações insatisfatórias de tamanho pequeno ou médio. Apesar de presentes a mais de 30 anos, desde a introdução dos procedimentos adesivos e das resinas compostas, a execução das restaurações adesivas em dentes posteriores nunca foi uma unanimidade entre os clínicos. Isto se deve à péssima impressão deixada pelos primeiros sistemas restauradores indicados para utilização nos dentes posteriores, que apresentaram um desempenho clínico insatisfatório. Através dos anos, a evolução e desenvolvimento de técnicas adesivas mais seguras e de resinas compostas com propriedades melhoradas possibilitou a obtenção de excelentes resultados clínicos, tornando a execução das restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes posteriores um expediente rotineiro no dia a dia da clínica restauradora. Esta popularidade se deve também ao grande apelo estético imposto pelos padrões atuais de beleza que consideram que restaurações da cor do dente transmitem a sensação de uma aparência saudável e de bem-estar, característica desejável pela grande maioria dos pacientes e impossível de ser obtida quando restaurações metálicas, como as restaurações de amálgama, estão presentes. Com o aperfeiçoamento dos materiais e técnicas restauradoras impulsionou a utilização das resinas compostas nos dentes posteriores de tal maneira que a sua utilização para a resolução de diversas situações clínicas se tornou imprescindível na prática da odontologia restauradora nos dias de hoje. Entretanto, a execução adequada destas restaurações é fundamental para a obtenção de bons resultados clínicos. Este artigo apresenta uma seqüência clínica passo-a-passo para a restauração previsível da integridade biomecânica, estrutural e estética de cavidades de classe II com resinas compostas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T17:19:52Z2005-10-192021-02-04T17:19:52Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184porRIVA, Giovana TassiaSOUZA, Sergio Moraes deMARSON, FabianoBRESSANIN, Lucineia de CairesSENSI, Luis Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:49Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7184Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-05T06:01:49Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
title RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
spellingShingle RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
RIVA, Giovana Tassia
Restaurações adesivas
Diretas
Dentes posteriores
title_short RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
title_full RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
title_fullStr RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
title_full_unstemmed RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
title_sort RESTAURAÇÕES ADESIVAS DIRETAS EM DENTES POSTERIORES - RELATO DE CASO CLÍNICO
author RIVA, Giovana Tassia
author_facet RIVA, Giovana Tassia
SOUZA, Sergio Moraes de
MARSON, Fabiano
BRESSANIN, Lucineia de Caires
SENSI, Luis Guilherme
author_role author
author2 SOUZA, Sergio Moraes de
MARSON, Fabiano
BRESSANIN, Lucineia de Caires
SENSI, Luis Guilherme
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIVA, Giovana Tassia
SOUZA, Sergio Moraes de
MARSON, Fabiano
BRESSANIN, Lucineia de Caires
SENSI, Luis Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Restaurações adesivas
Diretas
Dentes posteriores
topic Restaurações adesivas
Diretas
Dentes posteriores
description As restaurações adesivas diretas com resinas compostas são, hoje em dia, a opção mais lógica e racional para o restabelecimento da integridade funcional, biológica e estética dos dentes posteriores acometidos por lesões cariosas, defeitos estruturais ou para a substituição de restaurações insatisfatórias de tamanho pequeno ou médio. Apesar de presentes a mais de 30 anos, desde a introdução dos procedimentos adesivos e das resinas compostas, a execução das restaurações adesivas em dentes posteriores nunca foi uma unanimidade entre os clínicos. Isto se deve à péssima impressão deixada pelos primeiros sistemas restauradores indicados para utilização nos dentes posteriores, que apresentaram um desempenho clínico insatisfatório. Através dos anos, a evolução e desenvolvimento de técnicas adesivas mais seguras e de resinas compostas com propriedades melhoradas possibilitou a obtenção de excelentes resultados clínicos, tornando a execução das restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes posteriores um expediente rotineiro no dia a dia da clínica restauradora. Esta popularidade se deve também ao grande apelo estético imposto pelos padrões atuais de beleza que consideram que restaurações da cor do dente transmitem a sensação de uma aparência saudável e de bem-estar, característica desejável pela grande maioria dos pacientes e impossível de ser obtida quando restaurações metálicas, como as restaurações de amálgama, estão presentes. Com o aperfeiçoamento dos materiais e técnicas restauradoras impulsionou a utilização das resinas compostas nos dentes posteriores de tal maneira que a sua utilização para a resolução de diversas situações clínicas se tornou imprescindível na prática da odontologia restauradora nos dias de hoje. Entretanto, a execução adequada destas restaurações é fundamental para a obtenção de bons resultados clínicos. Este artigo apresenta uma seqüência clínica passo-a-passo para a restauração previsível da integridade biomecânica, estrutural e estética de cavidades de classe II com resinas compostas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-04T17:19:52Z
2021-02-04T17:19:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098710266019841