EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERON, Francieli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BONINI, Edicléia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746
Resumo: Alelopatia é o efeito direto ou indireto de uma planta sobre outra, por meio da produção de compostos químicos liberados no ambiente. Os metabólitos secundários ou produtos naturais envolvidos nesse processo são denominados alelo químicos e estão presentes nos tecidos de diferentes partes das plantas. O objetivo deste trabalho é determinar o potencial alelopático de leucena (Leucaena leucocephala) no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja por meio da análise do crescimento radicular e parte aérea. Os extratos serão obtidos triturando-se 200 g de parte aérea (folhas e caules jovens) de plantas de leucena adulta em um litro de água destilada, com auxílio de um liquidificador. Serão utilizados como tratamentos extratos de leucena nas proporções de: 0, 5, 10, 15, e 20% com água à temperatura ambiente e com água aquecida a 80°C Inicialmente serão realizados experimentos em laboratório a fim de investigar os efeitos do extrato aquoso de leucena na germinação das sementes. A segunda etapa da pesquisa será realizada em casa de vegetação, onde plantas de soja serão cultivadas em vasos. Os extratos serão aplicados na irrigação diária das plantas, sendo realizados os tratos culturais necessário para um bom desenvolvimento da cultura. Quatro semanas após o plantio serão analisados os seguintes parâmetros: número de folhas, altura das plantas, diâmetro do caule, comprimento da raiz e da parte aérea, biomassa fresca e seca. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, sendo realizadas quatro repetições para cada tipo de avaliação. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas por teste adequado. Espera-se que esta pesquisa comprove se ocorre ou não ação alelopática do extrato aquoso de leucena no desenvolvimento inicial da plântula de soja. Os resultados poderão auxiliar em trabalhos futuros, utilizando a leucena como alternativa de manejo de plantas invasoras, sem interferir no desenvolvimento da cultura da soja.
id UNICESU-1_f3b4d5d508bcf22492b8f0fb89b396bb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4746
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)AlelopatiaGlycine maxLeucaena leucocephalaAlelopatia é o efeito direto ou indireto de uma planta sobre outra, por meio da produção de compostos químicos liberados no ambiente. Os metabólitos secundários ou produtos naturais envolvidos nesse processo são denominados alelo químicos e estão presentes nos tecidos de diferentes partes das plantas. O objetivo deste trabalho é determinar o potencial alelopático de leucena (Leucaena leucocephala) no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja por meio da análise do crescimento radicular e parte aérea. Os extratos serão obtidos triturando-se 200 g de parte aérea (folhas e caules jovens) de plantas de leucena adulta em um litro de água destilada, com auxílio de um liquidificador. Serão utilizados como tratamentos extratos de leucena nas proporções de: 0, 5, 10, 15, e 20% com água à temperatura ambiente e com água aquecida a 80°C Inicialmente serão realizados experimentos em laboratório a fim de investigar os efeitos do extrato aquoso de leucena na germinação das sementes. A segunda etapa da pesquisa será realizada em casa de vegetação, onde plantas de soja serão cultivadas em vasos. Os extratos serão aplicados na irrigação diária das plantas, sendo realizados os tratos culturais necessário para um bom desenvolvimento da cultura. Quatro semanas após o plantio serão analisados os seguintes parâmetros: número de folhas, altura das plantas, diâmetro do caule, comprimento da raiz e da parte aérea, biomassa fresca e seca. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, sendo realizadas quatro repetições para cada tipo de avaliação. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas por teste adequado. Espera-se que esta pesquisa comprove se ocorre ou não ação alelopática do extrato aquoso de leucena no desenvolvimento inicial da plântula de soja. Os resultados poderão auxiliar em trabalhos futuros, utilizando a leucena como alternativa de manejo de plantas invasoras, sem interferir no desenvolvimento da cultura da soja.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-31T18:14:18Z2020-01-31T18:14:18Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746porPERON, FrancieliBONINI, Edicléia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:36:15Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4746Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:36:15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
title EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
spellingShingle EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
PERON, Francieli
Alelopatia
Glycine max
Leucaena leucocephala
title_short EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
title_full EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
title_fullStr EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
title_full_unstemmed EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
title_sort EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
author PERON, Francieli
author_facet PERON, Francieli
BONINI, Edicléia Aparecida
author_role author
author2 BONINI, Edicléia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERON, Francieli
BONINI, Edicléia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopatia
Glycine max
Leucaena leucocephala
topic Alelopatia
Glycine max
Leucaena leucocephala
description Alelopatia é o efeito direto ou indireto de uma planta sobre outra, por meio da produção de compostos químicos liberados no ambiente. Os metabólitos secundários ou produtos naturais envolvidos nesse processo são denominados alelo químicos e estão presentes nos tecidos de diferentes partes das plantas. O objetivo deste trabalho é determinar o potencial alelopático de leucena (Leucaena leucocephala) no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja por meio da análise do crescimento radicular e parte aérea. Os extratos serão obtidos triturando-se 200 g de parte aérea (folhas e caules jovens) de plantas de leucena adulta em um litro de água destilada, com auxílio de um liquidificador. Serão utilizados como tratamentos extratos de leucena nas proporções de: 0, 5, 10, 15, e 20% com água à temperatura ambiente e com água aquecida a 80°C Inicialmente serão realizados experimentos em laboratório a fim de investigar os efeitos do extrato aquoso de leucena na germinação das sementes. A segunda etapa da pesquisa será realizada em casa de vegetação, onde plantas de soja serão cultivadas em vasos. Os extratos serão aplicados na irrigação diária das plantas, sendo realizados os tratos culturais necessário para um bom desenvolvimento da cultura. Quatro semanas após o plantio serão analisados os seguintes parâmetros: número de folhas, altura das plantas, diâmetro do caule, comprimento da raiz e da parte aérea, biomassa fresca e seca. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, sendo realizadas quatro repetições para cada tipo de avaliação. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas por teste adequado. Espera-se que esta pesquisa comprove se ocorre ou não ação alelopática do extrato aquoso de leucena no desenvolvimento inicial da plântula de soja. Os resultados poderão auxiliar em trabalhos futuros, utilizando a leucena como alternativa de manejo de plantas invasoras, sem interferir no desenvolvimento da cultura da soja.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-31T18:14:18Z
2020-01-31T18:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098703727099904