PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCARABELLI, Bruna Hernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MENEGASSI, Claudia Herrero Martins, SARTORI, Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2230
Resumo: O conhecimento é considerado um recurso chave para a competitividade de qualquer negócio dos mais diversos setores: indústria, comércio, serviços. Desse modo, é fundamental que as empresas estabeleçam formas de se manterem competitivas no mercado, e assim, a gestão do conhecimento tem como principal objetivo a geração, disseminação, codificação e apropriação de conhecimentos, em busca de melhoria contínua. Ela auxilia nos processos organizacionais, uma vez que permite a organização, além de gerar conhecimento, armazená-lo, distribuí-lo e utilizá-lo da maneira mais eficaz e eficiente possível (OLIVEIRA, 2002). A gestão do conhecimento tem cada vez mais se tornado uma ação crucial para uma gestão de excelência, promovendo inovação e vantagem competitiva, contudo, grande parte dos estudos sobre esse tema tem privilegiado as grandes organizações, negligenciando a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado. Esse tipo de organização trabalha com uma estrutura de pessoal bastante enxuta, visando principalmente contenção de gastos. As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental no desenvolvimento para o Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado (ESTEVAM, 2012). De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, e desse total, 99% são MPEs, as quais respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, ou seja, são múltiplas as organizações com essa configuração no cenário nacional, carecendo assim de vantagens competitivas para disputar participação de mercado (SEBRAE, 2017). Tendo em vista o reduzido número de estudos acerca das práticas de gestão do conhecimento nas MPEs, bem como o fato de que essa configuração de organização pouco se utiliza da gestão do conhecimento (MENEZES; OLAVE, 2016), esta pesquisa tem por objetivo de identificar na literatura práticas de gestão do conhecimento que possam apoiar a competitividade dos negócios nas PMEs. Para tanto, a estratégia metodológica compreende a pesquisa descritiva e qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, efetuada a partir de artigos publicados a partir de 2013 em bases de dados sobre o assunto. Espera-se, com a execução desta pesquisa, identificar práticas de gestão do conhecimento adequadas para as MPEs, que possam auxiliar essas organizações no gerenciamento, criação, disseminação e registro do conhecimento existente na organização, contribuindo para uma administração sustentável e criação de diferencial competitivo.
id UNICESU-1_f7252944d36edcdfc3de1827d0c2bc61
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2230
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESASCompetitividadeGestão do ConhecimentoMicro e Pequenas EmpresasO conhecimento é considerado um recurso chave para a competitividade de qualquer negócio dos mais diversos setores: indústria, comércio, serviços. Desse modo, é fundamental que as empresas estabeleçam formas de se manterem competitivas no mercado, e assim, a gestão do conhecimento tem como principal objetivo a geração, disseminação, codificação e apropriação de conhecimentos, em busca de melhoria contínua. Ela auxilia nos processos organizacionais, uma vez que permite a organização, além de gerar conhecimento, armazená-lo, distribuí-lo e utilizá-lo da maneira mais eficaz e eficiente possível (OLIVEIRA, 2002). A gestão do conhecimento tem cada vez mais se tornado uma ação crucial para uma gestão de excelência, promovendo inovação e vantagem competitiva, contudo, grande parte dos estudos sobre esse tema tem privilegiado as grandes organizações, negligenciando a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado. Esse tipo de organização trabalha com uma estrutura de pessoal bastante enxuta, visando principalmente contenção de gastos. As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental no desenvolvimento para o Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado (ESTEVAM, 2012). De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, e desse total, 99% são MPEs, as quais respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, ou seja, são múltiplas as organizações com essa configuração no cenário nacional, carecendo assim de vantagens competitivas para disputar participação de mercado (SEBRAE, 2017). Tendo em vista o reduzido número de estudos acerca das práticas de gestão do conhecimento nas MPEs, bem como o fato de que essa configuração de organização pouco se utiliza da gestão do conhecimento (MENEZES; OLAVE, 2016), esta pesquisa tem por objetivo de identificar na literatura práticas de gestão do conhecimento que possam apoiar a competitividade dos negócios nas PMEs. Para tanto, a estratégia metodológica compreende a pesquisa descritiva e qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, efetuada a partir de artigos publicados a partir de 2013 em bases de dados sobre o assunto. Espera-se, com a execução desta pesquisa, identificar práticas de gestão do conhecimento adequadas para as MPEs, que possam auxiliar essas organizações no gerenciamento, criação, disseminação e registro do conhecimento existente na organização, contribuindo para uma administração sustentável e criação de diferencial competitivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T19:27:26Z2019-08-26T19:27:26Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2230porSCARABELLI, Bruna HernandesMENEGASSI, Claudia Herrero MartinsSARTORI, Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:48Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2230Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:08:48Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
spellingShingle PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
SCARABELLI, Bruna Hernandes
Competitividade
Gestão do Conhecimento
Micro e Pequenas Empresas
title_short PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_fullStr PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_sort PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
author SCARABELLI, Bruna Hernandes
author_facet SCARABELLI, Bruna Hernandes
MENEGASSI, Claudia Herrero Martins
SARTORI, Rejane
author_role author
author2 MENEGASSI, Claudia Herrero Martins
SARTORI, Rejane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCARABELLI, Bruna Hernandes
MENEGASSI, Claudia Herrero Martins
SARTORI, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Gestão do Conhecimento
Micro e Pequenas Empresas
topic Competitividade
Gestão do Conhecimento
Micro e Pequenas Empresas
description O conhecimento é considerado um recurso chave para a competitividade de qualquer negócio dos mais diversos setores: indústria, comércio, serviços. Desse modo, é fundamental que as empresas estabeleçam formas de se manterem competitivas no mercado, e assim, a gestão do conhecimento tem como principal objetivo a geração, disseminação, codificação e apropriação de conhecimentos, em busca de melhoria contínua. Ela auxilia nos processos organizacionais, uma vez que permite a organização, além de gerar conhecimento, armazená-lo, distribuí-lo e utilizá-lo da maneira mais eficaz e eficiente possível (OLIVEIRA, 2002). A gestão do conhecimento tem cada vez mais se tornado uma ação crucial para uma gestão de excelência, promovendo inovação e vantagem competitiva, contudo, grande parte dos estudos sobre esse tema tem privilegiado as grandes organizações, negligenciando a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado. Esse tipo de organização trabalha com uma estrutura de pessoal bastante enxuta, visando principalmente contenção de gastos. As micro e pequenas empresas (MPEs) têm papel fundamental no desenvolvimento para o Brasil, tendo em vista seu potencial de geração de renda e postos de trabalho, assim como pela sua capacidade de adaptação às variáveis do mercado (ESTEVAM, 2012). De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, e desse total, 99% são MPEs, as quais respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, ou seja, são múltiplas as organizações com essa configuração no cenário nacional, carecendo assim de vantagens competitivas para disputar participação de mercado (SEBRAE, 2017). Tendo em vista o reduzido número de estudos acerca das práticas de gestão do conhecimento nas MPEs, bem como o fato de que essa configuração de organização pouco se utiliza da gestão do conhecimento (MENEZES; OLAVE, 2016), esta pesquisa tem por objetivo de identificar na literatura práticas de gestão do conhecimento que possam apoiar a competitividade dos negócios nas PMEs. Para tanto, a estratégia metodológica compreende a pesquisa descritiva e qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, efetuada a partir de artigos publicados a partir de 2013 em bases de dados sobre o assunto. Espera-se, com a execução desta pesquisa, identificar práticas de gestão do conhecimento adequadas para as MPEs, que possam auxiliar essas organizações no gerenciamento, criação, disseminação e registro do conhecimento existente na organização, contribuindo para uma administração sustentável e criação de diferencial competitivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T19:27:26Z
2019-08-26T19:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2230
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098728480833536