CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228 |
Resumo: | O circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados. |
id |
UNICESU-1_f83015388cf79c00d1ff138ef5f123e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6228 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLARCircoArtes circensesPropostas pedagógicasContra turno escolarO circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T12:24:42Z2020-10-06T12:24:42Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228porCANDIDO, Tathiane Regina KuliackVIEIRA, Erica AbrantesMONTELARES, Joelmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T18:57:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6228Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T18:57:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
title |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
spellingShingle |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack Circo Artes circenses Propostas pedagógicas Contra turno escolar |
title_short |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
title_full |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
title_fullStr |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
title_sort |
CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
author |
CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack |
author_facet |
CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack VIEIRA, Erica Abrantes MONTELARES, Joelma |
author_role |
author |
author2 |
VIEIRA, Erica Abrantes MONTELARES, Joelma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack VIEIRA, Erica Abrantes MONTELARES, Joelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circo Artes circenses Propostas pedagógicas Contra turno escolar |
topic |
Circo Artes circenses Propostas pedagógicas Contra turno escolar |
description |
O circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T12:24:42Z 2020-10-06T12:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309702474563584 |