CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: VIEIRA, Erica Abrantes, MONTELARES, Joelma
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228
Resumo: O circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados.
id UNICESU-1_f83015388cf79c00d1ff138ef5f123e8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6228
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLARCircoArtes circensesPropostas pedagógicasContra turno escolarO circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T12:24:42Z2020-10-06T12:24:42Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228porCANDIDO, Tathiane Regina KuliackVIEIRA, Erica AbrantesMONTELARES, Joelmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T18:57:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6228Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T18:57:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
title CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
spellingShingle CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack
Circo
Artes circenses
Propostas pedagógicas
Contra turno escolar
title_short CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
title_full CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
title_fullStr CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
title_full_unstemmed CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
title_sort CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR
author CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack
author_facet CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack
VIEIRA, Erica Abrantes
MONTELARES, Joelma
author_role author
author2 VIEIRA, Erica Abrantes
MONTELARES, Joelma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack
VIEIRA, Erica Abrantes
MONTELARES, Joelma
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Artes circenses
Propostas pedagógicas
Contra turno escolar
topic Circo
Artes circenses
Propostas pedagógicas
Contra turno escolar
description O circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T12:24:42Z
2020-10-06T12:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309702474563584