O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600 |
Resumo: | Na nova conjectura econômica, o conhecimento passa a ser um recurso econômico. As organizações, principalmente as menos providas de recursos, no esforço de se adequarem a esse mundo mais complexo e competitivo, procuram estratégias que contribuam para seu progresso. As organizações, na tentativa de identificar e enfrentar épocas de transição e uma economia instável buscam por novos modelos de gestão e melhores práticas para alcançar seus objetivos. A Gestão do Conhecimento e suas práticas vêm colaborar para a identificação, codificação e socialização do conhecimento nas organizações. Portanto, o presente estudo tem por objetivo investigar como ocorre o fomento à estruturação e à difusão do conhecimento nas organizações de tecnologia da informação. Para tanto, procura-se conhecer o modus operandi das organizações de TI, em especial as desenvolvedoras de software, no que concernem às suas estratégias e práticas de gestão do conhecimento. O estudo justifica-se devido as empresas de TI estarem inseridas em um ambiente mais dinâmico e complexo, necessitando acompanhar as mudanças tecnológicas que são mais intensas nesse campo, o que impacta seu modo de produzir e organizar o trabalho. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo do caso de uma organização de TI, localizada na região do oeste paulista. Os resultados demonstram que a organização de desenvolvimento de software do oeste paulista tem procurado fazer gestão do conhecimento mediante recursos disponíveis direcionando seus esforços quanto ao tripé pessoas, processos e tecnologia, bem como adotado alternativas para sua sustentabilidade. Todavia precisam que os incentivos governamentais sejam efetivos para o negócio e adequados a sua realidade. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões e estimular demais investigações sob a ótica do conhecimento sobre as temáticas apresentadas. |
id |
UNICESU-1_fa0a7be873b76488b50592a61b11a5d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/600 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulistaCapital intelectualConhecimentoGestão do conhecimentoModelos de gestãoTecnologia da informaçãoNa nova conjectura econômica, o conhecimento passa a ser um recurso econômico. As organizações, principalmente as menos providas de recursos, no esforço de se adequarem a esse mundo mais complexo e competitivo, procuram estratégias que contribuam para seu progresso. As organizações, na tentativa de identificar e enfrentar épocas de transição e uma economia instável buscam por novos modelos de gestão e melhores práticas para alcançar seus objetivos. A Gestão do Conhecimento e suas práticas vêm colaborar para a identificação, codificação e socialização do conhecimento nas organizações. Portanto, o presente estudo tem por objetivo investigar como ocorre o fomento à estruturação e à difusão do conhecimento nas organizações de tecnologia da informação. Para tanto, procura-se conhecer o modus operandi das organizações de TI, em especial as desenvolvedoras de software, no que concernem às suas estratégias e práticas de gestão do conhecimento. O estudo justifica-se devido as empresas de TI estarem inseridas em um ambiente mais dinâmico e complexo, necessitando acompanhar as mudanças tecnológicas que são mais intensas nesse campo, o que impacta seu modo de produzir e organizar o trabalho. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo do caso de uma organização de TI, localizada na região do oeste paulista. Os resultados demonstram que a organização de desenvolvimento de software do oeste paulista tem procurado fazer gestão do conhecimento mediante recursos disponíveis direcionando seus esforços quanto ao tripé pessoas, processos e tecnologia, bem como adotado alternativas para sua sustentabilidade. Todavia precisam que os incentivos governamentais sejam efetivos para o negócio e adequados a sua realidade. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões e estimular demais investigações sob a ótica do conhecimento sobre as temáticas apresentadas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARTATTO, LuizBORDIN, Reginaldo AliçandroSANTOS, Andreia Mileski Zuliani2018-05-30T18:13:59Z2018-05-30T18:13:59Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/600Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
title |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
spellingShingle |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista SANTOS, Andreia Mileski Zuliani Capital intelectual Conhecimento Gestão do conhecimento Modelos de gestão Tecnologia da informação |
title_short |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
title_full |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
title_fullStr |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
title_full_unstemmed |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
title_sort |
O Modus Operandi de uma organização de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da gestão do conhecimento: estudo do caso de uma empresa desenvolvedora de software localizada na região do oeste paulista |
author |
SANTOS, Andreia Mileski Zuliani |
author_facet |
SANTOS, Andreia Mileski Zuliani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TATTO, Luiz BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Andreia Mileski Zuliani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital intelectual Conhecimento Gestão do conhecimento Modelos de gestão Tecnologia da informação |
topic |
Capital intelectual Conhecimento Gestão do conhecimento Modelos de gestão Tecnologia da informação |
description |
Na nova conjectura econômica, o conhecimento passa a ser um recurso econômico. As organizações, principalmente as menos providas de recursos, no esforço de se adequarem a esse mundo mais complexo e competitivo, procuram estratégias que contribuam para seu progresso. As organizações, na tentativa de identificar e enfrentar épocas de transição e uma economia instável buscam por novos modelos de gestão e melhores práticas para alcançar seus objetivos. A Gestão do Conhecimento e suas práticas vêm colaborar para a identificação, codificação e socialização do conhecimento nas organizações. Portanto, o presente estudo tem por objetivo investigar como ocorre o fomento à estruturação e à difusão do conhecimento nas organizações de tecnologia da informação. Para tanto, procura-se conhecer o modus operandi das organizações de TI, em especial as desenvolvedoras de software, no que concernem às suas estratégias e práticas de gestão do conhecimento. O estudo justifica-se devido as empresas de TI estarem inseridas em um ambiente mais dinâmico e complexo, necessitando acompanhar as mudanças tecnológicas que são mais intensas nesse campo, o que impacta seu modo de produzir e organizar o trabalho. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo do caso de uma organização de TI, localizada na região do oeste paulista. Os resultados demonstram que a organização de desenvolvimento de software do oeste paulista tem procurado fazer gestão do conhecimento mediante recursos disponíveis direcionando seus esforços quanto ao tripé pessoas, processos e tecnologia, bem como adotado alternativas para sua sustentabilidade. Todavia precisam que os incentivos governamentais sejam efetivos para o negócio e adequados a sua realidade. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões e estimular demais investigações sob a ótica do conhecimento sobre as temáticas apresentadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-24 2018-05-30T18:13:59Z 2018-05-30T18:13:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098705478221824 |