MÍDIAS DIGITAIS: O DESAFIO CRISTÃO DO RELACIONAR-SE NUM MUNDO PÓS-MODERNO E VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Carlos Alexandre Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LUIZ, Roney de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2249
Resumo: Neste período pós-moderno a presença maciça da sociedade nas mídias digitais e o seu uso podem estar influenciando em uma nova subjetividade da maneira com que as pessoas se relacionam. Neste ambiente digital, talvez, o maior desafio cristão seja compreender o modo de ‘relacionar-se’, enquanto alguns fiéis se deixam levar por esta “cibercultura” que permeia conceitos de pluralismo religioso e individualismo, outros assumem posturas opostas. Esta pesquisa tem sua relevância na investigação tanto do comportamento, quanto do modo que o cristão vive a práxis de sua fé no ambiente digital. Estas possíveis mudanças, através das diversas interações midiáticas neste mundo globalizado digitalmente, fomentarão nossos estudos e deverá direcionar quais as principais transformações que foram produzidas nos indivíduos religiosos por meio do uso e do sentimento de pertencimento na comunicação digital do século XXI. Uma enculturação do religioso em meio as mais diferentes mídias sociais precisam ser capazes de apresentar uma nova postura diante as questões éticas e morais que permeiam este mundo de ideias e novo pensar, resultando em culturas com múltiplas identidades sociais e religiosas. A pesquisa assumirá como ponto de partida duas teses teológicas, a primeira chamada de Ciberteologia, apresentada no ano de 2012 pelo Teólogo Pe.Dr. Antonio Spadaro, a segunda trata-se de uma monografia que se tornou uma extensa obra literária publicada em 2010 pelo Teólogo Dr.Moisés Sbardelotto, E o Verbo se fez Rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital. A partir destas obras, com um conceito bem definido da religiosidade no ambiente digital, trataremos, então, a maneira de como o cristão está se relacionando quando inserido neste mundo de ‘teias’ entre redes sociais e mídias digitais. Para esta observação acompanharemos alguns perfis tanto do facebook quanto do youtube de cristãos pertencentes a uma comunidade de fé, através das suas publicações, comentários e participações no ambiente digital. Assim, a pesquisa traz como objetivo primário, a investigação sobre o modo de relacionamento cristão e como este ambiente digital está sendo utilizado pelos usuários cristãos das mídias sociais digitais, sendo considerado por estudiosos como um poderoso aliado do mundo pós-moderno influenciando e promovendo mudanças em toda uma cultura e sociedade. Desta forma, este estudo parte do trabalho conceitual já formulado pelos teólogos em epígrafe com uma visão eclesiológica, e caminhará pelas práxis da religiosidade cristã e principalmente observará de que maneira o cristão está se relacionando no ambiente digital. Espera-se, portanto, descobrir como este processo de ‘relacionar-se’ através das mídias sociais digitais está impactando os indivíduos cristãos tanto na parte eclesiástica, quanto no indivíduo que acaba levando uma vida de personalidade diferente àquela adotada em comunhão em sua comunidade de fé; propomos identificar assim os impactos desta era digital na vida religiosa, suas mudanças, suas visões e como é possível inserir-se neste “mundo” sem perder a identidade cristã.
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