Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alison Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Hygor Evangelista, Campos, Carlos Alberto Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089
Resumo: As análises geoambientais são fundamentais para as ações humanas. O uso e/ou manejo inadequado do solo em atividades de pecuária ou agricultura, podem intensificar ou desencadear processos erosivos economicamente irreversíveis, como formações de ravinas e voçorocas. Através destas preocupações se realizou este estudo, na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR. A unidade DR é uma entre as cinco unidades de relevo presente na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes localizada nos Municípios de Uberaba e Veríssimo na Região do Triângulo Mineiro (MG). A unidade DR está localizada na região Nordeste da bacia hidrográfica ocupando uma área com cerca de 1.000,50 (ha), correspondendo ha 3,1% do valor total da bacia hidrográfica. O modelado DR, apresenta formas convexas com declividade média de 14,28%. Os solos presentes nesta unidade foram classificados como Latossolos Vermelhos e Argissolos Vermelho-Amarelo com textura franco arenosa, sendo muito friáveis e apresentando taxas de perda de solos elevadas se comparadas a tolerância de perdas para essa classe. As cotas altimétricas desta unidade foram classificadas entre 789 a 950m. Enquadrado ao Domínio Natural dos Cerrados, a área vem apresentando acentuadas feições em seu relevo e paisagem, manifestadas através dos processos erosivos de ravinas e voçorocas. Isso ocorre devido ao não uso de práticas conservacionistas e contenção dos processos erosivos ocorridos no local.
id UNICETO-1_1ee13969be31b7ccce3b20265e3e716a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/6089
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.Geografiadegradação; erosão; uso e manejo do soloAs análises geoambientais são fundamentais para as ações humanas. O uso e/ou manejo inadequado do solo em atividades de pecuária ou agricultura, podem intensificar ou desencadear processos erosivos economicamente irreversíveis, como formações de ravinas e voçorocas. Através destas preocupações se realizou este estudo, na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR. A unidade DR é uma entre as cinco unidades de relevo presente na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes localizada nos Municípios de Uberaba e Veríssimo na Região do Triângulo Mineiro (MG). A unidade DR está localizada na região Nordeste da bacia hidrográfica ocupando uma área com cerca de 1.000,50 (ha), correspondendo ha 3,1% do valor total da bacia hidrográfica. O modelado DR, apresenta formas convexas com declividade média de 14,28%. Os solos presentes nesta unidade foram classificados como Latossolos Vermelhos e Argissolos Vermelho-Amarelo com textura franco arenosa, sendo muito friáveis e apresentando taxas de perda de solos elevadas se comparadas a tolerância de perdas para essa classe. As cotas altimétricas desta unidade foram classificadas entre 789 a 950m. Enquadrado ao Domínio Natural dos Cerrados, a área vem apresentando acentuadas feições em seu relevo e paisagem, manifestadas através dos processos erosivos de ravinas e voçorocas. Isso ocorre devido ao não uso de práticas conservacionistas e contenção dos processos erosivos ocorridos no local. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROUniversidade Federal do Triângulo Mineiro, Laboratório de Geomorfologia, Clima e Solos - LAGECSPereira, Alison HenriqueSiqueira, Hygor EvangelistaCampos, Carlos Alberto Araújo2021-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089AMBIÊNCIA; v. 16, n. 1 (2020): Ambiência; 918 - 9362175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089/pdfDireitos autorais 2021 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-26T19:35:29Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/6089Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2022-05-26T19:35:29Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
title Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
spellingShingle Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
Pereira, Alison Henrique
Geografia
degradação; erosão; uso e manejo do solo
title_short Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
title_full Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
title_fullStr Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
title_full_unstemmed Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
title_sort Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
author Pereira, Alison Henrique
author_facet Pereira, Alison Henrique
Siqueira, Hygor Evangelista
Campos, Carlos Alberto Araújo
author_role author
author2 Siqueira, Hygor Evangelista
Campos, Carlos Alberto Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Laboratório de Geomorfologia, Clima e Solos - LAGECS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alison Henrique
Siqueira, Hygor Evangelista
Campos, Carlos Alberto Araújo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
degradação; erosão; uso e manejo do solo
topic Geografia
degradação; erosão; uso e manejo do solo
description As análises geoambientais são fundamentais para as ações humanas. O uso e/ou manejo inadequado do solo em atividades de pecuária ou agricultura, podem intensificar ou desencadear processos erosivos economicamente irreversíveis, como formações de ravinas e voçorocas. Através destas preocupações se realizou este estudo, na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR. A unidade DR é uma entre as cinco unidades de relevo presente na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes localizada nos Municípios de Uberaba e Veríssimo na Região do Triângulo Mineiro (MG). A unidade DR está localizada na região Nordeste da bacia hidrográfica ocupando uma área com cerca de 1.000,50 (ha), correspondendo ha 3,1% do valor total da bacia hidrográfica. O modelado DR, apresenta formas convexas com declividade média de 14,28%. Os solos presentes nesta unidade foram classificados como Latossolos Vermelhos e Argissolos Vermelho-Amarelo com textura franco arenosa, sendo muito friáveis e apresentando taxas de perda de solos elevadas se comparadas a tolerância de perdas para essa classe. As cotas altimétricas desta unidade foram classificadas entre 789 a 950m. Enquadrado ao Domínio Natural dos Cerrados, a área vem apresentando acentuadas feições em seu relevo e paisagem, manifestadas através dos processos erosivos de ravinas e voçorocas. Isso ocorre devido ao não uso de práticas conservacionistas e contenção dos processos erosivos ocorridos no local.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/6089/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 16, n. 1 (2020): Ambiência; 918 - 936
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924872949760