A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberti, Marli Aparecida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Berbert, Márcia Staveski, Lemes, Taciane Peres, Kiel, Cristiane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304
Resumo: A disciplina de Artes e Valores foi instituída no ano de 2005 no currículo do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) das Escolas Municipais de Guarapuava, com o intuito de abordar as temáticas referentes às artes, resgatar valores e realizar projetos com o envolvimento da escola e comunidade. Percebemos a necessidade receber informações para poderem atuar frente às questões ambientais. Neste aspecto, a educação ambiental pode contribuir, sensibilizando sobre a realidade, possibilitando a oportunidade de mudança em hábitos e valores. Diante dessa constatação, o presente trabalho teve como objetivo principal, subsidiar no ano de 2005, 94 professores da disciplina de Artes e Valores do Município de Guarapuava, com conhecimentos teóricos sobre educação ambiental associados à práticas interdisciplinares e valorizar a atuação em equipes multidisciplinares, desde o momento do planejamento até a ação. A oficina procurou incorporar a percepção integrada da natureza em seus aspectos físicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais por meio de dinâmicas de sensibilização. Além de construir conhecimentos, baseados em valores e comportamentos que permitam uma participação crítica, responsável e eficaz na solução de problemas ambientais e na gestão do meio ambiente. A prática nos permitiu diagnosticar enorme descompasso entre as questões teóricas e a atuação cotidiana dos professores, pois nos trabalhos em grupo, por meio de dinâmicas cooperativas, ficou clara a grande dificuldade destes em extrapolar a atuação do projeto desenvolvido pela escola para o dia-a-dia, na sala de aula. Apesar dos avanços, do empenho e das experiências existentes, ainda há uma grande distância entre o conhecimento e a prática da maioria dos professores. Desse modo, é preciso construir pontes entre a realidade das práticas educativas e o que se pretende realizar. Para tanto, é necessário que projetos como este tenham continuidade, com novos enfoques construídos a partir de diagnósticos como este, por meio de oficinas sobre Educação Ambiental para os professores de Artes e Valores, sendo este incluído no planejamento da Secretaria de Educação e Cultura do município, através do Setor de Projetos Culturais e Resgate de Valores, a qual já se encontra em execução no ano de 2006.Abstract The Arts and Values subject was created in 2005 as part of the curriculum for Basic Schooling (1st and 2nd cycles) in Guarapuava city schools, aiming to approach themes related to arts, to rescue values and to carry on projects with the involvement of the school and the community. We noticed the necessity of giving information to make students able to act in relation to environmental issues and, so, the environmental education can contribute, sensitizing on the reality and making it possible the changing of habits and values. Due to this, the present project aims to offer theoretical knowledge on ambient education associated with intersubject practices, in the year of 2005, for 94 Arts and Values teachers from the City of Guarapuava, with the purpose of appraising the multisubject performance, since the moment of the planning up to action. A workshop looked for to incorporate the integrated perception of the nature in its physical, biological, economic, social and cultural aspects by means of sensitization dynamics, besides constructing knowledge based on values and behaviors that allow a critical, responsible and efficient participation in the solution of environment problems and management. The practice allowed us to notice a remarkable difference between the teachers’ theoretical issues and their daily performance, because in group tasks developed by means of cooperative dynamic, they had great difficulty in surpassing the performance intended by the project developed for the school daily activities. Despite the progresses, the persistence and the existing experiences, there is still a great distance between the knowledge and the practice for the majority of the teachers. So, it is necessary to construct bridges between the reality of pedagogical practices and what it is intended to carry on. And, in this way, our proposal is to give continuity to this project with a new approach constructed from this diagnosis, by means of workshops on Environmental Education for the Arts and Values teachers, being this enclosed in the planning of the city’s Education and Culture Office, through the Cultural Projects and Rescue of Values Section, which is already accomplished in the year of 2006.
id UNICETO-1_4bd1e734266827a3b642645f7dbba1f2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/304
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava cityação; educação; informação.A disciplina de Artes e Valores foi instituída no ano de 2005 no currículo do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) das Escolas Municipais de Guarapuava, com o intuito de abordar as temáticas referentes às artes, resgatar valores e realizar projetos com o envolvimento da escola e comunidade. Percebemos a necessidade receber informações para poderem atuar frente às questões ambientais. Neste aspecto, a educação ambiental pode contribuir, sensibilizando sobre a realidade, possibilitando a oportunidade de mudança em hábitos e valores. Diante dessa constatação, o presente trabalho teve como objetivo principal, subsidiar no ano de 2005, 94 professores da disciplina de Artes e Valores do Município de Guarapuava, com conhecimentos teóricos sobre educação ambiental associados à práticas interdisciplinares e valorizar a atuação em equipes multidisciplinares, desde o momento do planejamento até a ação. A oficina procurou incorporar a percepção integrada da natureza em seus aspectos físicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais por meio de dinâmicas de sensibilização. Além de construir conhecimentos, baseados em valores e comportamentos que permitam uma participação crítica, responsável e eficaz na solução de problemas ambientais e na gestão do meio ambiente. A prática nos permitiu diagnosticar enorme descompasso entre as questões teóricas e a atuação cotidiana dos professores, pois nos trabalhos em grupo, por meio de dinâmicas cooperativas, ficou clara a grande dificuldade destes em extrapolar a atuação do projeto desenvolvido pela escola para o dia-a-dia, na sala de aula. Apesar dos avanços, do empenho e das experiências existentes, ainda há uma grande distância entre o conhecimento e a prática da maioria dos professores. Desse modo, é preciso construir pontes entre a realidade das práticas educativas e o que se pretende realizar. Para tanto, é necessário que projetos como este tenham continuidade, com novos enfoques construídos a partir de diagnósticos como este, por meio de oficinas sobre Educação Ambiental para os professores de Artes e Valores, sendo este incluído no planejamento da Secretaria de Educação e Cultura do município, através do Setor de Projetos Culturais e Resgate de Valores, a qual já se encontra em execução no ano de 2006.Abstract The Arts and Values subject was created in 2005 as part of the curriculum for Basic Schooling (1st and 2nd cycles) in Guarapuava city schools, aiming to approach themes related to arts, to rescue values and to carry on projects with the involvement of the school and the community. We noticed the necessity of giving information to make students able to act in relation to environmental issues and, so, the environmental education can contribute, sensitizing on the reality and making it possible the changing of habits and values. Due to this, the present project aims to offer theoretical knowledge on ambient education associated with intersubject practices, in the year of 2005, for 94 Arts and Values teachers from the City of Guarapuava, with the purpose of appraising the multisubject performance, since the moment of the planning up to action. A workshop looked for to incorporate the integrated perception of the nature in its physical, biological, economic, social and cultural aspects by means of sensitization dynamics, besides constructing knowledge based on values and behaviors that allow a critical, responsible and efficient participation in the solution of environment problems and management. The practice allowed us to notice a remarkable difference between the teachers’ theoretical issues and their daily performance, because in group tasks developed by means of cooperative dynamic, they had great difficulty in surpassing the performance intended by the project developed for the school daily activities. Despite the progresses, the persistence and the existing experiences, there is still a great distance between the knowledge and the practice for the majority of the teachers. So, it is necessary to construct bridges between the reality of pedagogical practices and what it is intended to carry on. And, in this way, our proposal is to give continuity to this project with a new approach constructed from this diagnosis, by means of workshops on Environmental Education for the Arts and Values teachers, being this enclosed in the planning of the city’s Education and Culture Office, through the Cultural Projects and Rescue of Values Section, which is already accomplished in the year of 2006.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROAlberti, Marli AparecidaBerbert, Márcia StaveskiLemes, Taciane PeresKiel, Cristiane Aparecida2009-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304AMBIÊNCIA; v. 3, n. 1 (2007): Ambiência; 103-1092175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304/420info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-30T19:33:34Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/304Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2016-12-30T19:33:34Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
title A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
spellingShingle A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
Alberti, Marli Aparecida
ação; educação; informação.
title_short A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
title_full A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
title_fullStr A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
title_full_unstemmed A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
title_sort A educação ambiental no cotidiano do professor de artes e valores do ensino fundamental do município de GuarapuavaThe environmental education in the Arts and Values teacher daily practice in Basic Schooling in Guarapuava city
author Alberti, Marli Aparecida
author_facet Alberti, Marli Aparecida
Berbert, Márcia Staveski
Lemes, Taciane Peres
Kiel, Cristiane Aparecida
author_role author
author2 Berbert, Márcia Staveski
Lemes, Taciane Peres
Kiel, Cristiane Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberti, Marli Aparecida
Berbert, Márcia Staveski
Lemes, Taciane Peres
Kiel, Cristiane Aparecida
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv ação; educação; informação.
topic ação; educação; informação.
description A disciplina de Artes e Valores foi instituída no ano de 2005 no currículo do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) das Escolas Municipais de Guarapuava, com o intuito de abordar as temáticas referentes às artes, resgatar valores e realizar projetos com o envolvimento da escola e comunidade. Percebemos a necessidade receber informações para poderem atuar frente às questões ambientais. Neste aspecto, a educação ambiental pode contribuir, sensibilizando sobre a realidade, possibilitando a oportunidade de mudança em hábitos e valores. Diante dessa constatação, o presente trabalho teve como objetivo principal, subsidiar no ano de 2005, 94 professores da disciplina de Artes e Valores do Município de Guarapuava, com conhecimentos teóricos sobre educação ambiental associados à práticas interdisciplinares e valorizar a atuação em equipes multidisciplinares, desde o momento do planejamento até a ação. A oficina procurou incorporar a percepção integrada da natureza em seus aspectos físicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais por meio de dinâmicas de sensibilização. Além de construir conhecimentos, baseados em valores e comportamentos que permitam uma participação crítica, responsável e eficaz na solução de problemas ambientais e na gestão do meio ambiente. A prática nos permitiu diagnosticar enorme descompasso entre as questões teóricas e a atuação cotidiana dos professores, pois nos trabalhos em grupo, por meio de dinâmicas cooperativas, ficou clara a grande dificuldade destes em extrapolar a atuação do projeto desenvolvido pela escola para o dia-a-dia, na sala de aula. Apesar dos avanços, do empenho e das experiências existentes, ainda há uma grande distância entre o conhecimento e a prática da maioria dos professores. Desse modo, é preciso construir pontes entre a realidade das práticas educativas e o que se pretende realizar. Para tanto, é necessário que projetos como este tenham continuidade, com novos enfoques construídos a partir de diagnósticos como este, por meio de oficinas sobre Educação Ambiental para os professores de Artes e Valores, sendo este incluído no planejamento da Secretaria de Educação e Cultura do município, através do Setor de Projetos Culturais e Resgate de Valores, a qual já se encontra em execução no ano de 2006.Abstract The Arts and Values subject was created in 2005 as part of the curriculum for Basic Schooling (1st and 2nd cycles) in Guarapuava city schools, aiming to approach themes related to arts, to rescue values and to carry on projects with the involvement of the school and the community. We noticed the necessity of giving information to make students able to act in relation to environmental issues and, so, the environmental education can contribute, sensitizing on the reality and making it possible the changing of habits and values. Due to this, the present project aims to offer theoretical knowledge on ambient education associated with intersubject practices, in the year of 2005, for 94 Arts and Values teachers from the City of Guarapuava, with the purpose of appraising the multisubject performance, since the moment of the planning up to action. A workshop looked for to incorporate the integrated perception of the nature in its physical, biological, economic, social and cultural aspects by means of sensitization dynamics, besides constructing knowledge based on values and behaviors that allow a critical, responsible and efficient participation in the solution of environment problems and management. The practice allowed us to notice a remarkable difference between the teachers’ theoretical issues and their daily performance, because in group tasks developed by means of cooperative dynamic, they had great difficulty in surpassing the performance intended by the project developed for the school daily activities. Despite the progresses, the persistence and the existing experiences, there is still a great distance between the knowledge and the practice for the majority of the teachers. So, it is necessary to construct bridges between the reality of pedagogical practices and what it is intended to carry on. And, in this way, our proposal is to give continuity to this project with a new approach constructed from this diagnosis, by means of workshops on Environmental Education for the Arts and Values teachers, being this enclosed in the planning of the city’s Education and Culture Office, through the Cultural Projects and Rescue of Values Section, which is already accomplished in the year of 2006.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/304/420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 3, n. 1 (2007): Ambiência; 103-109
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316921407406080