Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelizza, Tânia Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muniz, Janaína, Gonçalves, Mayra Juline, de Lima, Ana Paula Fernandes, Rufato, Leo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e químicas de frutos de framboeseira cv. Batum conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições e 20 frutos por parcela, em um esquema fatorial 2 x 5, com temperaturas de 2 ºC e 25 ºC ± 2 ºC e períodos de armazenamento de 0, 3, 6, 9 e 12 dias. As variáveis analisadas foram: perda de massa, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, pH e vitamina C. Os resultados foram submetidos à análise de variância e expressos através de regressão polinomial, quando significativos. Houve redução na massa das frutas em ambas as temperaturas e períodos de armazenamento. Frutos armazenados a 25 °C perderam qualidade com o aumento do período de armazenamento. Houve redução nos teores de sólidos solúveis em ambas as temperaturas. A acidez titulável diminuiu ao longo do período de armazenamento em ambas as temperaturas. Para a relação sólidos solúveis e acidez titulável verificou-se comportamento quadrático e valor de mínima, de 0,29 % e 0,34 % para a temperatura de 2 °C e 25 °C, respectivamente, obtidos no 8° dia de armazenamento. O pH da polpa manteve-se constante durante o período de armazenamento a 2 ºC, porém a 25 °C o pH aumentou, enquanto a acidez titulável diminuiu. Verificou-se neste trabalho que framboesas da cv. Batum são consideradas de baixa fonte de vitamina C. Recomenda-se para a manutenção da qualidade de frutas de framboeseira cv. Batum a sua conservação em ambiente refrigerado a temperatura de 2 ºC, podendo ser armazenadas por até 12 dias.
id UNICETO-1_61bfac993895925a5dd7b84fa64dca47
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4869
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamentoAgronomiaRubus idaeus; Batum; pequenas frutas; pós-colheita.Pós colheitaO objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e químicas de frutos de framboeseira cv. Batum conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições e 20 frutos por parcela, em um esquema fatorial 2 x 5, com temperaturas de 2 ºC e 25 ºC ± 2 ºC e períodos de armazenamento de 0, 3, 6, 9 e 12 dias. As variáveis analisadas foram: perda de massa, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, pH e vitamina C. Os resultados foram submetidos à análise de variância e expressos através de regressão polinomial, quando significativos. Houve redução na massa das frutas em ambas as temperaturas e períodos de armazenamento. Frutos armazenados a 25 °C perderam qualidade com o aumento do período de armazenamento. Houve redução nos teores de sólidos solúveis em ambas as temperaturas. A acidez titulável diminuiu ao longo do período de armazenamento em ambas as temperaturas. Para a relação sólidos solúveis e acidez titulável verificou-se comportamento quadrático e valor de mínima, de 0,29 % e 0,34 % para a temperatura de 2 °C e 25 °C, respectivamente, obtidos no 8° dia de armazenamento. O pH da polpa manteve-se constante durante o período de armazenamento a 2 ºC, porém a 25 °C o pH aumentou, enquanto a acidez titulável diminuiu. Verificou-se neste trabalho que framboesas da cv. Batum são consideradas de baixa fonte de vitamina C. Recomenda-se para a manutenção da qualidade de frutas de framboeseira cv. Batum a sua conservação em ambiente refrigerado a temperatura de 2 ºC, podendo ser armazenadas por até 12 dias.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROPelizza, Tânia ReginaMuniz, JanaínaGonçalves, Mayra Julinede Lima, Ana Paula FernandesRufato, Leo2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869AMBIÊNCIA; v. 14, n. 2 (2018): AMBIÊNCIA; 237 - 2512175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/downloadSuppFile/4869/998Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T09:52:31Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4869Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2018-12-17T09:52:31Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
title Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
spellingShingle Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
Pelizza, Tânia Regina
Agronomia
Rubus idaeus; Batum; pequenas frutas; pós-colheita.
Pós colheita
title_short Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
title_full Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
title_fullStr Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
title_full_unstemmed Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
title_sort Frutos de framboeseira conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento
author Pelizza, Tânia Regina
author_facet Pelizza, Tânia Regina
Muniz, Janaína
Gonçalves, Mayra Juline
de Lima, Ana Paula Fernandes
Rufato, Leo
author_role author
author2 Muniz, Janaína
Gonçalves, Mayra Juline
de Lima, Ana Paula Fernandes
Rufato, Leo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelizza, Tânia Regina
Muniz, Janaína
Gonçalves, Mayra Juline
de Lima, Ana Paula Fernandes
Rufato, Leo
dc.subject.por.fl_str_mv Agronomia
Rubus idaeus; Batum; pequenas frutas; pós-colheita.
Pós colheita
topic Agronomia
Rubus idaeus; Batum; pequenas frutas; pós-colheita.
Pós colheita
description O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e químicas de frutos de framboeseira cv. Batum conservados em diferentes temperaturas e períodos de armazenamento. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetições e 20 frutos por parcela, em um esquema fatorial 2 x 5, com temperaturas de 2 ºC e 25 ºC ± 2 ºC e períodos de armazenamento de 0, 3, 6, 9 e 12 dias. As variáveis analisadas foram: perda de massa, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável, pH e vitamina C. Os resultados foram submetidos à análise de variância e expressos através de regressão polinomial, quando significativos. Houve redução na massa das frutas em ambas as temperaturas e períodos de armazenamento. Frutos armazenados a 25 °C perderam qualidade com o aumento do período de armazenamento. Houve redução nos teores de sólidos solúveis em ambas as temperaturas. A acidez titulável diminuiu ao longo do período de armazenamento em ambas as temperaturas. Para a relação sólidos solúveis e acidez titulável verificou-se comportamento quadrático e valor de mínima, de 0,29 % e 0,34 % para a temperatura de 2 °C e 25 °C, respectivamente, obtidos no 8° dia de armazenamento. O pH da polpa manteve-se constante durante o período de armazenamento a 2 ºC, porém a 25 °C o pH aumentou, enquanto a acidez titulável diminuiu. Verificou-se neste trabalho que framboesas da cv. Batum são consideradas de baixa fonte de vitamina C. Recomenda-se para a manutenção da qualidade de frutas de framboeseira cv. Batum a sua conservação em ambiente refrigerado a temperatura de 2 ºC, podendo ser armazenadas por até 12 dias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4869/pdf
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/downloadSuppFile/4869/998
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 14, n. 2 (2018): AMBIÊNCIA; 237 - 251
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924628631552