Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Jaqueline Raquel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pellizzaro, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698
Resumo: A arborização urbana inclui a vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade apresenta em áreas particulares, praças, parques e vias públicas. Nas cidades onde ocorre planejamento da arborização há preocupação em tornar o ambiente diversificado e envolvente, evitando conflitos pelo plantio de espécies inadequadas, que conflitem com os equipamentos urbanos ou apresentem riscos à população. Neste contexto, o presente trabalho objetivou diagnosticar a arborização urbana das vias públicas da cidade de Pérola d´Oeste, Paraná, Brasil, de modo a fornecer dados para planejamentos futuros na cidade. As quadras foram definidas como unidades amostrais e de um total de 126, 50 quadras foram sorteadas para avaliação da arborização existente em seus passeios. Foram observados 891 indivíduos, pertencentes a 57 espécies e 31 famílias botânicas. A espécie mais abundante foi Mangifera indica, com 21,7% do total de indivíduos, seguida de Cinnamomum burmannii, com 14,3%. A família Fabaceae mostrou maior riqueza, representada por nove espécies. Foi constatado que 81,7% das espécies do estudo eram exóticas e 18,3% nativas. Handroanthus albus, com 2,2%, foi a espécie nativa mais abundante, seguida da Tibouchina mutabilis, com 2,1%. O estudo apontou 19 espécies consideradas inadequadas para arborização das vias urbanas. A interação com artrópodes foi a mais frequente, ocorrendo em 87,2% das árvores. Em relação aos conflitos, poucos foram observados, sendo 8% com a rede elétrica e 9,7% com danos às calçadas e/ou edificações. De posse desses dados, é possível organizar um plano de adequações para a arborização, de modo que ela cumpra adequadamente suas funções.
id UNICETO-1_8478505fc33c2b7ba844b0096963d8f2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5698
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, BrasilBiologia; Ambiental;Espécies arbóreas; Plano de Arborização; Espécies inadequadas;Arborização UrbanaA arborização urbana inclui a vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade apresenta em áreas particulares, praças, parques e vias públicas. Nas cidades onde ocorre planejamento da arborização há preocupação em tornar o ambiente diversificado e envolvente, evitando conflitos pelo plantio de espécies inadequadas, que conflitem com os equipamentos urbanos ou apresentem riscos à população. Neste contexto, o presente trabalho objetivou diagnosticar a arborização urbana das vias públicas da cidade de Pérola d´Oeste, Paraná, Brasil, de modo a fornecer dados para planejamentos futuros na cidade. As quadras foram definidas como unidades amostrais e de um total de 126, 50 quadras foram sorteadas para avaliação da arborização existente em seus passeios. Foram observados 891 indivíduos, pertencentes a 57 espécies e 31 famílias botânicas. A espécie mais abundante foi Mangifera indica, com 21,7% do total de indivíduos, seguida de Cinnamomum burmannii, com 14,3%. A família Fabaceae mostrou maior riqueza, representada por nove espécies. Foi constatado que 81,7% das espécies do estudo eram exóticas e 18,3% nativas. Handroanthus albus, com 2,2%, foi a espécie nativa mais abundante, seguida da Tibouchina mutabilis, com 2,1%. O estudo apontou 19 espécies consideradas inadequadas para arborização das vias urbanas. A interação com artrópodes foi a mais frequente, ocorrendo em 87,2% das árvores. Em relação aos conflitos, poucos foram observados, sendo 8% com a rede elétrica e 9,7% com danos às calçadas e/ou edificações. De posse desses dados, é possível organizar um plano de adequações para a arborização, de modo que ela cumpra adequadamente suas funções.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROPrefeitura de Pérola D'oeste e a Universidade ParanaenseMoretti, Jaqueline RaquelPellizzaro, Luciana2021-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo;application/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698AMBIÊNCIA; v. 16, n. 1 (2020): Ambiência; 740 - 7552175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698/pdfFloresta Urbana;Modernismoexploratória;Direitos autorais 2021 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-26T19:35:28Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5698Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2022-05-26T19:35:28Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
title Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
spellingShingle Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
Moretti, Jaqueline Raquel
Biologia; Ambiental;
Espécies arbóreas; Plano de Arborização; Espécies inadequadas;
Arborização Urbana
title_short Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
title_full Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
title_fullStr Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
title_full_unstemmed Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
title_sort Descrição da Arborização Urbana de Pérola D'oeste, Paraná, Brasil
author Moretti, Jaqueline Raquel
author_facet Moretti, Jaqueline Raquel
Pellizzaro, Luciana
author_role author
author2 Pellizzaro, Luciana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prefeitura de Pérola D'oeste e a Universidade Paranaense
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Jaqueline Raquel
Pellizzaro, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia; Ambiental;
Espécies arbóreas; Plano de Arborização; Espécies inadequadas;
Arborização Urbana
topic Biologia; Ambiental;
Espécies arbóreas; Plano de Arborização; Espécies inadequadas;
Arborização Urbana
description A arborização urbana inclui a vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade apresenta em áreas particulares, praças, parques e vias públicas. Nas cidades onde ocorre planejamento da arborização há preocupação em tornar o ambiente diversificado e envolvente, evitando conflitos pelo plantio de espécies inadequadas, que conflitem com os equipamentos urbanos ou apresentem riscos à população. Neste contexto, o presente trabalho objetivou diagnosticar a arborização urbana das vias públicas da cidade de Pérola d´Oeste, Paraná, Brasil, de modo a fornecer dados para planejamentos futuros na cidade. As quadras foram definidas como unidades amostrais e de um total de 126, 50 quadras foram sorteadas para avaliação da arborização existente em seus passeios. Foram observados 891 indivíduos, pertencentes a 57 espécies e 31 famílias botânicas. A espécie mais abundante foi Mangifera indica, com 21,7% do total de indivíduos, seguida de Cinnamomum burmannii, com 14,3%. A família Fabaceae mostrou maior riqueza, representada por nove espécies. Foi constatado que 81,7% das espécies do estudo eram exóticas e 18,3% nativas. Handroanthus albus, com 2,2%, foi a espécie nativa mais abundante, seguida da Tibouchina mutabilis, com 2,1%. O estudo apontou 19 espécies consideradas inadequadas para arborização das vias urbanas. A interação com artrópodes foi a mais frequente, ocorrendo em 87,2% das árvores. Em relação aos conflitos, poucos foram observados, sendo 8% com a rede elétrica e 9,7% com danos às calçadas e/ou edificações. De posse desses dados, é possível organizar um plano de adequações para a arborização, de modo que ela cumpra adequadamente suas funções.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de Campo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5698/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Floresta Urbana;
Modernismo
exploratória;
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 16, n. 1 (2020): Ambiência; 740 - 755
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924745023488