Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracioli, Cibele Rosa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rocha, José Sales Mariano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166
Resumo: A destruição dos recursos naturais renováveis representa o desequilíbrio da natureza e a futura destruição do ser humano. O rompimento nos padrões normais desses recursos é o que se pode chamar de impacto ambiental, que é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. O objetivo do estudo de impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a preservação da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. Esse estudo consistiu de duas etapas: 1) Análise das variáveis “fatores ambientais” e “ações propostas” pela matriz de Leopold-Rocha (Rocha et al., 2002) e; 2) Análise de agrupamento pelo método WARD, com o pacote estatístico SAS SYSTEM 8.2. O grau de deterioração real médio obtido pela matriz de Leopold-Rocha foi de 29%, mostrando que o ambiente encontra-se bastante deteriorado, uma vez que a taxa aceitável de deterioração na ambiência é de 10%. Na análise de agrupamento pelo método WARD, foi possível a separação das variáveis “ações propostas” em dois grupos distintos (A e B). Nas variáveis “fatores ambientais” ocorreu separação de três grupos distintos (A, B e C). O grupo C (fatores culturais: estéticos e de interesse humano) foi o que apresentou a média mais alta em relação à magnitude (9,91%) e a importância (13,86%), denotando ser o grupo de fatores ambientais mais impactado pela ação antrópica. Com a obtenção do grau de deterioração da microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim pôde-se recomendar medidas mitigadoras e compensatórias para a recuperação da ambiência da mesma.
id UNICETO-1_85ecfa09d51c406b4566d80eed842d9d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/166
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RSimpactos ambientais; rio Vacacaí-Mirim; matriz de Leopold-Rocha; análise de agrupamento; grau de deterioração.A destruição dos recursos naturais renováveis representa o desequilíbrio da natureza e a futura destruição do ser humano. O rompimento nos padrões normais desses recursos é o que se pode chamar de impacto ambiental, que é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. O objetivo do estudo de impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a preservação da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. Esse estudo consistiu de duas etapas: 1) Análise das variáveis “fatores ambientais” e “ações propostas” pela matriz de Leopold-Rocha (Rocha et al., 2002) e; 2) Análise de agrupamento pelo método WARD, com o pacote estatístico SAS SYSTEM 8.2. O grau de deterioração real médio obtido pela matriz de Leopold-Rocha foi de 29%, mostrando que o ambiente encontra-se bastante deteriorado, uma vez que a taxa aceitável de deterioração na ambiência é de 10%. Na análise de agrupamento pelo método WARD, foi possível a separação das variáveis “ações propostas” em dois grupos distintos (A e B). Nas variáveis “fatores ambientais” ocorreu separação de três grupos distintos (A, B e C). O grupo C (fatores culturais: estéticos e de interesse humano) foi o que apresentou a média mais alta em relação à magnitude (9,91%) e a importância (13,86%), denotando ser o grupo de fatores ambientais mais impactado pela ação antrópica. Com a obtenção do grau de deterioração da microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim pôde-se recomendar medidas mitigadoras e compensatórias para a recuperação da ambiência da mesma.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROGracioli, Cibele RosaRocha, José Sales Mariano da2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166AMBIÊNCIA; v. 4, n. 2 (2008): Ambiência; 251-2632175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166/202https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166/203info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-01T17:42:10Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/166Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2017-01-01T17:42:10Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
title Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
spellingShingle Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
Gracioli, Cibele Rosa
impactos ambientais; rio Vacacaí-Mirim; matriz de Leopold-Rocha; análise de agrupamento; grau de deterioração.
title_short Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
title_full Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
title_fullStr Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
title_full_unstemmed Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
title_sort Impactos ambientais na microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim em Santa Maria, RS
author Gracioli, Cibele Rosa
author_facet Gracioli, Cibele Rosa
Rocha, José Sales Mariano da
author_role author
author2 Rocha, José Sales Mariano da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracioli, Cibele Rosa
Rocha, José Sales Mariano da
dc.subject.por.fl_str_mv impactos ambientais; rio Vacacaí-Mirim; matriz de Leopold-Rocha; análise de agrupamento; grau de deterioração.
topic impactos ambientais; rio Vacacaí-Mirim; matriz de Leopold-Rocha; análise de agrupamento; grau de deterioração.
description A destruição dos recursos naturais renováveis representa o desequilíbrio da natureza e a futura destruição do ser humano. O rompimento nos padrões normais desses recursos é o que se pode chamar de impacto ambiental, que é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. O objetivo do estudo de impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a preservação da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. Esse estudo consistiu de duas etapas: 1) Análise das variáveis “fatores ambientais” e “ações propostas” pela matriz de Leopold-Rocha (Rocha et al., 2002) e; 2) Análise de agrupamento pelo método WARD, com o pacote estatístico SAS SYSTEM 8.2. O grau de deterioração real médio obtido pela matriz de Leopold-Rocha foi de 29%, mostrando que o ambiente encontra-se bastante deteriorado, uma vez que a taxa aceitável de deterioração na ambiência é de 10%. Na análise de agrupamento pelo método WARD, foi possível a separação das variáveis “ações propostas” em dois grupos distintos (A e B). Nas variáveis “fatores ambientais” ocorreu separação de três grupos distintos (A, B e C). O grupo C (fatores culturais: estéticos e de interesse humano) foi o que apresentou a média mais alta em relação à magnitude (9,91%) e a importância (13,86%), denotando ser o grupo de fatores ambientais mais impactado pela ação antrópica. Com a obtenção do grau de deterioração da microbacia hidrográfica do rio Vacacaí-Mirim pôde-se recomendar medidas mitigadoras e compensatórias para a recuperação da ambiência da mesma.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166/202
https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/166/203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 4, n. 2 (2008): Ambiência; 251-263
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1754575875135766528