Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krupek, Rogério Antonio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Lima, Adriane Grade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495
Resumo: O presente estudo, desenvolvido em uma área de Floresta Ombrófila Mista pertencente ao Parque Municipal das Araucárias, situado em Guarapuava (PR), teve como finalidade avaliar algumas características morfológicas e anatômicas da folha da guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) expostas, em ambiente natural, a diferentes condições de luminosidade. Neste sentido, foram realizadas coletas em três ambientes distintos: aberto (pleno sol), meia sombra (áreas de trilhas do parque) e sombreado (mata fechada). As amostragens foram realizadas em maio de 2009, sendo que para cada um dos ambientes foram selecionados cinco indivíduos e retirados de cada um deles um total de vinte folhas. As variáveis morfológicas avaliadas foram comprimento e largura foliar, massa fresca, massa seca, conteúdo de água, área foliar, área específica foliar, conteúdo de água/área foliar e densidade estomática. As variáveis anatômicas mensuradas foram epiderme adaxial e abaxial, espessura foliar e do mesófilo, espessura do parênquima paliçádico e lacunoso e relação paliçádico/lacunoso. Os maiores valores médios de área foliar e menores de massa seca e densidade estomática foram obtidos para plantas ocorrentes em ambiente sombreado, as quais são características comuns de plantas adaptadas a este tipo de ambiente. A Análise dos Componentes Principais apresentou um grupo bem definido, com base nas características anatômicas, para as plantas ocorrentes em local sombreado. Os ambientes meia-sombra e aberto apresentaram similaridade, demonstrando a influência da presença de energia luminosa, mesmo em pequena quantidade, na organização estrutural da folha de C. xanthocarpa.
id UNICETO-1_85fc2b6b9069a599bec8c045cba07429
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1495
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)biologiaguabirobeira; luz; estrutura foliar.O presente estudo, desenvolvido em uma área de Floresta Ombrófila Mista pertencente ao Parque Municipal das Araucárias, situado em Guarapuava (PR), teve como finalidade avaliar algumas características morfológicas e anatômicas da folha da guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) expostas, em ambiente natural, a diferentes condições de luminosidade. Neste sentido, foram realizadas coletas em três ambientes distintos: aberto (pleno sol), meia sombra (áreas de trilhas do parque) e sombreado (mata fechada). As amostragens foram realizadas em maio de 2009, sendo que para cada um dos ambientes foram selecionados cinco indivíduos e retirados de cada um deles um total de vinte folhas. As variáveis morfológicas avaliadas foram comprimento e largura foliar, massa fresca, massa seca, conteúdo de água, área foliar, área específica foliar, conteúdo de água/área foliar e densidade estomática. As variáveis anatômicas mensuradas foram epiderme adaxial e abaxial, espessura foliar e do mesófilo, espessura do parênquima paliçádico e lacunoso e relação paliçádico/lacunoso. Os maiores valores médios de área foliar e menores de massa seca e densidade estomática foram obtidos para plantas ocorrentes em ambiente sombreado, as quais são características comuns de plantas adaptadas a este tipo de ambiente. A Análise dos Componentes Principais apresentou um grupo bem definido, com base nas características anatômicas, para as plantas ocorrentes em local sombreado. Os ambientes meia-sombra e aberto apresentaram similaridade, demonstrando a influência da presença de energia luminosa, mesmo em pequena quantidade, na organização estrutural da folha de C. xanthocarpa.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROKrupek, Rogério Antoniode Lima, Adriane Grade2012-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empirica de campoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495AMBIÊNCIA; v. 8, n. 2 (2012): Ambiência; 293-3052175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495/1707Floresta Ombrófila Mistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-25T23:35:37Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1495Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2012-10-25T23:35:37Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
title Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
spellingShingle Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
Krupek, Rogério Antonio
biologia
guabirobeira; luz; estrutura foliar.
title_short Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
title_full Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
title_fullStr Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
title_full_unstemmed Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
title_sort Variação na estrutura foliar de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) sob diferentes condições de luminosidade em um remanescente de Floresta Ombrófila MistaVariation in leaf structure of guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.)
author Krupek, Rogério Antonio
author_facet Krupek, Rogério Antonio
de Lima, Adriane Grade
author_role author
author2 de Lima, Adriane Grade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Krupek, Rogério Antonio
de Lima, Adriane Grade
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv biologia
guabirobeira; luz; estrutura foliar.
topic biologia
guabirobeira; luz; estrutura foliar.
description O presente estudo, desenvolvido em uma área de Floresta Ombrófila Mista pertencente ao Parque Municipal das Araucárias, situado em Guarapuava (PR), teve como finalidade avaliar algumas características morfológicas e anatômicas da folha da guabiroba (Campomanesia xanthocarpa Berg.) expostas, em ambiente natural, a diferentes condições de luminosidade. Neste sentido, foram realizadas coletas em três ambientes distintos: aberto (pleno sol), meia sombra (áreas de trilhas do parque) e sombreado (mata fechada). As amostragens foram realizadas em maio de 2009, sendo que para cada um dos ambientes foram selecionados cinco indivíduos e retirados de cada um deles um total de vinte folhas. As variáveis morfológicas avaliadas foram comprimento e largura foliar, massa fresca, massa seca, conteúdo de água, área foliar, área específica foliar, conteúdo de água/área foliar e densidade estomática. As variáveis anatômicas mensuradas foram epiderme adaxial e abaxial, espessura foliar e do mesófilo, espessura do parênquima paliçádico e lacunoso e relação paliçádico/lacunoso. Os maiores valores médios de área foliar e menores de massa seca e densidade estomática foram obtidos para plantas ocorrentes em ambiente sombreado, as quais são características comuns de plantas adaptadas a este tipo de ambiente. A Análise dos Componentes Principais apresentou um grupo bem definido, com base nas características anatômicas, para as plantas ocorrentes em local sombreado. Os ambientes meia-sombra e aberto apresentaram similaridade, demonstrando a influência da presença de energia luminosa, mesmo em pequena quantidade, na organização estrutural da folha de C. xanthocarpa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empirica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1495/1707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Floresta Ombrófila Mista


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 8, n. 2 (2012): Ambiência; 293-305
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316921435717632