Geoprocessamento Aplicado ao Diagnóstico e Espacialização da Infra-estrutura Viária RuralGeoprocessing Applied to the Diagnosis and Spacialization of the Rural Road Infra-structure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salbego, Adriana G.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Giotto, Enio, Madruga, Pedro Roberto de Azambuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/327
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a aplicação de técnicas de geoprocessamento, visando o diagnóstico e espacialização da infraestrutura viária rural do município de Nova Esperança do Sul, RS. A base cartográfi ca digital do município foi elaborada a partir de dados existentes em meio analógico (cartas topográfi cas - escala 1:50.000 e mapa da zona urbana -1:5.000) e levantamento de campo, através de receptor GPS de navegação. Através da sobreposição dos planos de informação referente a rede viária rural, foi possível realizar a análise temporal, constatando-se que o traçado estava bastante desatualizado, e avaliar a integração geométrica entre os dados, onde os deslocamentos apresentados em relação ao posicionamento foi avaliado a partir de dez pontos coletados em entroncamentos, comum aos planos de informação, obtendo-se como desvio padrão, 10,5727 m e 32,3446 m, para as coordenadas E e N, respectivamente, atendendo a PEC (precisão de exatidão cartográfi ca) para mapas de classe C, na escala 1:50.000. Constatou-se a necessidade de manutenção/substituição de 05 obrasde-arte (pontes/ bueiros) e 06 paradas de ônibus, as quais apresentam péssimas condições de conservação. O MNT nos permitiu a representação tridimensional do relevo e a obtenção dos perfi s topográfi cos. O mapa de classes de declividade mostrou que o intervalo de classes que predomina no município é de 8-20%, defi nido como relevo ondulado, representando 38,53% da área total do município. Foram levantados e caracterizados os pontos e trechos críticos apresentados na rede viária rural. Os dados referentes à infra-estrutura viária rural foram armazenados em um banco de dados indexado ao mapa, possibilitando assim atividades de planejamento, gerenciamento, bem como a atualização constante dos dados. Neste sentido, pode-se concluir que a aplicação das técnicas de geoprocessamento mostraram-se bastante efi cientes, embora mereçam inúmeras considerações.Abstract The present research intends to apply the techniques of geoprocessing to the diagnosis and to the spacialization of the rural road infra-structure of the district of Nova Esperança do Sul, RS. The cartographic digital base of the district was elaborated based on existing data in analogical medium (topographic maps – scale 1:50.000 and map of the urban area - 1:5.000) and fi eld survey, by means of GPS receptor of navigation. By means of the overlay of plans of information referring to the rural road network, a temporal analysis was carried out in order to fi nd out that the line of demarcation was outdated. Subsequently, an evaluation of the geometrical integration among the data was also carried out, where the existing displacements in relation to the positioning were evaluated on the basis of the ten points collected in junctions, common to the information plans, obtaining as a standard deviation of 10,5727 m. and of 32,3446 m. for the coordinates E and N, respectively, corresponding to PEC (precision of cartographic accuracy) for class maps C, in the scale 1:50.000. As a result, it was verifi ed the need for the maintenance/substitution of 05 roadworks (bridges, storm drains) and of 06 bus stops, which present terrible conservation conditions. The MNT allowed us to obtain the threedimensional representation of the relief and of the topographical profi les. The map of slope class showed that the interval of classes that prevails in the district is of 8-20%, defi ned as an undulating relief, representing 38,53% of the total area of the district. The points and critical area spaces presented in the rural road network were analyzed and characterized. Data referring to the rural road infra-structure were stored in a database indexed to the map, facilitating, in this way, planning activities, management as well as the constant modernization of the data.
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