Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM) Environmental perception: experience in elementary schools in Humaita (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Milton César Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins Neto, Nestor Marinho Serudo, Veras, Edvalda Santos, Souza, Zilda Gláucia E. Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/1358
Resumo: A percepção ambiental pode ser definida como a tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente em que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental de estudantes de escolas de ensino fundamental do município de Humaitá, Amazonas. Foram escolhidas, aleatoriamente quatro escolas, sendo 64 estudantes da Escola Municipal Irmã Carmen, 67 estudantes da Escola Municipal Dom Bosco, 47 estudantes da Escola Estadual Álvaro Botelho Maia Bosco e 57 estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, entre os anos de 2009 e 2011. Em todas as escolas foram utilizadas as mesmas metodologias, que consistiram na solicitação de atividades (redação e desenhos) sobre suas percepções de meio ambiente, as quais foram registradas antes e após as oficinas teóricas e práticas, possibilitando, assim, avaliar as possíveis diferenças das percepções ambientais dos alunos. As oficinas teóricas constituíram-se em exposições orais sobre o ambiente e as relações com seus compartimentos (hidrosfera, atmosfera, pedosfera, biosfera e litosfera). Já as oficinas práticas foram constituídas das seguintes fases: a) infiltração e retenção da água no solo, porosidade do solo, consistência do solo, coleção de cores de solos, composição do solo e suas diferentes texturas, erosão do solo e condomínio de minhocas. As noções de meio ambiente e seus componentes não diferiram entre as escolas estudadas, com presença marcante dos elementos florestas e água. Apesar da inserção do ambiente urbano como componente do ambiente em algumas escolas, houve um domínio das idéias de que o ambiente é formado predominantemente por florestas e água. Verificou-se, na Escola Municipal Irmã Carmen, a inserção do tema solos ao conceito de meio ambiente. Abstract The environmental perception can be defined as an awareness of the environment by men, id est., the act of perceiving the environment that is inserted, learning how to protect and care for it. In this sense, the objective of this study was to evaluate the environmental perception in elementary schools students in Humaitá city, state of Amazonas. It was selected four elementary schools randomly, performing 64 students from Escola Municipal Irmã Carmen, 67 students from Escola Municipal Dom Bosco, 47 students from Escola Estadual Álvaro Botelho Maia and 57 students Escola Estadual Duque de Caxias among the 2009 and 2011years. In all schools the same methodologies were used, and these were divided into two stages, workshops called theoretical and practical workshops. In fact the theoretical workshops was concerned on a first contact with the project participants and at this stage the students were invited to express their perceptions about the environment as well as their relations.Both perceptions were collected by means of texts and drawings in the former and later stages of the project activities in order to evaluate possible differences in the students point of view. As for the practical workshops were composed of the following phases: infiltration and water retention in soil, soil porosity, soil consistency, collection of soil color, soil composition and different textures, soil erosion and condominium earthworms. The concepts of environment and its components do not differ among the schools participants studied in this study, with remarkable presence of forests and water elements. Despite the inclusion of the urban environment as a component of the environment in some schools, there was a realm of ideas that the environment is predominantly formed by forests and water. It was found at the Escola Municipal Irmã Carmen the concept of environment was inserted into the subject of land.
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Em todas as escolas foram utilizadas as mesmas metodologias, que consistiram na solicitação de atividades (redação e desenhos) sobre suas percepções de meio ambiente, as quais foram registradas antes e após as oficinas teóricas e práticas, possibilitando, assim, avaliar as possíveis diferenças das percepções ambientais dos alunos. As oficinas teóricas constituíram-se em exposições orais sobre o ambiente e as relações com seus compartimentos (hidrosfera, atmosfera, pedosfera, biosfera e litosfera). Já as oficinas práticas foram constituídas das seguintes fases: a) infiltração e retenção da água no solo, porosidade do solo, consistência do solo, coleção de cores de solos, composição do solo e suas diferentes texturas, erosão do solo e condomínio de minhocas. As noções de meio ambiente e seus componentes não diferiram entre as escolas estudadas, com presença marcante dos elementos florestas e água. Apesar da inserção do ambiente urbano como componente do ambiente em algumas escolas, houve um domínio das idéias de que o ambiente é formado predominantemente por florestas e água. Verificou-se, na Escola Municipal Irmã Carmen, a inserção do tema solos ao conceito de meio ambiente. Abstract The environmental perception can be defined as an awareness of the environment by men, id est., the act of perceiving the environment that is inserted, learning how to protect and care for it. In this sense, the objective of this study was to evaluate the environmental perception in elementary schools students in Humaitá city, state of Amazonas. It was selected four elementary schools randomly, performing 64 students from Escola Municipal Irmã Carmen, 67 students from Escola Municipal Dom Bosco, 47 students from Escola Estadual Álvaro Botelho Maia and 57 students Escola Estadual Duque de Caxias among the 2009 and 2011years. In all schools the same methodologies were used, and these were divided into two stages, workshops called theoretical and practical workshops. In fact the theoretical workshops was concerned on a first contact with the project participants and at this stage the students were invited to express their perceptions about the environment as well as their relations.Both perceptions were collected by means of texts and drawings in the former and later stages of the project activities in order to evaluate possible differences in the students point of view. As for the practical workshops were composed of the following phases: infiltration and water retention in soil, soil porosity, soil consistency, collection of soil color, soil composition and different textures, soil erosion and condominium earthworms. The concepts of environment and its components do not differ among the schools participants studied in this study, with remarkable presence of forests and water elements. Despite the inclusion of the urban environment as a component of the environment in some schools, there was a realm of ideas that the environment is predominantly formed by forests and water. It was found at the Escola Municipal Irmã Carmen the concept of environment was inserted into the subject of land.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROPROEXTICampos, Milton César CostaMartins Neto, Nestor Marinho SerudoVeras, Edvalda SantosSouza, Zilda Gláucia E. 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