Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Alessandra Ribeiro de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Mikaelly Nayara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174
Resumo: O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental surgiu com o intuito de formar profissionais para atuarem em diversas áreas voltadas para o meio ambiente, sendo a administração pública uma das possibilidades de atuação profissional. Com o objetivo de analisar o conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de alguns concursos públicos relacionados à atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, foi elaborada uma base de dados com as provas aplicadas no ENADE nos anos de 2010 e 2013, além de 30 provas de concursos públicos para cargos relacionados à atuação do gestor ambiental, em âmbito nacional, no período de 2004 a 2013. Em seguida, procedeu-se a identificação dos temas de acordo com a Tabela Área de Conhecimento do CNPq e, posteriormente, as análises referentes ao enfoque e a proporção dos temas nas avaliações. Finalmente, os temas foram confrontados com a matriz curricular do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul, como estudo de caso. A grande área com maior destaque foi Ciências Ambientais, com cerca de 50% do total de questões, tanto no ENADE, quanto nos concursos. Em relação ao projeto pedagógico, foi possível constatar que todas as grandes áreas estão contempladas; entretanto, nem todas as áreas e subáreas identificadas nessa pesquisa são abordadas diretamente durante a formação do gestor ambiental da referida instituição.Abstract The course of Technology in Environmental Management has the purpose of training professionals to work in several environmental areas, including public administration. With the objective of analyzing the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from some public tenders related to the performance of environmental management technologist, it was developed a database with ENADE examinations applied in 2010 and 2013, and 30 examinations of public tenders for positions of environmental manager applied in a national scope from 2004 to 2013. Next, based on the database, themes were identified according to the Table of Knowledge Areas of CNPq, followed by the analysis of approaches and proportions of the themes used in the examinations. Finally, themes were compared with the core curriculum of the educational project of the Environmental Management Technology Course of the State University of Mato Grosso do Sul, as a case study. The results showed that the most prominent area was Environmental Sciences, with about 50% of questions, both in ENADE and in public tenders. Regarding the educational project of the institution, all major areas are addressed, but not all areas and sub-areas identified in this investigation are directly addressed during the training of the environmental manager.
id UNICETO-1_b36a2c7f5054ce733a1271a1d3611c5f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/3174
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do SulGestão Ambiental, Ciências AmbientaisCiências Ambientais, Legislação Ambiental, Engenharias, Projeto PedagógicoCurrículoO curso de Tecnologia em Gestão Ambiental surgiu com o intuito de formar profissionais para atuarem em diversas áreas voltadas para o meio ambiente, sendo a administração pública uma das possibilidades de atuação profissional. Com o objetivo de analisar o conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de alguns concursos públicos relacionados à atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, foi elaborada uma base de dados com as provas aplicadas no ENADE nos anos de 2010 e 2013, além de 30 provas de concursos públicos para cargos relacionados à atuação do gestor ambiental, em âmbito nacional, no período de 2004 a 2013. Em seguida, procedeu-se a identificação dos temas de acordo com a Tabela Área de Conhecimento do CNPq e, posteriormente, as análises referentes ao enfoque e a proporção dos temas nas avaliações. Finalmente, os temas foram confrontados com a matriz curricular do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul, como estudo de caso. A grande área com maior destaque foi Ciências Ambientais, com cerca de 50% do total de questões, tanto no ENADE, quanto nos concursos. Em relação ao projeto pedagógico, foi possível constatar que todas as grandes áreas estão contempladas; entretanto, nem todas as áreas e subáreas identificadas nessa pesquisa são abordadas diretamente durante a formação do gestor ambiental da referida instituição.Abstract The course of Technology in Environmental Management has the purpose of training professionals to work in several environmental areas, including public administration. With the objective of analyzing the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from some public tenders related to the performance of environmental management technologist, it was developed a database with ENADE examinations applied in 2010 and 2013, and 30 examinations of public tenders for positions of environmental manager applied in a national scope from 2004 to 2013. Next, based on the database, themes were identified according to the Table of Knowledge Areas of CNPq, followed by the analysis of approaches and proportions of the themes used in the examinations. Finally, themes were compared with the core curriculum of the educational project of the Environmental Management Technology Course of the State University of Mato Grosso do Sul, as a case study. The results showed that the most prominent area was Environmental Sciences, with about 50% of questions, both in ENADE and in public tenders. Regarding the educational project of the institution, all major areas are addressed, but not all areas and sub-areas identified in this investigation are directly addressed during the training of the environmental manager.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROMoraes, Alessandra Ribeiro deSantos, Mikaelly Nayara2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa quali-quantitativa, descritiva e exploratóriaapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174AMBIÊNCIA; v. 12, n. 2 (2016): Ambiência; 629-6462175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174/pdfBrasil2014Internetinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-09T20:58:01Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/3174Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2016-09-09T20:58:01Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
title Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
spellingShingle Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
Moraes, Alessandra Ribeiro de
Gestão Ambiental, Ciências Ambientais
Ciências Ambientais, Legislação Ambiental, Engenharias, Projeto Pedagógico
Currículo
title_short Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
title_full Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
title_fullStr Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
title_sort Formação e atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental – Uma análise do conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de concursos públicos em relação à matriz curricular do curso da Universidade Estadual do Mato Grosso do SulTraining and performance of environmental management technologist – A comparative analysis of the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from public tenders in relation to the core curriculum of the State University of Mato Grosso do Sul
author Moraes, Alessandra Ribeiro de
author_facet Moraes, Alessandra Ribeiro de
Santos, Mikaelly Nayara
author_role author
author2 Santos, Mikaelly Nayara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Alessandra Ribeiro de
Santos, Mikaelly Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Ambiental, Ciências Ambientais
Ciências Ambientais, Legislação Ambiental, Engenharias, Projeto Pedagógico
Currículo
topic Gestão Ambiental, Ciências Ambientais
Ciências Ambientais, Legislação Ambiental, Engenharias, Projeto Pedagógico
Currículo
description O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental surgiu com o intuito de formar profissionais para atuarem em diversas áreas voltadas para o meio ambiente, sendo a administração pública uma das possibilidades de atuação profissional. Com o objetivo de analisar o conteúdo do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e de alguns concursos públicos relacionados à atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental, foi elaborada uma base de dados com as provas aplicadas no ENADE nos anos de 2010 e 2013, além de 30 provas de concursos públicos para cargos relacionados à atuação do gestor ambiental, em âmbito nacional, no período de 2004 a 2013. Em seguida, procedeu-se a identificação dos temas de acordo com a Tabela Área de Conhecimento do CNPq e, posteriormente, as análises referentes ao enfoque e a proporção dos temas nas avaliações. Finalmente, os temas foram confrontados com a matriz curricular do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul, como estudo de caso. A grande área com maior destaque foi Ciências Ambientais, com cerca de 50% do total de questões, tanto no ENADE, quanto nos concursos. Em relação ao projeto pedagógico, foi possível constatar que todas as grandes áreas estão contempladas; entretanto, nem todas as áreas e subáreas identificadas nessa pesquisa são abordadas diretamente durante a formação do gestor ambiental da referida instituição.Abstract The course of Technology in Environmental Management has the purpose of training professionals to work in several environmental areas, including public administration. With the objective of analyzing the contents from the National Examination of Performance (ENADE) and from some public tenders related to the performance of environmental management technologist, it was developed a database with ENADE examinations applied in 2010 and 2013, and 30 examinations of public tenders for positions of environmental manager applied in a national scope from 2004 to 2013. Next, based on the database, themes were identified according to the Table of Knowledge Areas of CNPq, followed by the analysis of approaches and proportions of the themes used in the examinations. Finally, themes were compared with the core curriculum of the educational project of the Environmental Management Technology Course of the State University of Mato Grosso do Sul, as a case study. The results showed that the most prominent area was Environmental Sciences, with about 50% of questions, both in ENADE and in public tenders. Regarding the educational project of the institution, all major areas are addressed, but not all areas and sub-areas identified in this investigation are directly addressed during the training of the environmental manager.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa quali-quantitativa, descritiva e exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3174/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2014
Internet
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 12, n. 2 (2016): Ambiência; 629-646
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316923365097472