Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karling, Sueli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Koehler, Henrique Soares, Guimarães, Vânia Di Addario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672
Resumo: O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total.
id UNICETO-1_ddbc871e81a1e52d3e37e7f245fd27f5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/803
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of ParanáAgronomiasoja; milho; trigo; custeio; preço.O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROKarling, SueliKoehler, Henrique SoaresGuimarães, Vânia Di Addario2011-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672AMBIÊNCIA; v. 6, n. 3 (2010): Ambiência; 479-4922175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672/1148info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-20T00:12:50Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/803Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2011-05-20T00:12:50Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
title Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
spellingShingle Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
Karling, Sueli
Agronomia
soja; milho; trigo; custeio; preço.
title_short Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
title_full Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
title_fullStr Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
title_full_unstemmed Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
title_sort Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
author Karling, Sueli
author_facet Karling, Sueli
Koehler, Henrique Soares
Guimarães, Vânia Di Addario
author_role author
author2 Koehler, Henrique Soares
Guimarães, Vânia Di Addario
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Karling, Sueli
Koehler, Henrique Soares
Guimarães, Vânia Di Addario
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Agronomia
soja; milho; trigo; custeio; preço.
topic Agronomia
soja; milho; trigo; custeio; preço.
description O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672/1148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 6, n. 3 (2010): Ambiência; 479-492
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316922732806144