Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of Paraná
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total. |
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Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro-Sul do estado do ParanáGrain commercialization strategies of rural area producers of two south center regions in the State of ParanáAgronomiasoja; milho; trigo; custeio; preço.O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados a uma Cooperativa na região de Guarapuava e a outra no município de Manoel Ribas. Produtores estes, bastante contrastantes no que se refere aos módulos produtivos, às questões sociais e culturais e consequentemente à eficiência técnica e administrativa. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, com variável dependente binária, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o aumento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A, em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROKarling, SueliKoehler, Henrique SoaresGuimarães, Vânia Di Addario2011-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672AMBIÊNCIA; v. 6, n. 3 (2010): Ambiência; 479-4922175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/672/1148info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-20T00:12:50Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/803Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2011-05-20T00:12:50Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
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