Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Nildineide Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Jucilene Amorim, Xavier, José Renato Magno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700
Resumo: O sítio arqueológico AP-MA-05 localizado no campus da Universidade Federal do Amapá, município de Macapá-AP, destaca-se pela grande concentração de fragmentos cerâmicos e urnas funerárias, fato que atesta a grande relevância arqueológica do local. Além deste aspecto o solo também se destaca por sua coloração mais escura em relação ao solo do seu entorno. Assim, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar os aspectos morfológicos e granulométricos dos solos antrópicos deste sítio comparando-o com a respectiva área adjacente, para identificar possíveis modificações ocasionadas pela ocupação humana pretérita, além de se mensurar o impacto causado pelas atividades na área. Para tal, foram coletadas 41 amostras de solo, em duas transversais, na área do sítio. As amostras foram analisadas quanto as suas propriedades morfológicas, coletadas e preparadas para a determinação da composição granulométrica. As manchas lateríticas presentes no sítio arqueológico não apresentaram um padrão claro de distribuição, porém foi atestado seu aspecto antrópico, bem como a sua influência na formação dos arqueoantrossolos. Os resíduos orgânicos e materiais que foram adicionados pelas atividades humanas pretéritas provocaram modificações significativas nos solos evidenciadas por sua coloração mais escura, presença de fragmentos cerâmicos, espessamento do horizonte A e maior acúmulo das frações argiloarenosas. Apesar desta caracterização, há agravantes que contribuem para intensificação do processo erosivo na área, além da compactação dos solos em decorrência da falta de demarcação e sinalização do sítio arqueológico previstos na Lei federal nº 3.924/61.
id UNICETO-1_ece819d7d21dd99311b867d775e1d272
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5700
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.Agronomia; AmbientalSítio arqueológico; Amazônia; Arqueoantrossolo.O sítio arqueológico AP-MA-05 localizado no campus da Universidade Federal do Amapá, município de Macapá-AP, destaca-se pela grande concentração de fragmentos cerâmicos e urnas funerárias, fato que atesta a grande relevância arqueológica do local. Além deste aspecto o solo também se destaca por sua coloração mais escura em relação ao solo do seu entorno. Assim, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar os aspectos morfológicos e granulométricos dos solos antrópicos deste sítio comparando-o com a respectiva área adjacente, para identificar possíveis modificações ocasionadas pela ocupação humana pretérita, além de se mensurar o impacto causado pelas atividades na área. Para tal, foram coletadas 41 amostras de solo, em duas transversais, na área do sítio. As amostras foram analisadas quanto as suas propriedades morfológicas, coletadas e preparadas para a determinação da composição granulométrica. As manchas lateríticas presentes no sítio arqueológico não apresentaram um padrão claro de distribuição, porém foi atestado seu aspecto antrópico, bem como a sua influência na formação dos arqueoantrossolos. Os resíduos orgânicos e materiais que foram adicionados pelas atividades humanas pretéritas provocaram modificações significativas nos solos evidenciadas por sua coloração mais escura, presença de fragmentos cerâmicos, espessamento do horizonte A e maior acúmulo das frações argiloarenosas. Apesar desta caracterização, há agravantes que contribuem para intensificação do processo erosivo na área, além da compactação dos solos em decorrência da falta de demarcação e sinalização do sítio arqueológico previstos na Lei federal nº 3.924/61.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROXavier, Nildineide SoaresCosta, Jucilene AmorimXavier, José Renato Magno2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700AMBIÊNCIA; v. 16, n. 2 (2020): Ambiência; 1174 - 11932175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700/pdfAmazôniaDireitos autorais 2022 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-26T19:47:05Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/5700Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2022-05-26T19:47:05Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
title Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
spellingShingle Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
Xavier, Nildineide Soares
Agronomia; Ambiental
Sítio arqueológico; Amazônia; Arqueoantrossolo.
title_short Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
title_full Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
title_fullStr Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
title_full_unstemmed Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
title_sort Aspectos morfológicos, texturais e a conservação de antrossolos no sítio arqueológico AP-MA-05, Macapá – Amapá.
author Xavier, Nildineide Soares
author_facet Xavier, Nildineide Soares
Costa, Jucilene Amorim
Xavier, José Renato Magno
author_role author
author2 Costa, Jucilene Amorim
Xavier, José Renato Magno
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Nildineide Soares
Costa, Jucilene Amorim
Xavier, José Renato Magno
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Agronomia; Ambiental
Sítio arqueológico; Amazônia; Arqueoantrossolo.
topic Agronomia; Ambiental
Sítio arqueológico; Amazônia; Arqueoantrossolo.
description O sítio arqueológico AP-MA-05 localizado no campus da Universidade Federal do Amapá, município de Macapá-AP, destaca-se pela grande concentração de fragmentos cerâmicos e urnas funerárias, fato que atesta a grande relevância arqueológica do local. Além deste aspecto o solo também se destaca por sua coloração mais escura em relação ao solo do seu entorno. Assim, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar os aspectos morfológicos e granulométricos dos solos antrópicos deste sítio comparando-o com a respectiva área adjacente, para identificar possíveis modificações ocasionadas pela ocupação humana pretérita, além de se mensurar o impacto causado pelas atividades na área. Para tal, foram coletadas 41 amostras de solo, em duas transversais, na área do sítio. As amostras foram analisadas quanto as suas propriedades morfológicas, coletadas e preparadas para a determinação da composição granulométrica. As manchas lateríticas presentes no sítio arqueológico não apresentaram um padrão claro de distribuição, porém foi atestado seu aspecto antrópico, bem como a sua influência na formação dos arqueoantrossolos. Os resíduos orgânicos e materiais que foram adicionados pelas atividades humanas pretéritas provocaram modificações significativas nos solos evidenciadas por sua coloração mais escura, presença de fragmentos cerâmicos, espessamento do horizonte A e maior acúmulo das frações argiloarenosas. Apesar desta caracterização, há agravantes que contribuem para intensificação do processo erosivo na área, além da compactação dos solos em decorrência da falta de demarcação e sinalização do sítio arqueológico previstos na Lei federal nº 3.924/61.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/5700/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 AMBIÊNCIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 AMBIÊNCIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Amazônia


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 16, n. 2 (2020): Ambiência; 1174 - 1193
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316924897067008