Legibilidade de artigos científicos da área de “ciências ambientais”Readability of scientific articles in the field of “environmental science”
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiência (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3221 |
Resumo: | A legibilidade de um texto passa pelo contexto culturalmente mediado pelas das palavras do ambiente não linguístico. O estudo objetivou analisar a legibilidade dos artigos técnicos científicos, vinculados em periódicos científicos nacionais, Qualis B1 da área de Ciências Ambientais entre 2009 a 2013. Selecionaram-se, para determinação dos índices FK e FLF para textos em português, 77 artigos científicos que foram processados no Word e no TextMeter e estatisticamente tratados pelo Sisvar. Verificou-se que, quanto maior o nível de escolaridade, mais baixa a legibilidade dos textos. Os resultados apontam um grau de legibilidade intermediário entre médio (pouco difícil) a baixo (muito difícil), delimitando a compreensão das discussões teóricas entre as áreas acadêmicas e o caminho para a interdisciplinaridade.Abstract Text readability involves a context culturally mediated by words from a nonlinguistic environment. This study aimed to analyze the readability of technical and scientific articles linked to national scientific journals, Qualis B1 from the field of Environmental Science between 2009 and 2013. Seventy-seven scientific articles were chosen to determine the metric indexes FK (Flesch-Kincaid) and FRE (Flesch Reading Ease) for texts in Portuguese. Those articles were processed by Microsoft® Word and Text Meter and statistically treated by Sisvar. It was verified that the higher the education attainment, the lower the text readability. The results indicate an intermediate degree of legibility level between average (somewhat difficult) and low (quite difficult), limiting the understanding of theoretical discussions between academic fields and the way to interdisciplinarity. |
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Legibilidade de artigos científicos da área de “ciências ambientais”Readability of scientific articles in the field of “environmental science”Ciências AmbietaisFK; FLF; Grau de Legibilidade; Periódicos Científicos Nacionais.EducaçãoA legibilidade de um texto passa pelo contexto culturalmente mediado pelas das palavras do ambiente não linguístico. O estudo objetivou analisar a legibilidade dos artigos técnicos científicos, vinculados em periódicos científicos nacionais, Qualis B1 da área de Ciências Ambientais entre 2009 a 2013. Selecionaram-se, para determinação dos índices FK e FLF para textos em português, 77 artigos científicos que foram processados no Word e no TextMeter e estatisticamente tratados pelo Sisvar. Verificou-se que, quanto maior o nível de escolaridade, mais baixa a legibilidade dos textos. Os resultados apontam um grau de legibilidade intermediário entre médio (pouco difícil) a baixo (muito difícil), delimitando a compreensão das discussões teóricas entre as áreas acadêmicas e o caminho para a interdisciplinaridade.Abstract Text readability involves a context culturally mediated by words from a nonlinguistic environment. This study aimed to analyze the readability of technical and scientific articles linked to national scientific journals, Qualis B1 from the field of Environmental Science between 2009 and 2013. Seventy-seven scientific articles were chosen to determine the metric indexes FK (Flesch-Kincaid) and FRE (Flesch Reading Ease) for texts in Portuguese. Those articles were processed by Microsoft® Word and Text Meter and statistically treated by Sisvar. It was verified that the higher the education attainment, the lower the text readability. The results indicate an intermediate degree of legibility level between average (somewhat difficult) and low (quite difficult), limiting the understanding of theoretical discussions between academic fields and the way to interdisciplinarity.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROUniversidade Estadual de Santa CruzFundação de Amparo a Pesquisa da BahiaAmorim, Celeste DiasBrito, George Nathan SouzaCosta, Pollyanna Alves DiasGonçalves, Sandra CunhaSilva Júnior, Milton Ferreira da2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3221AMBIÊNCIA; v. 11, n. 3 (2015): Ambiência; 733-7502175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3221/pdfModernismograu de instruçãoDireitos autorais 2015 AMBIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T10:36:13Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/3221Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2015-12-02T10:36:13Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
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