Legibilidade de artigos científicos da área de “ciências ambientais”Readability of scientific articles in the field of “environmental science”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Celeste Dias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, George Nathan Souza, Costa, Pollyanna Alves Dias, Gonçalves, Sandra Cunha, Silva Júnior, Milton Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/3221
Resumo: A legibilidade de um texto passa pelo contexto culturalmente mediado pelas das palavras do ambiente não linguístico. O estudo objetivou analisar a legibilidade dos artigos técnicos científicos, vinculados em periódicos científicos nacionais, Qualis B1 da área de Ciências Ambientais entre 2009 a 2013. Selecionaram-se, para determinação dos índices FK e FLF para textos em português, 77 artigos científicos que foram processados no Word e no TextMeter e estatisticamente tratados pelo Sisvar. Verificou-se que, quanto maior o nível de escolaridade, mais baixa a legibilidade dos textos. Os resultados apontam um grau de legibilidade intermediário entre médio (pouco difícil) a baixo (muito difícil), delimitando a compreensão das discussões teóricas entre as áreas acadêmicas e o caminho para a interdisciplinaridade.Abstract Text readability involves a context culturally mediated by words from a nonlinguistic environment. This study aimed to analyze the readability of technical and scientific articles linked to national scientific journals, Qualis B1 from the field of Environmental Science between 2009 and 2013. Seventy-seven scientific articles were chosen to determine the metric indexes FK (Flesch-Kincaid) and FRE (Flesch Reading Ease) for texts in Portuguese. Those articles were processed by Microsoft® Word and Text Meter and statistically treated by Sisvar. It was verified that the higher the education attainment, the lower the text readability. The results indicate an intermediate degree of legibility level between average (somewhat difficult) and low (quite difficult), limiting the understanding of theoretical discussions between academic fields and the way to interdisciplinarity.
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