Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas FACE
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470
Resumo: Os tradicionais modelos de desenvolvimento têm resultado, entre outras conseqüências, na manutenção de extremas diferenças em termos de capacidade científica e tecnológica entre nações, regiões e localidades. Mesmo as promessas do aumento dos fluxos de capitais e de mercadorias proporcionados pelo processo de globalização, cuja fundamentação se dá sob a égide do liberalismo econômico-financeiro, parecem falhar diante da constatação de que muitas regiões e países encontram-se à margem dos possíveis benefícios de tal processo. Esta constatação conduz à necessidade de abordagens mais realistas a respeito do conceito de desenvolvimento, especialmente frente ao imperativo desafiador de considerá-lo em bases sustentáveis, tanto do ponto de vista social como ambiental. O presente artigo objetiva uma reflexão teórico-conceitual sobre os desafios do desenvolvimento, e propõe maior abertura de espaços no âmbito acadêmico para abordagens sobre Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, considerando-os como possíveis indutores do desenvolvimento sustentável.
id UNICEUB-14_9528d48f55a14501f53264668fd2d116
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/470
network_acronym_str UNICEUB-14
network_name_str Universitas FACE
repository_id_str
spelling Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:GeografiaCapacidade Científica e Tecnológica. Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Desenvolvimento Sustentável.Os tradicionais modelos de desenvolvimento têm resultado, entre outras conseqüências, na manutenção de extremas diferenças em termos de capacidade científica e tecnológica entre nações, regiões e localidades. Mesmo as promessas do aumento dos fluxos de capitais e de mercadorias proporcionados pelo processo de globalização, cuja fundamentação se dá sob a égide do liberalismo econômico-financeiro, parecem falhar diante da constatação de que muitas regiões e países encontram-se à margem dos possíveis benefícios de tal processo. Esta constatação conduz à necessidade de abordagens mais realistas a respeito do conceito de desenvolvimento, especialmente frente ao imperativo desafiador de considerá-lo em bases sustentáveis, tanto do ponto de vista social como ambiental. O presente artigo objetiva uma reflexão teórico-conceitual sobre os desafios do desenvolvimento, e propõe maior abertura de espaços no âmbito acadêmico para abordagens sobre Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, considerando-os como possíveis indutores do desenvolvimento sustentável.Centro Universitário de Brasília2008-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470Universitas FACE (encerrada); Vol. 4, No 1-2 (2007)1983-41791676-0298reponame:Universitas FACEinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470/453Fernandes, Cláudio Tadeu Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-13T17:34:51Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/470Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/facePRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/oaiatendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com1676-02981983-4179opendoar:2018-06-13T17:34:51Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
title Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
spellingShingle Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso
Geografia
Capacidade Científica e Tecnológica. Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Desenvolvimento Sustentável.
title_short Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
title_full Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
title_fullStr Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
title_full_unstemmed Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
title_sort Sistemas produtivos e inovativos locais como indutores do desenvolvimento sustentável:
author Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso
author_facet Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cláudio Tadeu Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Capacidade Científica e Tecnológica. Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Desenvolvimento Sustentável.
topic Geografia
Capacidade Científica e Tecnológica. Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Desenvolvimento Sustentável.
description Os tradicionais modelos de desenvolvimento têm resultado, entre outras conseqüências, na manutenção de extremas diferenças em termos de capacidade científica e tecnológica entre nações, regiões e localidades. Mesmo as promessas do aumento dos fluxos de capitais e de mercadorias proporcionados pelo processo de globalização, cuja fundamentação se dá sob a égide do liberalismo econômico-financeiro, parecem falhar diante da constatação de que muitas regiões e países encontram-se à margem dos possíveis benefícios de tal processo. Esta constatação conduz à necessidade de abordagens mais realistas a respeito do conceito de desenvolvimento, especialmente frente ao imperativo desafiador de considerá-lo em bases sustentáveis, tanto do ponto de vista social como ambiental. O presente artigo objetiva uma reflexão teórico-conceitual sobre os desafios do desenvolvimento, e propõe maior abertura de espaços no âmbito acadêmico para abordagens sobre Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, considerando-os como possíveis indutores do desenvolvimento sustentável.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/470/453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Universitas FACE (encerrada); Vol. 4, No 1-2 (2007)
1983-4179
1676-0298
reponame:Universitas FACE
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas FACE
collection Universitas FACE
repository.name.fl_str_mv Universitas FACE - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br || universitas.face@gmail.com
_version_ 1815709566334140416