Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Ciências da saúde (Online) |
Texto Completo: | https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/555 |
Resumo: | O presente trabalho realizou análise funcional das propagandas televisivas da indústria de cervejas em que foi feita correlação entre os princípios do comportamento com os conceitos comumente utilizados nas técnicas publicitárias, tais como: condicionamento operante e respondente, comportamento governado por regras, modelação, comportamento verbal, contingências sociais, operações estabelecedoras. Sugeriu-se que a publicidade pode beneficiar-se dos princípios da análise do comportamento para criar mensagens publicitárias de maior alcance e efetividade, nas quais as respostas do público alvo seriam apresentadas sob controle dos estímulos adequados para promover a compra do produto. |
id |
UNICEUB-2_6db5a1fdd9c58f092b58f8aad3b65222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/555 |
network_acronym_str |
UNICEUB-2 |
network_name_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555propaganda de cerveja, análise funcional, publicidade, análise do comportamentoO presente trabalho realizou análise funcional das propagandas televisivas da indústria de cervejas em que foi feita correlação entre os princípios do comportamento com os conceitos comumente utilizados nas técnicas publicitárias, tais como: condicionamento operante e respondente, comportamento governado por regras, modelação, comportamento verbal, contingências sociais, operações estabelecedoras. Sugeriu-se que a publicidade pode beneficiar-se dos princípios da análise do comportamento para criar mensagens publicitárias de maior alcance e efetividade, nas quais as respostas do público alvo seriam apresentadas sob controle dos estímulos adequados para promover a compra do produto.UniCEUB2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/55510.5102/ucs.v3i2.555Universitas: Ciências da Saúde (encerrada); v. 3, n. 2 (2005); 207-2251981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/555/375Carneiro, Patrícia LuqueMedeiros, Carlos Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-01T18:48:22Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/555Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2010-11-01T18:48:22Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
title |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
spellingShingle |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 Carneiro, Patrícia Luque propaganda de cerveja, análise funcional, publicidade, análise do comportamento |
title_short |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
title_full |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
title_fullStr |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
title_full_unstemmed |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
title_sort |
Análise funcional de propagandas de televisão sobre a indústria de cervejas - doi: 10.5102/ucs.v3i2.555 |
author |
Carneiro, Patrícia Luque |
author_facet |
Carneiro, Patrícia Luque Medeiros, Carlos Augusto de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Carlos Augusto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Patrícia Luque Medeiros, Carlos Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
propaganda de cerveja, análise funcional, publicidade, análise do comportamento |
topic |
propaganda de cerveja, análise funcional, publicidade, análise do comportamento |
description |
O presente trabalho realizou análise funcional das propagandas televisivas da indústria de cervejas em que foi feita correlação entre os princípios do comportamento com os conceitos comumente utilizados nas técnicas publicitárias, tais como: condicionamento operante e respondente, comportamento governado por regras, modelação, comportamento verbal, contingências sociais, operações estabelecedoras. Sugeriu-se que a publicidade pode beneficiar-se dos princípios da análise do comportamento para criar mensagens publicitárias de maior alcance e efetividade, nas quais as respostas do público alvo seriam apresentadas sob controle dos estímulos adequados para promover a compra do produto. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/555 10.5102/ucs.v3i2.555 |
url |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/555 |
identifier_str_mv |
10.5102/ucs.v3i2.555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/555/375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Ciências da Saúde (encerrada); v. 3, n. 2 (2005); 207-225 1981-9730 1678-5398 reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
collection |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universitas.saude@uniceub.br |
_version_ |
1824496067459153920 |