Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadelha, Yvanna Aires
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Menezes, Izane Nogueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Ciências da saúde (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523
Resumo: Os modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento.
id UNICEUB-2_f583281f181af6322190b0f4f259986b
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/523
network_acronym_str UNICEUB-2
network_name_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamentalOs modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento.UniCEUB2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/52310.5102/ucs.v2i1.523Universitas: Ciências da Saúde; v. 2, n. 1 (2004); 57-681981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523/344Gadelha, Yvanna AiresMenezes, Izane Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-02T01:45:59Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/523Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2010-11-02T01:45:59Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
title Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
spellingShingle Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
Gadelha, Yvanna Aires
relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental
title_short Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
title_full Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
title_fullStr Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
title_full_unstemmed Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
title_sort Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
author Gadelha, Yvanna Aires
author_facet Gadelha, Yvanna Aires
Menezes, Izane Nogueira de
author_role author
author2 Menezes, Izane Nogueira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadelha, Yvanna Aires
Menezes, Izane Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental
topic relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental
description Os modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523
10.5102/ucs.v2i1.523
url https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523
identifier_str_mv 10.5102/ucs.v2i1.523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523/344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Ciências da Saúde; v. 2, n. 1 (2004); 57-68
1981-9730
1678-5398
reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
collection Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv ||universitas.saude@uniceub.br
_version_ 1800216837290459136