Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Ciências da saúde (Online) |
Texto Completo: | https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523 |
Resumo: | Os modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento. |
id |
UNICEUB-2_f583281f181af6322190b0f4f259986b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/523 |
network_acronym_str |
UNICEUB-2 |
network_name_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamentalOs modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento.UniCEUB2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/52310.5102/ucs.v2i1.523Universitas: Ciências da Saúde; v. 2, n. 1 (2004); 57-681981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523/344Gadelha, Yvanna AiresMenezes, Izane Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-02T01:45:59Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/523Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2010-11-02T01:45:59Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
title |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
spellingShingle |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 Gadelha, Yvanna Aires relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental |
title_short |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
title_full |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
title_fullStr |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
title_full_unstemmed |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
title_sort |
Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental - doi: 10.5102/ucs.v2i1.523 |
author |
Gadelha, Yvanna Aires |
author_facet |
Gadelha, Yvanna Aires Menezes, Izane Nogueira de |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Izane Nogueira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadelha, Yvanna Aires Menezes, Izane Nogueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental |
topic |
relações lúdicas, terapia infantil, terapia comportamental |
description |
Os modos de interação entre adulto e criança na relação que se estabelece entre terapeutas infantis e seus clientes devem considerar as necessidades da criança, a importância das brincadeiras e a influência que o ambiente exerce sobre a aquisição e manutenção de comportamentos. A Terapia Comportamental Infantil (TCI) utiliza jogos e brincadeiras e tem se mostrado uma área de atividade clínica que favorece a aquisição de comportamentos sociais importantes e a melhora nas interações sociais. Na TCI, a criança participa ativamente do processo terapêutico e, para obter os ganhos que a terapia fornece, elas freqüentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que não a verbal. Assim, os terapeutas precisam se apoiar em estratégias lúdicas que incluem desenhar ou contar estórias, fantasiar, imaginar e interpretar situações, usar bonecos e jogos, pinturas, colagens, argila, massa plástica de modelagem, música e outros instrumentos que caracterizam uma situação natural para a criança e um ambiente livre de censura. O uso dessas atividades pelas autoras em sua prática clínica tem-se mostrado úteis para favorecer a formação do vínculo com a criança, identificar os conceitos e as regras que governam seu comportamento, verificar sua relação com pessoas dos ambientes em que está inserida, identificar seus sentimentos em relação a si mesma, a determinadas pessoas e situações, treinar a solução de problemas cotidianos e desenvolver habilidades sociais, autoconfiança, capacidade de concentração e de relaxamento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523 10.5102/ucs.v2i1.523 |
url |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523 |
identifier_str_mv |
10.5102/ucs.v2i1.523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/523/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Ciências da Saúde; v. 2, n. 1 (2004); 57-68 1981-9730 1678-5398 reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
collection |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universitas.saude@uniceub.br |
_version_ |
1800216837290459136 |