Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Divino, Sthéfano Bruno Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6669
Resumo: O presente artigo tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais os benefícios e desafios trazidos ao Direito do Consumidor pela implementação e utilização da Inteligência Artificial (IA) nas relações negociais? A primeira seção apresenta a relação de como a IA está redefinindo a indústria de bens de consumo. Partindo-se dessa constatação, questiona-se quais são os ganhos e riscos para o consumidor na utilização da IA nesse cenário. Ao final, a segunda seção destina-se à abordagem das possíveis influências e interferências da utilização de IA no processo decisório do consumidor durante a aquisição de produtos ou de serviços. Conclui-se que o caráter principiológico utilizado como fundamento do CDC é capaz de regular a utilização da IA no mercado de consumo. Contudo, deve-se aumentar a margem interpretativa e hermenêutica para que tal conduta seja realizada, sob pena de não observância e violação dos direitos desse microssistema. Para subsidiar a presente argumentação utiliza-se o método de pesquisa integrada e o método dedutivo
id UNICEUB-3_23861dbfd040ea315c2a4848d0925f3e
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6669
network_acronym_str UNICEUB-3
network_name_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository_id_str
spelling Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do ConsumidorDireito; Desenvolvimento; Tecnologia; Direito do ConsumidorDireito do Consumidor; Direito e tecnologia; Inteligência Artificial; Responsabilidade.O presente artigo tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais os benefícios e desafios trazidos ao Direito do Consumidor pela implementação e utilização da Inteligência Artificial (IA) nas relações negociais? A primeira seção apresenta a relação de como a IA está redefinindo a indústria de bens de consumo. Partindo-se dessa constatação, questiona-se quais são os ganhos e riscos para o consumidor na utilização da IA nesse cenário. Ao final, a segunda seção destina-se à abordagem das possíveis influências e interferências da utilização de IA no processo decisório do consumidor durante a aquisição de produtos ou de serviços. Conclui-se que o caráter principiológico utilizado como fundamento do CDC é capaz de regular a utilização da IA no mercado de consumo. Contudo, deve-se aumentar a margem interpretativa e hermenêutica para que tal conduta seja realizada, sob pena de não observância e violação dos direitos desse microssistema. Para subsidiar a presente argumentação utiliza-se o método de pesquisa integrada e o método dedutivoUniCEUBCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESDivino, Sthéfano Bruno Santos2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/666910.5102/rbpp.v11i1.6669Brazilian Journal of Public Policy; v. 11, n. 1 (2021)Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 11, n. 1 (2021)Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 11, n. 1 (2021)2236-16772179-8338reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6669/pdfDireitos autorais 2021 Revista Brasileira de Políticas Públicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T00:03:14Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6669Revistahttp://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPPPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/oaiatendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com2236-16772179-8338opendoar:2021-11-08T00:03:14Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
title Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
spellingShingle Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
Divino, Sthéfano Bruno Santos
Direito; Desenvolvimento; Tecnologia; Direito do Consumidor
Direito do Consumidor; Direito e tecnologia; Inteligência Artificial; Responsabilidade.
title_short Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
title_full Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
title_fullStr Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
title_full_unstemmed Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
title_sort Desafios e benefícios da inteligência artificial para o Direito do Consumidor
author Divino, Sthéfano Bruno Santos
author_facet Divino, Sthéfano Bruno Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Divino, Sthéfano Bruno Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Desenvolvimento; Tecnologia; Direito do Consumidor
Direito do Consumidor; Direito e tecnologia; Inteligência Artificial; Responsabilidade.
topic Direito; Desenvolvimento; Tecnologia; Direito do Consumidor
Direito do Consumidor; Direito e tecnologia; Inteligência Artificial; Responsabilidade.
description O presente artigo tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais os benefícios e desafios trazidos ao Direito do Consumidor pela implementação e utilização da Inteligência Artificial (IA) nas relações negociais? A primeira seção apresenta a relação de como a IA está redefinindo a indústria de bens de consumo. Partindo-se dessa constatação, questiona-se quais são os ganhos e riscos para o consumidor na utilização da IA nesse cenário. Ao final, a segunda seção destina-se à abordagem das possíveis influências e interferências da utilização de IA no processo decisório do consumidor durante a aquisição de produtos ou de serviços. Conclui-se que o caráter principiológico utilizado como fundamento do CDC é capaz de regular a utilização da IA no mercado de consumo. Contudo, deve-se aumentar a margem interpretativa e hermenêutica para que tal conduta seja realizada, sob pena de não observância e violação dos direitos desse microssistema. Para subsidiar a presente argumentação utiliza-se o método de pesquisa integrada e o método dedutivo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6669
10.5102/rbpp.v11i1.6669
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6669
identifier_str_mv 10.5102/rbpp.v11i1.6669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6669/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Políticas Públicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Políticas Públicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Policy; v. 11, n. 1 (2021)
Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 11, n. 1 (2021)
Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 11, n. 1 (2021)
2236-1677
2179-8338
reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
collection Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com
_version_ 1798328492262162432